Colegiado

Na Faculdade de Comunicação, o Colegiado de Curso de Graduação é o órgão responsável pela coordenação didática de seu Curso e pela orientação de seus alunos.

É uma instância composta por seis (6) representantes docentes eleitos em reunião plenária do Departamento de Comunicação, por representação do corpo estudantil, com presença assegurada de pelo menos um (01) estudante, e por um (01) representante do corpo técnico-administrativo da FACOM.

O Colegiado realiza reuniões mensais, normalmente na 2ª segunda-feira do mês, para deliberar sobre processos e demandas do curso de Comunicação.

 

Competências:

- Executar e controlar a matrícula dos alunos (sob a supervisão da SUPAC e CARE);
- Controlar o currículo e a situação escolar do aluno (sob a supervisão da SUPAC e CARE);
- Coordenar as atividades do curso;
- Preparar juntamente com os Departamentos a oferta semestral de disciplinas;
- Elaborar currículos plenos e suas alterações (Núcleo Docente Estruturante);
- Fixar diretrizes dos programas das disciplinas;
- Recomendar modificações desses programas aos Departamentos;
- Tomar decisões a respeito de matrícula, transferência, trancamentos, continuidade de estudos (permanência no curso, dilatação de prazo máximo para conclusão do curso), aproveitamento de estudos etc.
- Orientar os alunos em geral, esclarecendo-lhes as dúvidas e auxiliando na
estruturação da vida acadêmica (Orientação Acadêmica).
 

A seguir, algumas informações úteis aos alunos

 

REGULAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (REGPG)

O Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação stricto sensu (REGPG) é um documento elaborado pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), que dispõe sobre as atividades de ensino de graduação e pós-graduação. O conhecimento do seu conteúdo por parte dos alunos é de extrema importância durante o período da formação acadêmica, pois no REGPG estão disponibilizadas informações de interesse do corpo discente referentes à Matrícula, Inscrição Semestral em Componentes Curriculares, Integralização Curricular, Transferência, Trancamento de Matrícula, Cancelamento de Matrícula, Avaliação de Aprendizagem, entre outras.

O regulamento pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico: https://www.ufba.br/sites/devportal.ufba.br/files/REGPG_Completo_Revisado_em_16-04-2015.pdf

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Junto com o Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação stricto sensu (REGPG), o Calendário Acadêmico da UFBA é um dos principais documentos de consulta dos alunos. Neste calendário estão dispostas informações importantes para a vida acadêmica do estudante como os períodos de início e término do semestre letivo, de matrícula (presencial e WEB e ajuste), de solicitação de trancamento, de solicitação de prosseguimento em segunda habilitação, de solicitação para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica, de férias.

O Calendário Acadêmico pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico: https://supac.ufba.br/calendario-academico-0.

 

FLUXOGRAMA

O fluxograma do curso é o gráfico que representa o caminho que deve ser percorrido pelo aluno para que conclua o curso de graduação, ou seja, ele sintetiza o currículo do curso estabelecido no Projeto Pedagógico.

Consultando o fluxograma é possível entender quais as disciplinas devem ser cursadas a cada semestre, quais as disciplinas que necessitam de pré-requisitos, a quantidade de optativas que devem ser cursadas, a carga horária das Atividades Complementares e, principalmente, que a inscrição no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) só poderá ser realizada após a aprovação em todas as disciplinas constantes no fluxograma, bem como a entrega dos comprovantes das horas de Atividades Complementares.

Acesse aqui o fluxograma da habilitação em Jornalismo.

http://www.facom.ufba.br/portal/wp-content/uploads/2010/01/Fluxograma-Jornalismo-.pdf

Acesse aqui o fluxograma da habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

http://www.facom.ufba.br/portal/wp-content/uploads/2010/01/Fluxograma-Produ%C3%A7%C3%A3o-.pdf

 

BALCÃO DE AUTOATENDIMENTO DO COLEGIADO

O Autoatendimento do Colegiado de Graduação está localizado no andar térreo da Faculdade de Comunicação. No balcão o aluno encontrará as pastas de ENTRADA e SAÍDA de documentos e uma terceira pasta, com um formulário que deve ser preenchido, especificando os documentos deixados na pasta ENTRADA ou indicando a documentação solicitada.

