Sala de Aula Sala 5


Secretaria

Biblioteca

Cantina

Salas

Sala 1: Jornalismo On-line
Sala 2: Hipertexto e Ficção Literária
Sala 3: Marketing e Publicidade On-line
Sala 4: Novas Tecnologias e Educação
Sala 5: Arte Eletrônica
Sala 6: Cultura Cyberpunk
Sala 7: Web Design
Sala 8: Introdução ao Discurso Filosófico
Sala 9: Poéticas Digitais
Sala 10: Gestão da Informação e da Comunicação Organizacional

 

Curso: Arte Eletrônica

A arte e o contexto eletrônico contemporâneo

A arte contemporânea vem se construindo a partir dos novos referenciais tecnológicos da contemporaneidade. Podemos observar em todas as áreas artísticas, a utilização das novas tecnologias em suas formas, formas estas, híbridas de arte e tecnologia.

O termo Arte, com maiúscula, define vastíssimo território, abrangendo as mais diversas atividades humanas. Podemos falar das Belas Artes (pintura e escultura), da Música, do Teatro, da Dança e da Literatura, e de uma sétima arte que é o cinema.

Estas artes tradicionais estão presentes na Internet sob diversos maneiras. Escritores, pintores, músicos, dançarinos utilizam esta nova mídia não só como lugar de publicação e exposição, mas também aproveitam das características específicas do meio para comporem suas obras. Além dos artistas, instituições como os museus de arte, também estão presentes na Internet. Com o desenvolvimento tecnológico e particularmente o aparecimento da WWW no mundo das telecomunicações, novas formas de expressão artística foram surgindo ao longo destes últimos trinta anos, baseadas sobretudo neste desenvolvimento tecnológico. É o que hoje se conhece como a Ciber Arte ou Arte Eletrônica.

O objetivo deste curso é tratar das características da arte neste novo substrato eletrônico, observando exemplos dessas novas formas nas mais diversas áreas, trazendo à tona as discussões referentes.


Responsáveis: Ludmila Pimentel e Otávio Filho

Saiba mais:

 

 

 

Subir

Copyright © 1998 - 2002 - FACOM / UFBA
Informações: saladeaula@ufba.br