Professores

  • Adriano de Oliveira Sampaio

    Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Pós-Doutorado, em andamento, ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre a Marca, Comunicação Estratégica, Marketing Cultural e Produção Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: análise do discurso, assessoria em comunicação, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em comunicação e direitos humanos. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, em parceria com a Proext e a Facom/UFBA. É co-autor dos livros: "Discurso, Mídia e Sentido" (2011), ?A construção da violência na televisão da Bahia. Um estudo dos programas Se Liga Bocão e na Mira?(2011) e Temas em Comunicação e Cultura Contemporânea 4 (2004), todos pela Edufba. É Líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ. Coordena desde 2013 a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA).

    Doutorado | Adjunto IV | adrianosampaio@gmail.com |

    LATTES
  • André Luiz Martins Lemos

    André Lemos (http://andrelemos.info) é Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta, ambas no Canadá (2007-2008) com bolsa de pós-doutorado pelo CNPq e no Programmable City Lab na National University of Irlanda, Maynooth (Bolsa estágio Sênior, CAPES, 2015-2016). Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (http://lab404.ufba.br). É atualmente pesquisador "1 A" do CNPq André lemos foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2001-2003), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM/UFBA (1999-2001) e Chefe do Departamento de Comunicação (FACOM/UFBA). Foi editor da Revista Textos de Comunicação e Cultura (atual Contemporanea) em 1997. Professor visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Foi membro titular do Comitê Assessor do CNPQ para a área de comunicação (2009-2012) e Coordenador Geral do Comitê Assessor para as áreas de Comunicação, Ciências da Informação, Museologia e Artes do CNPq (2011-2012). Atua na área de comunicação e sociologia, com ênfase em cultura digital ou cibercultura. Tem 13 livros publicados/organizados e dezenas de artigos em revistas acadêmicas (Qualis A e B) nas áreas de comunicação e sociologia, nacionais e internacionais. Formou, 20 mestres, 8 doutores e 2 pós-doutores. Membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais, particularmente das revistas Sociétés (França), Teknokultura (Espanha), Canadian Journal of Communication, Space and Culture e Wi. Journal of Mobile Media, Canadá, entre outras. É membro do conselho consultivo internacional para a área de ?Digital Communities? do Prix Ars Electronica (Linz, Austria) . Fez parte de diversas comissões nacional e internacionais como "Best of Blogs", Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), Funarte, Petrobrás, Memefest, Prêmio Sérgio Mota, entre outros. É membro do conselho acadêmico da Cátedra Julian Assage de Tecnopolítica e Cultura Digital (CIESPAL) e conselheiro substituto do Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (CONCITEC).

    Doutorado | Titular | alemos@ufba.br |

    LATTES
  • Annamaria da Rocha J. Palácios

    Professora do corpo permanente do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do corpo permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal. Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da UBI, em 2010. Pesquisa e leciona em áreas ligadas à Comunicação Social: comunicação e cultura contemporâneas, comunicação e culturas do consumo, Publicidade e propaganda, discurso publicitário. Doutorada em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo programa de pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em 2004. Em 2002, realizou estágio doutoral sanduíche no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em 1991. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1983.

    Doutorado | Associado II | annajatobapalacios@gmail.com |

    LATTES
  • Carla de Araújo Risso

    Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2005) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, graduação em Filosofia (FFCHL/USP) e em Publicidade e Propaganda (ECA/USP). Atualmente é Adjunto I da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas - USP" e ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura [NPCC], da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atua na área de Design Gráfico, principalmente nos seguintes temas: design de publicações jornalísticas e direção de arte publicitária.

