Em casa com a FACOM

O Em casa com a FACOM é um projeto que tem como objetivo integrar o corpo de alunos, técnicos e docentes da Faculdade de Comunicação da UFBA durante o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Por meio de lives, áudios, webinários e textos, professores e técnicos-administrativo vão interagir com toda a comunidade acadêmica, trazendo conteúdos informativos, reflexões e análises de temas atuais.

A iniciativa foi planejada junto à Direção e é coordenada pelo Núcleo de Comunicação e Extensão (NCE), em parceria com os Laboratórios de Audiovisual, de Rádio e de Fotografia.  Sugestões de temas e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail do NCE (ncefacom@ufba.br). O conteúdo do projeto será diariamente divulgado pelos canais oficiais da FACOM, em especial o Instagram da unidade: www.instagram.com/facom.ufba (@facom.ufba).

Primeira temporada do projeto envolveu toda a comunidade acadêmica e público externo

Conheça aqui algum dos materiais já produzidos

E-book 10 passos para gravar vídeos em casa

Material de orientação produzido pelo Laboratório de Audiovisual da FACOM (LABAV), com passo a passo para a gravação de vídeos em casa. As dicas de cenário, som e imagem visam orientar o produtor de conteúdo na elaboração de materiais para o Em Casa com a FACOM. 

Acesse aqui o e-book.

#1. Roda de conversa "Saúde mental e vida acadêmica" 

No dia 01/05/2020, a psicóloga e professora da UFBA, Denise Coutinho, conduziu o bate-papo "Saúde Mental e Vida acadêmica". A discussão, fez parte do projeto "Em Casa com a FACOM", promovido pela Faculdade de Comunicação da UFBA e organizado pelo Núcleo de Comunicação e Extensão, com o apoio do Laboratório de Audiovisual (LABAV), Laboratório de Fotografia (LABFOTO) e Laboratório de Rádio. 
 

#2. Roda de conversa "Possíveis impactos da covid-19 no campo da produção cultural"

No dia 08/05/2020, aconteceu a roda de conversa "Possíveis impactos da Covid-19 no campo da produção cultural". A atividade foi conduzida pelos professores da Faculdade de Comunicação Sérgio Sobreira e Renata Rocha e pelo músico e produtor cultural Thiago Trad.

#3. Roda de Conversa "Cobertura jornalística da Covid-19"

No dia 15/05/2020, aconteceu a roda de conversa "A cobertura jornalística da Covid-19". A atividade foi mediada pela professora da Faculdade de Comunicação da UFBA Ivanise Andrade e contou com a participação da jornalista e produtora da Globo News Milena Hildete Teixeira, da coordenadora de comunicação da Rede CoVida Raíza Tourinho e da professora da Faculdade de Comunicação Malu Fontes.

#4. Roda de Conversa "Sonoridades do Isolamento"

Na sexta-feira (05/06), aconteceu a roda de conversa Sonoridades do Isolamento. O encontro reuniu profissionais e docentes do campo do som e da música para produtos audiovisuais para debater os impactos da crise sanitária no presente e no futuro da área. Participaram do debate Guilherme Maia, Ana Luíza Penna, Napoleão Cunha e Marina Mapurunga. 

#5. Roda de Conversa "Inumeráveis - Histórias de vidas e Jornalismo

Durante a conversa, os participantes falaram sobre a importância das histórias de vida para o processo de humanização das notícias, dos dados e dos casos da Covid-19. Além disso, foram dadas insstruções para quem deseja colaborar com o Inumeráveis. 

#6. Roda de Conversa "Semiótica e Política"

A roda de conversa discutiu as inter-relações das diversas teorias dos signos com o contexto político atual, cujo ambiente midiático marcado pelo digital reconfigura as dinâmicas sociais e faz surgir fenômenos notáveis como fake news, conspiracionismo, negacionismo científico, entre outros.

