Produção em Comunicação e Cultura

Projeto pedagógico do curso de Produção em Comunicação e Cultura

Fluxograma - estudantes ingressantes até 2019

Fluxograma - estudantes ingressantes a partir de 2020

Fluxograma de Produção para ingressantes até 2019.2 com equivalências a partir de 2020.1

Normas de adaptação e equivalências entre componentes novos e antigos

Programas das disciplinas

Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura

O profissional egresso do Curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura poderá se desenvolver em dois grandes perfis, sendo eles: a) produtor cultural, no campo prático-profissional e/ou b) pesquisador, no âmbito acadêmico-profissional.

No campo prático-profissional, e no perfil de produtor cultural, os egressos disporão de habilidades para atuar em variadas atividades práticas-profissionais que competem ao campo de produção cultural e de comunicação, a saber: elaboração e produção executiva de projetos culturais em segmentos artísticos e culturais (música, dança, teatro, patrimônio material e imaterial, entre outros); assessoria em comunicação para produtos e projetos culturais; além do desenvolvimento de consultorias graças às habilidades em análises e compreensão sobre públicos e práticas culturais.

Os produtores culturais também estarão aptos a implementar e executar políticas e projetos culturais em variados níveis de complexidade, desde a formulação de leis orgânicas de cultura, passando pela construção de planejamentos e planos de cultura, até a gestão e produção executiva de atividades culturais.

Como acadêmico, e no perfil de pesquisador, poderá desenvolver e participar de pesquisas em níveis de mestrado e doutorado graças às discussões teóricas ofertadas pelo curso nos seus componentes curriculares, a exemplo de: Teorias da Cultura, Políticas Culturais, Economia da Cultura e Ética e Direitos Culturais. Para tanto, o curso pretende continuar fomentando a inserção dos nossos graduandos em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no país; a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) que já vem acolhendo nossos estudantes como pesquisadores em níveis de mestrado e doutorado.

A participação dos graduados nos projetos de pesquisa dos professores do quadro permanente do Curso, tende a capacitar esse perfil do egresso no campo acadêmico.

Vale salientar ainda que o bacharel em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura deverá possuir conhecimento da sua realidade regional; compromisso social; respeito à diversidade, à ética, à solidariedade, à liberdade, à justiça e à democracia como valores; autonomia intelectual, postura crítica, reflexiva e transformadora.

Base legal – Resolução nº 02/84, de 02.01.84 – C.F.E.
Código do Curso: 307141 – COMUNICAÇÃO
Turno: Diurno
Duração: Mínimo – 4 anos | Máximo – 6 anos
Vestibular: 60 vagas (1º semestre – 30, 2º semestre – 30)
Curso nota 5 em avaliação do MEC (2019)

Envio da versão definitiva do TCC para depósito no Repositório Institucional

Envio da versão definitiva do TCC de concluíntes de 2022.2 para depósito no Repositório Institucional

Final semestre 2022.2

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.

Congresso UFBA