    Doutorado | Adjunto I | carlaarisso@gmail.com |

    LATTES
  • Cláudio Guimarães Cardoso

    Pesquisador pioneiro em gestão do risco da reputação, atualmente licenciado da função de professor Associado da Faculdade de Comunicação e do Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração da UFBA. Consultor convidado, desenvolve a plataforma altaMedia de monitoramento e análise cognitiva em tempo-real da qualidade de exposição de marcas na mídia. Concluiu pesquisa de pós-doutoramento na ECA USP como bolsista FAPESP. Cursou Engenharia Elétrica (1979-1981), possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea (1993), e doutorado em Tecnologia de Comunicação (1999), pela Universidade Federal da Bahia. Primeiro diretor do capítulo Bahia da ABERJE, fundou o Fórum de Inovação da Bahia (FGV EAESP ? UFBA). Ex-Diretor Executivo da Amcham Salvador. Ex-Diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 5a Região. Membro da Intercom, da Abrapcorp, da International Association Communication (ICA) e da International Association of Business Communicators (IABC), é também integrante de vários comitês editoriais de revistas científicas. Integrou o Fraunhofer Project Center UFBA como pesquisador convidado. Possui longa experiência em tecnologias de informação e comunicação, com ênfase em comunicação organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico da comunicação organizacional, gestão da informação, tecnologias de informação e comunicação, gestão de risco da imagem, análise das marcas na mídia, e gestão de negócios. Ocupou por 20 anos cargos de direção na área de tecnologia de informação e comunicação. Venceu o prêmio Bahia Inovação em 2004, foi eleito Personalidade do ano em comunicação organizacional pela ABERJE, e condecorado como "Bridge Builder" pelo Departamento de Estado dos EUA.

    Doutorado | Associado IV | ccardoso@ufba.br |

    LATTES
  • Edson Fernando Dalmonte

    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). É professor Adjunto IV da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso e Comunicação e Ética. É organizador de "Teoria e prática da crítica midiática" (EDUFBA, 2013), co-organizador de "Comunicação e pesquisa: região, mercado e sociedade digital" (EDUFBA, 2007) e autor dos livros "Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre" e "Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência", ambos pela EDUFBA, 2009. Foi coordenador do PósCom/UFBA (biênios 2011-2013 e 2013-2015). Foi Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (2015-2017). Bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq.

    Doutorado | Adjunto IV | edsondalmonte@uol.com.br |

    LATTES
  • Fábio Sadao Nakagawa

    Graduado em comunicação social com habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002/2008). Professor Adjunto I da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia desde 2011.

    Doutorado | Adjunto I | fabiosadao@gmail.com |

    LATTES
  • Fernando Costa da Conceição

    Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1986), Fernando Conceição é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996 e 2001, respectivamente). Membro fundador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba, é professor adjunto desta universidade, onde começou em 1996 como professor substituto. Atualmente lidera dois grupos de pesquisa que dialogam entre si em suas abordagens. Enquanto o grupo "Permanecer Milton Santos" estuda a participação deste intelectual no entendimento do papel da informação e da comunicação na era da globalização, o grupo "Etnomidia" (Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades) acompanha nos grandes veículos de comunicação a manutenção ou superação dos estereótipos negativos construídos contra grupos étnicos ou raciais historicamente discriminados no Brasil.

    Doutorado | Associado IV | fernconc@ufba.br |

    LATTES
  • Giovandro Marcus Ferreira

    Professor Associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (PQ).

    Doutorado | Associado IV | giovandr@ufba.br |

    LATTES
  • Gisele Marchiori Nussbaumer

    Dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas culturais, gestão e produção cultural, públicos da cultura e cibercultura. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2004). Entre suas publicações destacam-se o livro O mercado da cultura em tempos (pós) modernos (2000), que analisa a utilização do marketing no campo cultural; e a coletânea Teorias e políticas da cultura (2007). É professora do Curso de Produção Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA e membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT da UFBA. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB, instituição responsável pelas políticas públicas para as linguagens artísticas no estado, de janeiro de 2007 a março de 2011.