#7. Roda de Conversa "Racismo estrutural na cobertura jornalística"

No dia 26 de junho de 2020, o Em Casa com a FACOM promoveu a roda de conversa "Racismo estrutural na cobertura jornalística”. Participaram do debate a jornalista Luana Assiz, o jornalista Gilson Jorge e a jornalista pesquisadora Cleidiana Ramos. A atividade foi mediada por Ana Carolina Araújo, jornaslista e pesquisadora do Póscom-UFBA.

#8. Roda de conversa Tocar e Cantar no século XXI

As reflexões sobre como a pandemia tem afetado a vida de profissionais da cultura foram novamente objeto de debate no projeto Em Casa com a FACOM. A roda da vez teve como tema “Tocar e cantar: políticas, pandemia e tecnologias” e voltou o seu olhar para os profissionais da música. O evento on-line aconteceu na quarta-feira (01/07/2020).

#9. Roda de Conversa a popularização dos podcasts de jornalismo

As profissionais discutiram o surgimento e o crescimento dos podcasts e como o jornalismo se apropria do formato. Exemplos de conteúdos, especificidades e projeções para o futuro também serão discutidos na roda.  A roda foi realizada no dia 03 de julho de 2020.

#10. Roda de Conversa "O trabalho das assessorias de comunicação em meio à pandemia"

No dia 08/07, a roda de conversa “O trabalho das Assessorias de Comunicação em meio à pandemia” discutiu temas atuais como as lives, as mudanças nos hábitos de consumo de informação e o uso das ferramentas digitais nas assessorias. Participaram da atividade as jornalistas e assessoras de comunicação Vanda Amorim e Suely Temporal, com mediação da pesquisadora do INCT.DD e professora da FACOM/UFBA Nina Santos.  

#11. Roda de Conversa “Formações em Organização da Cultura no Brasil Profundo”

 

A Roda de Conversa “Formações em Organização da Cultura no Brasil Profundo”, realizada em 17/07/2020, teve como convidados a Profa. Dra. Carla Rabelo (UNIPAMPA (Jaguarão/RS)), o Prof. Dr. Amilcar Bezerra (UFPE (Caruaru/PE)), a Profa. Dra. Daniele Canedo (UFRB/CECULT (Santo Amaro/BA)) o Prof. Dr. Daniel Caetano (UFF/PURO (Rio das Ostras/RJ)) e mediação do Me. Ugo Barbosa de Mello. Os participantes apresentaram um panorama dos cursos em organização da cultura no Brasil ofertados por universidades localizadas em cidades do interior, discutindo suas características, especificidades, desafios e dificuldades.

#12. Roda de Conversa "Acessibilidade, inclusão e informação jornalística durante a pandemia"

 

A roda de conversa, realizada no dia 24/07/2020, em parceria com o GJOL, abordou como jornalistas estão lidando com os desafios de produzir conteúdo para pessoas com algum tipo de deficiência, em especial, no momento de pandemia. Participaram da atividade a ativista em Direitos Humanos, Claudia Werneck, o jornalista e pesquisador de acessibilidade cultura, Ednilson Sacramento, a especialista em Educação Especial, Letícia Damaceno, e Luciellen Lima, jornalista doutoranda do PósCom (UFBA).

#13. Roda de Conversa "Práticas religiosas em tempos de pandemia

 

Como estão se configurando as práticas religiosas em tempos de pandemia? Esse questionamento que serviu de guia para a Roda de Conversa do projeto “Em Casa com a FACOM” em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura (AECC │FACOM). A atividade aconteceu no dia 24/07/2020.

#14. Roda de Conversa "Potencialidades e limitações das fontes de dados do IBGE para a cultura"

O encontro, realizado no dia 29/07/2020, discutiu o Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2007-2008, publicação que explora o potencial das pesquisas do IBGE quanto ao setor cultural. Também foram apresentadas atuais fontes de dados de interesse à área cultural, como a pesquisa PNAD-COVID.