Além da entrega e coleta de documentos, o balcão é utilizado também para atividades como a solicitação de disciplinas eletivas, entrega da documentação para solicitar a defesa do TCC e entrega dos comprovantes das Atividades Complementares (AC). Também é utilizado para a divulgação de períodos importantes para os alunos como o de matrícula presencial, período de ajuste, prazo final para entrega dos comprovantes de AC.

 

SISTEMA ACADÊMICO (SIAC)

O SIAC é o Sistema Acadêmico WEB da universidade. Acessando o SIAC (www.siac.ufba), o aluno poderá visualizar e imprimir o Histórico Escolar (com validação eletrônica) e o Comprovante de Matrícula (que deverá ser assinado pelo Coordenador do Curso), acompanhar se as notas já foram digitadas pelo professor, verificar se o Aproveitamento das disciplinas já foi registrado no seu Histórico, conferir se possui algum débito na biblioteca ocasionado pela não devolução de material, realizar a matrícula WEB (inscrição semestral em componentes curriculares).

Para ter acesso ao SIAC WEB, o aluno deverá ter e-mail válido cadastrado no Colegiado ou SGC. O login é o CPF do aluno e o cadastro da senha deverá ser realizado no link NÃO TENHO SENHA/ALTERAR SENHA que se localiza logo abaixo do botão ENTRAR. A senha provisória será enviada para o e-mail cadastrado e poderá ser alterada posteriormente por meio do próprio sistema.

 

COMPROVANTE DE MATRÍCULA

O Colegiado emite a primeira via do comprovante de matrícula no momento da matrícula presencial ou do Ajuste de Matrícula. Após esse período, os alunos deverão acessar o SIAC (www.siac.ufba) com o e-mail e CPF cadastrados e realizar a impressão do documento que deverá ser assinado pela Coordenação do Curso.

Para solicitar a assinatura do comprovante de matrícula o aluno deverá colocar o comprovante na pasta ENTRADA no de Autoatendimento do Colegiado e especificar no formulário de pedidos que necessita de assinatura.

 

HISTÓRICO

O Histórico Escolar pode ser impresso por meio do acesso ao portal SIAC (www.siac.ufba.br) utilizando o e-mail e CPF cadastrados. O sistema emite um código de validação eletrônica do documento que dispensa a assinatura. Vale ressaltar que o aluno deverá imprimir o HISTÓRICO ESCOLAR e não os COMPONENTES CURRICULARES CURSADOS.

 

MATRÍCULA

É o primeiro registro do aluno aprovado em processo de seleção para ingresso nos cursos da UFBA. Essa seleção atualmente é realizada via ENEM/SISU.

Embora o REGPG denomine como matrícula apenas o primeiro ingresso, os períodos de Inscrição em disciplinas são também chamados de matrícula (matrícula WEB, matrícula presencial). Todos os períodos de matrícula estão definidos no Calendário Acadêmico.

 

MATRÍCULA WEB

Serviço disponibilizado pela universidade que visa à descentralização da renovação semestral de inscrição em disciplinas. Pode ser realizada a partir do segundo semestre do curso, desde que o aluno esteja regularmente matriculado e possua e-mail e CPF cadastrados no sistema acadêmico. O acesso ao sistema de matrícula (www.siac.ufba.br) pode ser realizado em qualquer computador com acesso a internet. A matrícula WEB não é obrigatória, porém, o aluno que deixa de realizar esta etapa corre o risco de não conseguir se inscrever em alguns componentes curriculares no período da matrícula presencial, ficando sujeito à sobra de vagas.

 

MATRÍCULA PRESENCIAL

Período definido no Calendário Acadêmico, que ocorre após o período da matrícula WEB. Nesse momento, os alunos que não realizaram a matrícula WEB poderão comparecer ao Colegiado de Graduação e realizar a inscrição nas vagas que continuaram disponíveis após o período de alocação WEB. Caso o aluno não esteja na cidade no período previsto para a realização da matrícula, poderá instituir um procurador que deverá comparecer ao Colegiado no período definido. O modelo de procuração pode ser obtido no seguinte endereço eletrônico: http://www.sgc.ufba.br/, guia FORMULÁRIOS.

 

AJUSTE DE MATRÍCULA

Após os períodos de matrícula WEB e presencial, o aluno poderá realizar ajustes na inscrição semestral, excluindo ou incluindo disciplinas (desde que obedeça ao limite mínimo de 102 horas semestrais e máximo de 612 horas semestrais). Para tal, o aluno deverá comparecer ao Colegiado, no período indicado no Calendário Acadêmico.