    Doutorado | Associado I | gica.mn@gmail.com |

    LATTES
  • Guilherme Maia de Jesus

    Possui graduação em Educação Artística Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Colaborador do PPGMUS, na mesma instituição. . É líder do Laboratório de Análise Fílmica (Facom/UFBA) e pesquisador do DRAMATIS (PPGAC-UFBA). Foi Líder do LIS, grupo de Pesquisa em Teoria, Análise e Criação de Trilhas Sonoras para Produtos Audiovisuais (CAHL/UFRB) e professor de graduação e pós-graduação de cursos da área do Audiovisual na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro Universitário Jorge Amado, na FTC e na Universidade Católica do Salvador. Tem experiência nas áreas de Artes e de Comunicação, com ênfase em análise fílmica e em criação e produção de música para produtos audiovisuais.

    Doutorado | Adjunto II | maia.audiovisual@gmail.com |

    LATTES
  • Itania Maria Mota Gomes

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2000) e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq desde março 2005. Realizou Estágio Sênior na Columbia University/USA, 2013/2014 e pós-doutorado em 2006/2007 na Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III), ambos com bolsa CAPES. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/COMPÓS no biênio 2009/2011 e vice-presidente no biênio 2011/2013. É Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1995), Jornalista, com graduação em Comunicação/habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), e Assistente Social, com graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1987). Professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, lotada no Departamento de Comunicação. É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo.

    Doutorado | Associado IV | itaniagomes@gmail.com |

    LATTES
  • Jonicael Cedraz de Oliveira

    Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Assistente II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades, rádio comunitária. estratégias, programas, programação, comunidade e rádio público, legislação, inclusão étnica, gênero e social urbana, gestão democrática urbana.

    Mestrado | Assistente II | jonicael@ufba.br |

    LATTES
  • José Carlos Mamede

    Possui graduação em Jornalismo e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor da UFBA, onde coordena o NEF - Núcleo de Estudos em Fotografia, que oferece cursos de extensão nas artes e técnicas fotográficas, e lidera o GRIP - Grupo de Estudos em Recepção, Análise e Crítica da Imagem Fotográfica. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente na teoria e prática da Fotografia.

    Mestrado | Assistente I | mamede@ufba.br |

    LATTES
  • José Francisco Serafim

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X - Nanterre (1994), mestrado em Instituição, trabalho e educação - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e doutorado em cinema documentário (antropológico) pela Universidade Paris X - Nanterre (2000). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação - UFBA. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia fílmica, cinema documentário, análise fímica, cinema e ficção.

    Doutorado | Adjunto IV | serafimjf@gmail.com |

    LATTES
  • José Roberto Severino

    É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história, comunicação e patrimônio cultural. Professor da disciplina Política da Cultura e da Comunicação, da Faculdade de Comunicação, e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador do Grupo de Estudos multidisciplinares em Cultura CULT e pesquisador associado do Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Universidade de São Paulo. No projeto Intolerância/Tolerância - Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio CNPq é coordenador do Projeto Memória e Identidade, com foco em políticas culturais e a migração/imigração contemporâneas. Atua no campo da História da Cultura.

    Doutorado | Adjunto IV | beto.severino452@gmail.com |

    LATTES
  • José Umbelino de S. P. Brasil

    Cineasta e professor da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação e Cultura com a tese "As críticas do jovem Glauber" (UFBA, 2007). Mestre em Artes Visuais com a dissertação "Metafóras da Visão - A luz e o espaço na Idade da Terra (UFBA, 1995). Realizou os filmes: " O que eu conto do Sertão é Isso (Prêmio de melhor filme no Festival Jornal do Brasil/Shell, 1979); "Lutas e Vidas (Documentário de longa metragem sobre a questão agrária na Paraíba em 1982); "A mãe" (Documentário de curta-metragem Prêmio Especial do Júri do Festival de Gramado em 1998).

