Produção em Comunicação e Cultura

Projeto pedagógico do curso de Produção em Comunicação e Cultura

Fluxograma - estudantes ingressantes até 2019

Fluxograma - estudantes ingressantes a partir de 2020

Fluxograma de Produção para ingressantes até 2019.2 com equivalências a partir de 2020.1

Normas de adaptação e equivalências entre componentes novos e antigos

Programas das disciplinas

Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura

O profissional egresso do Curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura poderá se desenvolver em dois grandes perfis, sendo eles: a) produtor cultural, no campo prático-profissional e/ou b) pesquisador, no âmbito acadêmico-profissional.

No campo prático-profissional, e no perfil de produtor cultural, os egressos disporão de habilidades para atuar em variadas atividades práticas-profissionais que competem ao campo de produção cultural e de comunicação, a saber: elaboração e produção executiva de projetos culturais em segmentos artísticos e culturais (música, dança, teatro, patrimônio material e imaterial, entre outros); assessoria em comunicação para produtos e projetos culturais; além do desenvolvimento de consultorias graças às habilidades em análises e compreensão sobre públicos e práticas culturais.

Os produtores culturais também estarão aptos a implementar e executar políticas e projetos culturais em variados níveis de complexidade, desde a formulação de leis orgânicas de cultura, passando pela construção de planejamentos e planos de cultura, até a gestão e produção executiva de atividades culturais.

Como acadêmico, e no perfil de pesquisador, poderá desenvolver e participar de pesquisas em níveis de mestrado e doutorado graças às discussões teóricas ofertadas pelo curso nos seus componentes curriculares, a exemplo de: Teorias da Cultura, Políticas Culturais, Economia da Cultura e Ética e Direitos Culturais. Para tanto, o curso pretende continuar fomentando a inserção dos nossos graduandos em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no país; a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA) que já vem acolhendo nossos estudantes como pesquisadores em níveis de mestrado e doutorado.

A participação dos graduados nos projetos de pesquisa dos professores do quadro permanente do Curso, tende a capacitar esse perfil do egresso no campo acadêmico.

Vale salientar ainda que o bacharel em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura deverá possuir conhecimento da sua realidade regional; compromisso social; respeito à diversidade, à ética, à solidariedade, à liberdade, à justiça e à democracia como valores; autonomia intelectual, postura crítica, reflexiva e transformadora.

Base legal – Resolução nº 02/84, de 02.01.84 – C.F.E.
Código do Curso: 307141 – COMUNICAÇÃO
Turno: Diurno
Duração: Mínimo – 4 anos | Máximo – 6 anos
Vestibular: 60 vagas (1º semestre – 30, 2º semestre – 30)
Curso nota 5 em avaliação do MEC (2019)

Prazo de entrega da versão digital do TCC para a banca

Recomenda-se a entrega do trabalho digital diretamente aos membros da banca até o dia 06 de junho de 2022 via e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Período de apresentação pública de TCC

O período de apresentação pública dos TCCs ampliou e poderá acontecer entre 16 de junho e 05 de julho de 2022, nas modalidades presencial, videoconferência ou híbrida, como especificado no formulário.

Aniversário da Universidade Federal da Bahia

Período de apresentação pública de TCC