Grupos de Pesquisa

Atualmente, 14 Grupos de Pesquisas estão em funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

  • Analítica: Grupo de pesquisa em Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos (criado em 2010) é coordenado pelos Prof. Dr. Edson Dalmonte (núcleo Crítica da Mídia) com participação do Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho (núcleo Experiência Estética). SITE: www.analitica.ufba.br

 

  • A-tevê — Laboratório de Análise de Teleficção (criado em 2001): É coordenado pela Profa. Dra. Maria Carmem Jacob de Souza com a participação da Profa. Dra. Ludmila Carvalho. SITE: www.ateve.com.br

 

  • CEPAD — Análise do Discurso e Mídia (criado em 2002): É coordenado pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira. A profa. Dra. Claudiane Carvalho (Cnpq/ PósDoc Jr.) participa das atividades do Grupo. SITE: http://cepadufba.wordpress.com

 

 

 

  • CHAOS – Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades: Tem como tema central de interesse as articulações entre o audiovisual e a cultura, com ênfase nos aspectos sensíveis, históricos e de linguagem que respondem, no contexto contemporâneo, por transformações da comunicação na relação com a tecnologia, com novas sensibilidades e práticas sociais. Integra o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Coordenação: Juliana Freire Gutmann. SITE: www.chaos-ufba.com.br.

 

  • GIG@ — Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (criado em 2011): É coordenado prela Profa. Dra. Leonor Graciela Natansohn. SITE: http://gigaufba.net

 

  • GRIM — Grupo de pesquisa recepção e crítica da imagem (criado em 2011):  O grupo parte de uma vertente-chave de reflexão de problemas relativos à estética, à recepção e à crítica da imagem e abriga três categorias específicas de pesquisa: estudos de crítica enquanto discurso avaliativo de produtos artísticos e midiáticos. Coordenado pela Profa. Dra. Regina Gomes. SITE:​​​​​​​ http://grupogrim.wordpress.com

 

  • GITS — Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (criado em 2008): Coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Ribeiro. SITE:​​​​​​​ http://gitsufba.net

 

  • Jornalismo Online – GJOL (criado em 1995): Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Silva Palacios e Prof. Dra. Suzana Barbosa. Conta com a participação da Prof. Dra. Leonor Graciela Natansohn, da Prof. Colaboradora Dra. Maria Lucineide Fontes (Malu Fontes). SITE:​​​​​​​ www.gjol.net

 

  • LAB 404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (criado em 2013, em substituição ao Cibercidade – GPC, criado em 2000): Coordenado pelo Prof. Dr. André Luiz Martins Lemos. SITE:​​​​​​​ www.lab404.ufba.br

 

  • LAF - Laboratório de Análise Fílmica (criado em 2000): É coordenado pelos Prof. Dr. José Francisco Serafim (núcleo de Análise do Cinema Documentário – Nanook) e pelo Prof. Dr. Guilherme Maia (núcleo de Análise Fílmica - Pepa). A Profa. Dra. Sandra Stracciliano Coelho (PNPD/CAPES) participa das atividades deste Laboratório. SITE:​​​​​​​ http://lafposcom.com.br

 

  • TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (criado em 2016): Coordenado pela Profa. Dra. Itania Gomes com a participação da Profa. Dra. Juliana Gutmann. Foi criado a partir da ampliação no escopo de pesquisa do GPAT (Grupo de Pesquisa Análise de Telejornalismo). Focaliza o desenvolvimento da reflexão dos estudos culturais sobre produtos e processos comunicacionais, acolhendo diferentes objetos (audiovisual, jornalismo, música, quadrinhos, etc.). SITE:​​​​​​​ ​​​​​​​http://tracc-ufba.com.br

 

  • NJor - Núcleo de estudos em jornalismo (criado em 2011): É coordenado pela Profa Dra. Lia Seixas. SITE:​​​​​​​ https://nucleojor.wordpress.com/

 

Além desses grupos de pesquisa, os docentes da Faculdade de Comunicação coordenam e participam de diversos outros, a saber:

 

Audiosfera - Música, Tecnologia e Cultura (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências)

Etnomidia - Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades

Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Culturahttp://logosgrupo.com.br/

Lugar Comum (Faculdade de Arquitetura)

Memória e identidade - ativismos e políticas

NÚCLEO 3 - Grupo de estudo e pesquisa de práticas e de produtos discursivos da cultura midiática

Observatório da Economia Criativa (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências)

Observatório de Políticas e Gestão Culturais (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Disponibilização do guia de oferta de componentes curriculares na WEB e nos Colegiados dos cursos de Graduação

Disponibilização do guia de oferta de componentes curriculares na WEB e nos Colegiados dos cursos de Graduação

31-01-2022

Primeiro dia de matrícula web

Primeiro dia de matrícula da graduação. 
Período: 01 a 06/02/2022. 

Segundo dia de matrícula da graduação. 

Segundo dia de matrícula da graduação. 
Período: 01 a 06/02/2022. 

Terceiro dia de matrícula da graduação. 

Terceiro dia de matrícula da graduação. 
Período: 01 a 06/02/2022