     

     

    Doutorado | Associado I | umbelino@ufba.br |

    LATTES
  • Juliana Freire Gutmann

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2012). É professora do Departamento de Comunicação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Jornalista graduada pela UFBA (2000) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA (2005). Atuou como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CNPq (segundo edital Nº 001/2010 - MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP). É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo. No mercado de comunicação, tem experiência profissional em televisão, telejornalismo e comunicação organizacional. Como pesquisadora, atua na área de comunicação, estudos culturais e semiótica, com ênfase nos seguintes temas: televisão, história e comunicação, linguagem audiovisual, teorias do jornalismo e metodologias de pesquisa em comunicação.

    Doutorado | Adjunto I | gutmannufba@gmail.com |

    LATTES
  • Júlio Cesar Lobo

    Possui graduação em Bacharelado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1982), graduação em Licenciatura Em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente, é professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia e professor-titular aposentado da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, identidade social, jornalismo, arte e sociedade e estudos culturais.

    Doutorado | Associado IV | jclobo2000@yahoo.com.br |

    LATTES
  • Leonardo Abreu Reis

    Professor da cadeira de fotografia e iluminação em cinema e audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Bacharel em Cinema pelo curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF -2000). Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2003). Doutor em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ - 2009). Tem experiência na área de cinema e vídeo, atuante no ensino e na produção de audiovisuais. Pesquisador voltado para a cultura popular e sua interação com o audiovisual e para experiências em cinema e educação. 

    Doutorado | Adjunto I | lareislareis@gmail.com |

    LATTES
  • Leonardo Costa

    Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e participante da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Observatório de Economia Criativa (OBEC-BA). Já coordenou o Colegiado da Graduação (Facom/UFBA) no período de 2013 a 2015. Visiting Scholar (CNPq) na University of Miami. Doutor em Cultura e Desenvolvimento pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), com período sanduíche na Université Paris III (Sorbonne Nouvelle). Mestre em Cibercultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Graduado em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização da Cultura e Cibercultura. 

    Doutorado | Adjunto IV | leocosta@ufba.br |

    LATTES
  • Leonor Graciela Natansohn

    Graciela Natansohn é Professora Associada da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Suas pesquisas e produções concentram-se na interseção entre a Comunicação e o Feminismo: questões de gênero na cultura digital e no jornalismo; Mulheres e TIC´s, ciberfeminismos e tecnofeminismos. Graduada em Jornalismo (Universidad Nacional de La Plata, Argentina,1984) e Licenciatura em Comunicação Social ( Universidad Nacional de La Plata, Argentina , 1987), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado em Universidad Nacional de Buenos Aires (Argentina). Coordena o grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias DIgitais e Cultura (GIG@/UFBA).

    Doutorado | Associado II | graciela71@gmail.com |

    LATTES
  • Lia da Fonseca Seixas

    Lia Seixas é professora adjunta de jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisadora do Programa em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PosCOM UFBA). É graduada, mestre e doutora em Comunicação Social. Sua tese de doutorado sugeriu novos critérios de classificação de gêneros jornalísticos, o que originou o livro "Redefinindo os gêneros jornalísticos: Proposta de novos critérios de classificação" pelo Labcom Books da Universidade Beira Interior (Portugal). Coordena o Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJor, Disponível em www.nucleodeestudosemjornalismo.blogspot.com) e atua em teorias do jornalismo, gêneros jornalísticos, narrrativa e texto jornalísticos, jornalismo impresso, jornalismo digital, análise do discurso e pragmática da comunicação.

    Doutorado | Adjunto III | liaseixas@gmail.com |

    LATTES
  • Marcelo Monteiro Costa

    Mestre e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, sobretudo na área do cinema. Atua como roteirista, diretor cinematográfico, crítico de cinema e professor nas áreas de comunicação e artes visuais.

