Cineclube Nanook está de volta com debates sobre questões étnico-raciais

Publicado em: 31-10-2022

O Cineclube Nanook promove no dia 29 de outubro, às 16h, pelo youtube, a segunda sessão do ciclo Territórios Étnicos no Documentário, que tem como tema as relações territoriais e étnico-raciais no contexto brasileiro, e o papel do audiovisual no tratamento dessa questão. O filme escolhido para o encontro é o documentário Quilombo Rio dos Macacos, dirigido por Josias Pires.

Lançado em 2017, o filme aborda a história de violações sofridas por uma comunidade quilombola situada em território reivindicado pela Marinha do Brasil. A obra denuncia a situação de conflito que os habitantes do quilombo são forçados a viver, tentando negociar com o aparato militar do Estado a garantia de direitos constitucionais básicos, como o direito de ir e vir, de acesso à água, saúde, educação e moradia.

Para debater o tema e o filme, a mesa conta com a presença do diretor, o jornalista Josias Pires, doutor em Cultura e Sociedade (2020) e mestre em Artes Cênicas (2004) pela UFBA, com dissertação sobre a série Bahia Singular e Plural, da TVE Bahia, que dirigiu entre 1997 e 2003. A mediação da conversa será feita pelo jornalista Renato Meira, doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pesquisa sobre montagem cinematográfica, tendo como eixo de análise a construção das temporalidades em diferentes tipos de filmes documentários.

Após realizar Mestres Populares da Cultura (2005), documentário institucional da Fundação Gregório de Mattos, o documentarista Josias Pires roteirizou Cuíca de Santo Amaro (2012), que dirigiu com Joel de Almeida. Quilombo Rio dos Macacos (2017) foi sua mais recente obra, em parceria com a produtora Marcela da Costa. O filme, que teve Gabriel Teixeira na direção de fotografia e Cristina Amaral e Igor Caiê do Amaral na edição, foi exibido em diversos eventos cinematográficos, como o Festival CachoeiraDoc (2017), o Festival do Filme Documentário e Etnográfico (FÓRUM DOC.BH, 2017) e a Mostra Ecofalante de Cinema (2018). No Festival Internacional Coisa de Cinema (Salvador, 2017), levou o prêmio de melhor longa baiano.

Confira o trailer

O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do LAF, um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do POSCOM/UFBA. Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia, coordenador do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.

SERVIÇO:

O que? Debate sobre Quilombo Rio dos Macacos (2017)
Quando: Sábado, 29 de outubro, às 16 horas.
Onde: Canal do LAF no YouTube (https://bit.ly/3b5ICpf)
Quanto: Gratuito

Envio da versão definitiva do TCC para depósito no Repositório Institucional

Envio da versão definitiva do TCC de concluíntes de 2022.2 para depósito no Repositório Institucional

Final semestre 2022.2

Congresso UFBA

O Congresso UFBA 2023 já tem data: será de 15 a 17 de março do próximo ano, e as inscrições e submissões de atividades já estão abertas. Oitavo evento da série iniciada em 2016, o Congresso do próximo ano retoma seu tradicional formato presencial, após três edições realizadas remotamente, em função da pandemia.

O prazo limite para submissão de propostas é 18 de novembro de 2022. Todas as informações necessárias para inscrição e proposição de atividades à programação do evento estão disponíveis no site http://www.inscricaocongresso2023.ufba.br/. Estudantes, professores, técnicos e terceirizados da comunidade UFBA que estejam inscritos podem submeter propostas de atividades à programação do evento, em três diferentes modalidades.

Qualquer pessoa, inscrita ou não, poderá assistir às atividades da programação do Congresso, mas os certificados de participação serão emitidos apenas para os participantes inscritos.

Congresso UFBA