Home
Timbalada
Nossa concepção
 
CONCEPÇÃO DE MUNDO

O que é Olodum?

Candomblé

Identidade
negra

Ideologia

Posição
política

Mercado e identidade

 

 

   

O QUE É O OLODUM ?

A palavra Olodum é de origem yorubá e no ritual religioso do candomblé significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior", Olodumaré, que não representa um orixá, e sim, o Deus criador do universo e dele senhor.
E quanto às suas cores? Segundo Zulu Araújo, do departamento de cultura do Olodum, em documento de circulação interna do bloco: "As cores do Olodum, basicamente, são as cores do Pan-africanismo e simbolizam respectivamente: o verde, as florestas equatoriais africanas; o vermelho, o sangue da raça negra; o amarelo, o ouro da África, a maior produtora mundial; o preto, o orgulho da raça negra; e o branco, a paz mundial. Estas também são as cores do Rastafarianismo e do movimento reggae. Portanto, são as cores internacionais da diáspora africana".
Proveniente do Pelourinho, região que, até um tempo atrás, era o reduto de marginais e prostitutas, o Olodum desenvolveu uma opinião própria com relação ao problema da prostituição. O grupo considera a prostituição um fato social, decorrente de diversos fatores, tendo como causas principais, a miséria, o desemprego e o alto grau de injustiça social que é perpetuado no Brasil há anos. Ele tem, portanto, uma relação de respeito para com as pessoas que praticam a prostituição, embora não estimulando esta prática como solução para as dificuldades pelas quais passa a população.
A mulher, para o Olodum, tem um significado especial. Anualmente, é escolhida a Mulher Olodum, o símbolo da participação da mulher no dia a dia do trabalho desenvolvido pelo bloco. O objetivo dessa premiação é, também, homenagear o papel da mulher na comunidade Maciel/Pelourinho.

 

 

 
PRINCIPAL / FUNDAÇÃO / PROJETOS / PELOURINHO / CARNAVAL
 

Copyright © 2000 - FACOM/UFBA/COM024
Informações com Viviam Cruz Pimentel de Matos e Mariana Luz Donato