    Doutorado | Adjunto A | cinedoc21@gmail.com |

    LATTES
  • Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

    Professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, desde maio de 2017. Doutor em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2016). Fundador, autor e editor do incinerrante (https://www.incinerrante.com), cofundador, autor e editor do a quem interessar possa (http://www.aquem.in), crítico de cinema, programador e curador de mostras e festivais. Graduado em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência de pesquisa, ensino e extensão em Cinema, Fotografia, Artes, Cultura Visual, Comunicação, Antropologia, Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.

    Doutorado | Adjunto A | marcelorsr@ufba.br |

    LATTES
  • Marcos Oliveira Carvalho

    Arquiteto, mestre e doutor em Planejamento Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase na produção, edição, montagem e finalização de filmes e conteúdos audiovisuais.

    Doutorado | Adjunto A | baucarvalho@gmail.com |

    LATTES
  • Maria Carmem Jacob D. S. Romano

    Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Temas investigados: campo das emissoras e produtoras de conteúdo de séries ficcionais para televisão e internet, campo de produção da teledramaturgia e da telenovela, construção social da autoria no campo de produção do audiovisual, métodos de análise da poética, do estilo e das marcas de autoria do roteirista e do diretor em ficções seriadas televisivas.

    Doutorado | Associado IV | mcjacobsg@gmail.com |

    LATTES
  • Maria Lucineide Andrade Fontes

    Jornalista, Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (Faculdade de Comunicação) do Curso de Graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo e Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Conteemporênas (PPGCCC/PósCom);Pesquisadora do CNPq; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL), onde integrou o Projeto PROCAD 1640/2008: O Ensino do Jornalismo na Era da Convergência Tecnológica: Metodologias, Planos de estudo e demandas profissionais; Integra o Grupo de Pesquisa NJor - Núcleo de Estudos em Jornalismo (2014 até atualmente); Articulista free-lancer do jornal Correio* (Salvador, 2013 até atualmente); Integrou o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS, 2011-2013); Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Professora das disciplinas Teorias do Jornalismo e Comunicação Jornalística (2012.2 - Editora da revista Lupa até a atualidade); Temas em Cibercultura (Pós-Graduação - 2012); Ministrou as disciplinas Temas Especiais em Jornalismo, Oficina de Jornalismo Impresso, Estudo Dirigido em Jornalismo, Mídia e Cibercultura; Chefe do Departamento de Comunicação da Facom-UFBA (2009-2010); Vice-Coordenadora do Colegiado de Comunicação da Facom-UFBA (2007-2008); Pesquisadora Associada da Anis - Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero; Editora-responsável e revisora da Editora LetrasLivres (Brasília - DF); Articulista e Colaboradora free-lancer da Rádio Metrópole FM (101,3/Salvador 2006-2011); Articulista e colaboradora free-lancer do jornal A Tarde (Salvador - BA no período Novembro 2004 - Agosto 2012; ); Articulista e colaboradora free-lancer da TV Educativa da Bahia, IRDEB/comentarista semanal de crítica da mídia (2010-2011); Articulista e Colaboradora free-lancer da Rádio Band News FM Bahia (99,1), Salvador (27 Setembro 2012 até 14 maio 2015) - coluna Pensa Bahia, Segundas e Quintas-Feiras (http://bandnewsfm.band.com.br/ - opção - Salvador; participações em podcast disponíveis no youtube Pensa Bahia Malu Fontes; exemplo:https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2DoIBlpQVk8); Coordenadora de Comunicação da Reitoria da Universidade Federal da Bahia no período 2006-2007. Coordernadora dos projetos no CNPq sobre Eleições 2010 e aborto e sobre Imprensa, Gênero e o Caso Nardoni; Áreas de interesse: Comunicação, Redes Sociais Digitais, Jornalismo OnLine, Comunicação e Cultura, Comunicação e Cibercultura, Jornalismo, Comunicação e Gênero, Jornalismo Impresso, Cibercultura e Redes Sociais; Bioética, Mídia, Mediatização das Ciências da Saúde, Televisão, Sociedade do Espetáculo, Telejornalismo, Mídia e Corpo, Mídia, Representação e Identidade, Mídia e Justiça, Teorias do Enquadramento e Agendamento. Observação: todos os textos publicados pela proprietária deste Lattes em jornais e magazines, bem como as participações em programas de rádio e televisão, são assinados sob a rubrica de Malu Fontes, nome profissional usado pela mesma anteriormente ao ingresso na Universidade. e-mail: maluzes@gmail.com; twitter: @malufontes