#15.  Roda de Conversa "Turismo, Cultura e Marca Lugar"

Foi realizada no dia 06/08/2020 a Roda de Conversa “Turismo, Cultura e Marca Lugar — impactos e projeções pós-pandemia”. A atividade, que faz parte do projeto “Em Casa com a FACOM”, foi realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (Logos │UFBA).

 

#16. Roda de Conversa “Educação para as mídias e o direito à Comunicação”

A roda de conversa “Educação para as mídias e o direito à Comunicação” foi realizada no dia 12/08/2020. Na conversa, a educação para as mídias foi abordada dentro do atual contexto de Infodemia — conceito novo relativo ao excesso de informações que dificulta o processamento da informação, tornando mais fértil o terreno para a desinformação.

#17. Roda de Conversa “Brincando de Deus? Liberdade Criativa X Segurança Jurídica”

No dia 14/08/2020, foi realizado um encontro dentro do projeto Em Casa com a FACOM sobre os aspectos legais do audiovisual e o papel do roteirista. De título “Brincando de Deus? Liberdade Criativa X Segurança Jurídica”, a roda de conversa abordou a atenção que o profissional de roteiro deve destinar a aspectos jurídicos e financeiros. Também foi objeto do debate a indústria do direito autoral, os cuidados com a filmagem de biografias e o uso dos créditos nas obras.

#18. Espetáculos Culturais durante a pandemia: produção e realização virtuais?

O encontro, realizado em 19/08/2020, abordou o atual cenário da produção cultural e as soluções que os profissionais do setor estão encontrando para a dar continuidade à produção e realização de eventos. Também foram objeto de discussão  as perspectivas da produção cultural, possivelmente um dos últimos setores a voltar à normalidade diante da pandemia de Covid-19.

#19. Roda de Conversa Cultura e Desenvolvimento — Projetos Culturais e a Agenda 2030

No dia 28/08/2020, a Faculdade de Comunicação da UFBA promoveu a roda de conversa “Cultura e desenvolvimento — Projetos Culturais e a Agenda 2030”. Participaram do debate o pesquisador da Universidade do Minho Manuel Gama, juntamente com os professores da FACOM Leonardo Costa e Sérgio Sobreira.

#20. Roda de Conversa - Estratégias para o século XXI Patrimônio Cultural Imaterial em questão

A Faculdade de Comunicação da UFBA promoveu no dia 16/09/2020, em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura, a roda de conversa “Estratégias para o século XXI: Patrimônio Cultural Imaterial em questão”.

#21. Roda de conversa - Recepção ao Semestre Letivo Suplementar

No dia 11/09, o projeto Em Casa Com a FACOM promoveu uma recepção ao Semestre Letivo Suplementar que teve início em setembro. A atividade contou com a participação de dirigentes e coordenadores de instâncias administrativas da Faculdade de Comunicação.

 

#22. Roda de Conversa - Ferrovia e patrimônio: memórias coletivas

Aconteceu em 02/10/2020 a roda de conversa "Ferrovia e Patrimônio — Memórias Coletivas", atividade organizada pelo projeto Em Casa com a FACOM em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura. O encontro trouxe uma discussão sobre os processos de construção da memória e identidade ferroviárias a partir da noção de patrimônio ferroviário e patrimônio de vida.

#23. Roda de Conversa - Semestre Letivo Suplementar e perspectivas para a UFBA em 2021

No dia 09/10/2020, o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, esteve presente na roda de conversa promovida pelo Em Casa com a FACOM, dialogando com a comunidade acadêmica e trazendo informações sobre o primeiro mês do Semestre Suplementar.

#24. Roda de Conversa - Narrativas e memórias

No dia 09/10/2020 foi realizada a roda de conversa "Narrativas e memórias traumáticas", atividade realizada pelo projeto Em casa com a FACOM, em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura. O evento teve como objetivo discutir as consequências e riscos psicossociais decorrentes do isolamento exigido pela pandemia de covid-19, bem como temas que o fenômeno traz, como o luto e ausência dos ritos de passagem.

