Em casa com a FACOM

O Em casa com a FACOM é um projeto que tem como objetivo integrar o corpo de alunos, técnicos e docentes da Faculdade de Comunicação da UFBA durante o distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Por meio de lives, áudios, webinários e textos, professores e técnicos-administrativo vão interagir com toda a comunidade acadêmica, trazendo conteúdos informativos, reflexões e análises de temas atuais.

A iniciativa foi planejada junto à Direção e é coordenada pelo Núcleo de Comunicação e Extensão (NCE), em parceria com os Laboratórios de Audiovisual, de Rádio e de Fotografia.  Sugestões de temas e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail do NCE (ncefacom@ufba.br). O conteúdo do projeto será diariamente divulgado pelos canais oficiais da FACOM, em especial o Instagram da unidade: www.instagram.com/facom.ufba (@facom.ufba). 

Conheça aqui algum dos materiais já produzidos:

E-book 10 passos para gravar vídeos em casa

Material de orientação produzido pelo Laboratório de Audiovisual da FACOM (LABAV), com passo a passo para a gravação de vídeos em casa. As dicas de cenário, som e imagem visam orientar o produtor de conteúdo na elaboração de materiais para o Em Casa com a FACOM. 

Acesse aqui o e-book.

Roda de conversa "Saúde mental e vida acadêmica" 

No dia 01/05/2020, a psicóloga e professora da UFBA, Denise Coutinho, conduziu o bate-papo "Saúde Mental e Vida acadêmica". A discussão, fez parte do projeto "Em Casa com a FACOM", promovido pela Faculdade de Comunicação da UFBA e organizado pelo Núcleo de Comunicação e Extensão, com o apoio do Laboratório de Audiovisual (LABAV), Laboratório de Fotografia (LABFOTO) e Laboratório de Rádio. 
Acesse aqui no Youtube. 

Roda de conversa "Possíveis impactos da covid-19 no campo da produção cultural"

No dia 08/05/2020, aconteceu a roda de conversa "Possíveis impactos da Covid-19 no campo da produção cultural". A atividade foi conduzida pelos professores da Faculdade de Comunicação Sérgio Sobreira e Renata Rocha e pelo músico e produtor cultural Thiago Trad.
Acesse aqui no Youtube

Roda de Conversa "Cobertura jornalística da Covid-19"

No dia 15/05/2020, aconteceu a roda de conversa "A cobertura jornalística da Covid-19". A atividade foi mediada pela professora da Faculdade de Comunicação da UFBA Ivanise Andrade e contou com a participação da jornalista e produtora da Globo News Milena Hildete Teixeira, da coordenadora de comunicação da Rede CoVida Raíza Tourinho e da professora da Faculdade de Comunicação Malu Fontes.
Acesse aqui nno Youtube

Roda de Conversa "Sonoridades do Isolamento"

Na sexta-feira (05/06), aconteceu a roda de conversa Sonoridades do Isolamento. O encontro reuniu profissionais e docentes do campo do som e da música para produtos audiovisuais para debater os impactos da crise sanitária no presente e no futuro da área. Participaram do debate Guilherme Maia, Ana Luíza Penna, Napoleão Cunha e Marina Mapurunga. 
Acesse aqui no Youtube

Roda de Conversa "Inumeráveis - Histórias de vidas e Jornalismo

Durante a conversa, os participantes falaram sobre a importância das histórias de vida para o processo de humanização das notícias, dos dados e dos casos da Covid-19. Além disso, foram dadas insstruções para quem deseja colaborar com o Inumeráveis. 
Acesse aqui no Youtube

Roda de Conversa "Semiótica e Política"

A roda de conversa discutiu as inter-relações das diversas teorias dos signos com o contexto político atual, cujo ambiente midiático marcado pelo digital reconfigura as dinâmicas sociais e faz surgir fenômenos notáveis como fake news, conspiracionismo, negacionismo científico, entre outros.

Série de programas O cinema musical na América Latina

Série de doze programas realiza a exibição de entrevistas com realizadores e pesquisadores latino-americanos filmadas no âmbito do projeto “O cinema musical na América Latina”. Serão exibidas entrevistas todas as terça-feiras ao longo de maio e junho de 2020. Os programas são uma contribuição ao Em casa com a FACOM e foram produzidos pelo Laboratório de Análise Fílmica - (POSCOM │FACOM).
Acesse aqui no Youtube

Dicas do Grupo de Pesquisa Arqueologia do sensível - De robôs com defeito e barcos imaginários

Neste vídeo, o professor da Faculdade de Comunicação da UFBA Marcelo Ribeiro comenta o livro "O que você vê", da escritora Marie José Mondzain. O vídeo é uma contribuição do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível ao projeto Em casa com a FACOM.
Acesse aqui no Youtube

Quer participar do projeto? Envie a sua sugestão neste formulário. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Comunicação e Extensão da FACOM │ UFBA (ncefacom@ufba.br). A sua participação será bem-vida!