    Doutorado | Adjunto I | malufontes@ufba.br |

    LATTES
  • Mariluce de Souza Moura

    É professora titular da Universidade Federal da Bahia, reintegrada em dezembro de 2015, por decisão da Comissão da Anistia/Ministério da Justiça, 40 anos após ter sido demitida por perseguições políticas da ditadura militar de 1964-1985.É assessora de comunicação e divulgação científica da UFBA. É jornalista, especializada em jornalismo científico desde 1988, depois de duas décadas de trabalho no jornalismo geral e econômico em grandes jornais e revistas brasileiros. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É pesquisadora colaboradora do Labjor/Unicamp.É criadora e coordenadora do projeto de mídia Ciência na rua (www.ciencianarua.net) voltado ao público jovem. Criou e foi diretora, de 1999 a 2014, da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e criou em 2014 a revista Bahiaciência. Implantou o setor de comunicação da Fapesp e foi sua gerente de 1995 a 2002. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado: Científico, Cultural e Econômico. 

    Doutorado | Titular | marilucemouras@gmail.com |

    LATTES
  • Maurício Nogueira Tavares

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia.É avaliador institucional do MEC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, cultura, comunicação, rádio , crítica, humor e moda. Coordena a Radiofacom e o Laboratório de Rádio da Facom/UFBA.

    Doutorado | Associado IV | mntavares@uol.com.br |

    LATTES
  • Natália Moura Pacheco Cortez

    Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais e Semiótica. Integra o Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço.

    Doutorado | Adjunto A | nmpcortez@gmail.com |

    LATTES
  • Nuno Manna Nunes Cortes Ribeiro

    Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Comunicação Social pelo PPGCOM da UFMG, na modalidade Doutorado Sanduíche pela Columbia University com bolsa Capes. Mestre e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela mesma universidade. Seus trabalhos de pesquisa e docência dedicam-se, sobretudo, a questões relacionadas à narrativa, à estética, ao tempo e à história em suas relações de saber e de poder. Autor dos livros "A tessitura do fantástico" e "Jornalismo e o Espírito Intempestivo". Jornalista, colaborador da revista Piauí, entre outras publicações. 

    Doutorado | Adjunto A | nunomanna@gmail.com |

    LATTES
  • Regina Lucia Gomes Souza e Silva

    Possui doutorado em Ciências da Comunicação (especialidadde em Cinema) pela Universidade Nova de Lisboa (2006), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1997). É professora do Departamento de Comunicação e do PósCom na Universidade Federal da Bahia e tem experiência na área de Comunicação Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Crítica (Cinema e TV) e Recepção Histórica, Retórica da crítica, Análise Fílmica, Estética do audiovisual. Concluiu pesquisa de pós doutorado na área de Crítica de TV (ficções seriadas) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2010). É líder do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM). 

    Doutorado | Adjunto IV | reginagomesbr@gmail.com |

    LATTES
  • Renata de Paula Trindade Rocha de Souza

    Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É vice-coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA. Membro da comissão editorial da Coleção CULT (EDUFBA) e do corpo editorial do periódico Políticas Culturais em Revista. Realizou pós-doutorado (PNPD/Capes) em Políticas Culturais no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Doutora em Cultura e Sociedade (2014) pela UFBA, com período sanduíche (PDSE/CAPES) na Universidade Autónoma Metropolitana - Unidad Iztapalapa (México), e mestra em Cultura e Sociedade (2009) pela mesma instituição. Graduada em Comunicação - Jornalismo (2006) também pela UFBA. Tem experiência nas áreas de Cultura e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais, políticas de comunicação, audiovisual, estudos da cultura na América Latina, TV pública.