#25. Roda de Conversa - Audiovisual e expressões populares em tempos de pandemia

Audiovisual e expressões populares em tempos de pandemia foi o tema da roda de conversa que aconteceu em 16/10/2020, dentro do projeto Em Casa com a FACOM. A atividade foi promovida em parceria com a Agência Experimental Arte e Cultura, instância da Faculdade de Comunicação, e será realizada em formato virtual.

#26. [Roda de Conversa] Etnografia e Netnografia de Práticas Culturais

Aconteceu no dia 23/10/2020 a roda de conversa “Etnografia e netnografia de práticas culturais”. O evento contou com a participação do professor da FACOM │UFBA José Roberto Severino, da pesquisadora e ativista cultural Bruna Hercog e do pesquisador José Marcio Barros.

#27. [Roda de Conversa] Gestão e política culturais municipais e os impactos do COVID

 

O objetivo da atividade foi refletir sobre a gestão e as políticas de cultura nos municípios, considerando os impactos causados pela pandemia de Covid-19 e seus efeitos em relação ao isolamento social. Também foram levantados os aspectos que contribuem para uma situação de emergência, demandando a atenção de diferentes atores, sejam eles da gestão, da academia ou da política.

#28. [Roda de Conversa] Povos indígenas e a luta dos povos

 

Participaram da conversa Taís Almeida Carvalho (educadora e mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA), Erahsto Felício (educador, mestre em história e representante da Divisão de Comunicação da Teia dos Povos) e Nádia Akawã Tupinambá (educadora indígena, licenciada em Artes e Linguagens, membro do Fórum Estadual de Educação Escolar indígena e liderança da Aldeia Tukum-Território Tupinambá de Olivença). O professor José Roberto Severino, orientador da Agência Experimental e docente na FACOM │UFBA e no IHAC │UFBA, também estará presente na atividade.

Série de programas O cinema musical na América Latina

Série de doze programas realiza a exibição de entrevistas com realizadores e pesquisadores latino-americanos filmadas no âmbito do projeto “O cinema musical na América Latina”. Serão exibidas entrevistas todas as terça-feiras ao longo de maio e junho de 2020. Os programas são uma contribuição ao Em casa com a FACOM e foram produzidos pelo Laboratório de Análise Fílmica - (POSCOM │FACOM).
Acesse aqui no Youtube

Dicas do Grupo de Pesquisa Arqueologia do sensível - De robôs com defeito e barcos imaginários

Neste vídeo, o professor da Faculdade de Comunicação da UFBA Marcelo Ribeiro comenta o livro "O que você vê", da escritora Marie José Mondzain. O vídeo é uma contribuição do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível ao projeto Em casa com a FACOM.
Acesse aqui no Youtube

Vídeos produzidos pelos Grupos de Pesquisa da FACOM

Covid-19: Apps do Governo e seus riscos, por Thiane Neves (Gig@/Póscom)

Fandoms e Shippers, por Enoe Lopes (GRIM/Póscom)

Senhoras e Vovós do YouTube: 5 mulheres youtubers para conhecer agora, por Rafaela Martins (Gig@).

Vídeo-ensaio, por Wanderley Teixeira (GRIM)

Vídeos produzidos por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD)

Desinformação sobre coronavírus no Youtube, por Nina Santos (INCT.DD)

 

Quer participar do projeto? Envie a sua sugestão para o Núcleo de Comunicação e Extensão da FACOM │ UFBA (ncefacom@ufba.br). A sua participação será bem-vida!

Período para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a)

Prazo. para indicação das bancas examinadoras pelo(a) professor(a) orientador(a) 04/10 a 08/10/2021

Data para homologação das bancas examinadoras pelo Colegiado

Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.