    Doutorado | Adjunto A | renataptrocha@gmail.com |

    LATTES
  • Rodrigo Rossoni

    Professor Adjunto IV na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA, atuando no campo da fotografia: Fotojornalismo e Teorias da Imagem. É coordenador do Programa de Formação de Fotógrafos do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA - Labfoto-Facom/UFBA. Pós-doutorando em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Doutor em Educação pelo PPGE-UFES com pesquisa sobre os fotógrafos documentaristas formados pela Escola de Fotógrafos Populares no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo PPGE-UFES, na linha de pesquisa Educação e Linguagem Visual, tendo como referencial teórico do estudo a Semiótica Discursiva. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise das fotografias e dos discursos produzidos por crianças de um assentamento do MST durante oficinas de fotografia realizadas em oito meses. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Seu trabalho de conclusão de curso foi um Documentário fotográfico sobre a exploração do trabalho infantil, a criança na rua e a infância no MST do Espírito Santo. Com este trabalho realizou exposições fotográficas no Espírito Santo e na Bahia. Participou do júri do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em 2013. Foi professor orientador e coordenador do Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC, um dos principais festivais de cinema e de vídeos universitários do país. Atuou como repórter fotográfico em jornais como A GAZETA e Notícia Agora, em Vitória, e Gazeta Mercantil. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Fotografia Documental e Fotojornalismo. 

    Doutorado | Adjunto IV | rossoni76@gmail.com |

    LATTES
  • Sérgio Sobreira

    Doutor (2011) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, é Mestre (2007) pelo mesmo programa e Administrador, graduado pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1985). É Professor Adjunto 3 da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Foi professor adjunto da Universidade Salvador - UNIFACS e professor assistente da Faculdade da Cidade de Salvador. Atuou como gestor e produtor cultural por cerca de vinte anos, tendo produzido e realizado mais de trinta programas e espetáculos nas áreas de teatro, dança e música. Como professor e pesquisador, tem atuado na área de produção em comunicação e cultura, com ênfase em: cultura e desenvolvimento, economia da cultura, gestão e produção cultural, públicos e mercados culturais, políticas públicas de cultura, comunicação estratégica, comunicação e marketing. Desenvolve pesquisas sobre hábitos e práticas de consumo de cultura e sobre públicos e mercados culturais. Faz parte do grupo de pesquisa multiinstitucional (UECE, UFERSA, IFCE, UFC) Arte, Economia Criativa e Sociedade. Fez pós doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará.

    Doutorado | Adjunto III | sergiosobreira@uol.com.br |

    LATTES
  • Simone Terezinha Bortoliero

    Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), Mestrado (1988) e Doutorado (1999) em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo Foi jornalista de ciência da Unicamp (1983-1992) e da Universidade Federal de Uberlândia (1993- 1997). Professora da PUC-Campinas (1997-1998, 2000). Desde 2001 é professora da Faculdade de Comunicação e da Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia .Realiza pesquisa na interface entre Comunicação, Educação e Cultura com ênfase em Cultura e Ciência, Jornalismo Cientifico e Ambiental, Mídia e Saúde. Atua principalmente nas áreas de Divulgação Cientifica, Educomunicação para as Ciências, Jornalismo Científico e Jornalismo Ambiental. Pós-Doutorado no Laboratório de Jornalismo Científico da Unicamp (2008), Especialista Visitante na Faculdade de Educação da USP, Bolsista do CNPq (2008) . Pós Doutorado na Universidade de Navarra, Espanha (2014-2015) - Bolsista de PDE do CNPq. Coordenadora da Agência de Notícias - Ciência e Cultura da UFBA (desde 2011). Bolsista Produtividade.

    Doutorado | Associado IV | bortolie@ufba.br |

    LATTES
  • Suzana Oliveira Barbosa

    Professora adjunta do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Investigadora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL). Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP nº 0060 FAPESB/CNPq, 2011-2014). É jornalista, graduada pela Universidade Federal da Bahia (1993). Mestre (2002) e doutora (2007) em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008). Áreas de pesquisa: jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística. Atuou por dois anos (2008-2010) como professora adjunta no Departamento de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). Em 2008, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de "Melhor Tese de Doutorado em Jornalismo" (intitulada Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos"), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor.

    Doutorado | Adjunto IV | suzana.barbosa@gmail.com |

    LATTES
  • Tarcisio de Sá Cardoso

    Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFBA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP com bolsa CAPES (2015). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsa CNPq (2010). Membro do grupo de pesquisa TransObjeto (CNPq). Atualmente, desenvolve pesquisa na área da comunicação. Projeto de pesquisa: Dilemas da comunicação na era digital - confrontação de modelos clássicos e contemporâneos. Desenvolve também pesquisas interdisciplinares com interesse nos trabalhos de Charles S. Peirce, especialmente os relacionados à semiótica, e nos trabalhos de Bruno Latour, especialmente os relacionados à filosofia e sociologia da ciência e à teoria do ator-rede. Possui experiência de docência em cursos superiores na área de Comunicação e Filosofia desde 2010, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica, Teorias da cibercultura.

    Doutorado | Adjunto A | tscardoso@gmail.com |

    LATTES
  • Washington José de Souza Filho

    Graduação em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009) e Doutorado em Ciências da Comunicação (2015) pela Universidade da Beira Interior ( Covilhã, Portugal), com a tese intitulada: A transformação da tecnologia: mudanças das rotinas de edição da notícia nos telejornais do Brasil e de Portugal. Professor de 3o. grau da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em JORNALISMO, atuando principalmente nos seguintes temas: história da televisão brasileira, o poder da televisão no brasil, critérios de noticiabilidade no telejornalismo,notícia nacional, edição no telejornalismo e convergência profissional. 

    Doutorado | Adjunto IV | wasfilho@ufba.br |

    LATTES
  • Wilson da Silva Gomes

    Wilson Gomes (1963) é professor Titutar de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas daquela universidade. É graduado, mestre e doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma) e graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma). Doutorou-se em 1988 com uma tese sobre a idéia de construção da realidade no Idealismo Alemão, na Fenomenologia e na Hermenêutica. Em 1998, realizou estágio pós-doutoral em Cinema na Universidade de São Paulo. Desde 1989 ensina, pesquisa e orienta na área de Comunicação, nas especialidades de comunicação e política e democracia digital. É autor de Transformações da política na era da comunicação de massa (S. Paulo: Paulus, 2004 e 2008), de Jornalismo, fatos e interesses (Florianópolis: Insular, 2009) e co-autor, com Rousiley Maia, de Comunicação & democracia: problemas e perspectivas (S. Paulo: Paulus, 2008).

    Doutorado | Titular | wilsonsg@ufba.br |

    LATTES

Último dia de inscrição para o processo seletivo de docente por tempo determinado

A Faculdade de Comunicação da UFBA, Facom/UFBA, divulga editais para a contratação de professores por tempo determinado. Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever diretamente na secretaria do Departamento, entre os dias 03 e 14 de dezembro, das 8h às 12h30.

Edital 08/2018

Edital 09/2018

Edital 20/2018

Último dia de inscrições para a Especialização em Comunicação Estratégica

Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga na especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, da Faculdade de Comunicação da UFBA, terão uma nova chance para se inscrever no processo seletivo. As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de dezembro e devem ser realizadas de acordo com procedimento previsto no manual do candidato.

Último dia de apresentação pública dos TCCs 2018.2

Apresentação pública dos TCCs de 2018.2.

Último dia letivo 2018.2

Final do semestre letivo 2018.2, definido pelo calendário acadêmico da UFBA.