Vale ressaltar que o aluno deve ter realizado a matrícula WEB ou presencial para poder fazer o ajuste.

 

SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS ELETIVAS

As disciplinas ofertadas por qualquer departamento da UFBA, que não tenha vinculação com o estabelecido no Projeto Pedagógico do curso, são denominadas disciplinas eletivas. Embora o aluno não seja obrigado a cursar eletivas poderá realizar a inscrição desde que a solicitação da vaga seja atendida pelo Departamento que oferece a disciplina. De acordo com o REGPG, o aluno poderá se inscrever em componentes curriculares respeitando o limite máximo de 408 (quatrocentas e oito horas) horas.

O aluno interessado em cursar uma disciplina eletiva deverá ficar atento aos avisos do Colegiado (site da faculdade, mural do Colegiado e vidro do Balcão de Autoatendimento). No período indicado pelo Colegiado, o aluno deverá preencher a solicitação (a pasta ficará disponível no Balcão de Autoatendimento) indicando o código e o nome da disciplina pretendida. Caso a solicitação seja atendida pelo Departamento da disciplina, o aluno deverá comparecer ao Colegiado de Comunicação no período da matrícula presencial para efetivar a inscrição no componente curricular.

 

TRANCAMENTO PARCIAL

É o trancamento de uma ou mais disciplinas, observando-se o limite mínimo de seis (6) horas semanais a que o aluno deve permanecer inscrito. O trancamento pode ser efetivado pelo estudante diretamente no portal SIAC (www.siac.ufba.br), dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

o aluno deve comparecer à SGC (Rua Araújo Pinho, 265 - Canela) e realizar o pedido através de processo de trancamento parcial, em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

A solicitação deve ser baseada em uma justificativa comprovada documentalmente. O processo será então encaminhado para o Colegiado que o analisará e decidirá em reunião realizada com os seus membros.

O trancamento não poderá ser retroativo.

Para mais informações, consulte o REGPG (http://www.sgc.ufba.br/legisla%E7%E3o/gradua%E7%E3o/REG_revis%E3o_out_09.pdf).

 

TRANCAMENTO TOTAL

É o trancamento de todas as disciplinas em que o aluno está inscrito no semestre.

Para solicitar o trancamento, o aluno deve comparecer à SGC (Rua Araújo Pinho, 265 - Canela) e realizar o pedido através de processo de trancamento total, em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, desde que comprove:

1) Motivo de saúde (atestado pelo Serviço Médico da UFBA);

2) Direito previsto em normas de legislação específica;

3) Outro motivo relevante (a critério do Colegiado).

A SGC encaminhará o processo para o Colegiado de Comunicação, que o analisará e decidirá em reunião realizada com os seus membros.

O trancamento não poderá ser retroativo.

Para mais informações, consulte o REGPG

http://www.sgc.ufba.br/legisla%E7%E3o/gradua%E7%E3o/REG_revis%E3o_out_09.pdf).

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O regulamento de ensino da universidade prevê duas situações para o cancelamento da matrícula na graduação. Terá a matrícula cancelada o aluno que:

1) não concluir o curso no prazo máximo previsto para a integralização do currículo do curso (7 anos);

2) não concluir a nova modalidade/opção/habilitação no prazo definido pelo Colegiado, nos casos de reingresso.

Para mais informações, consulte o REGPG

(http://www.sgc.ufba.br/legisla%E7%E3o/gradua%E7%E3o/REG_revis%E3o_out_09.pdf).

 

ASSINATURA DO CONTRATO DE ESTÁGIO

O Colegiado do Curso de Comunicação somente assina os contratos dos alunos matriculados a partir do terceiro semestre do curso.

Para solicitar a análise e assinatura do contrato, o aluno deverá deixar as vias do Contrato de Estágio na pasta ENTRADA, disponível no Balcão de Autoatendimento do Colegiado. O contrato será analisado pela Coordenação do Curso em até 48 horas e colocado na pasta SAÍDA que também fica disponível para acesso no Balcão de Autoatendimento do Colegiado.

Cabe lembrar que, nos contratos de estágio, deve constar o horário que o estudante fará essa atividade. Contratos sem horário ou com horários conflitantes com o período de aulas não serão assinados.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC)

De acordo com o estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso, o aluno deverá, ao longo da graduação, participar de atividades que complementam a sua formação em sala de aula. Deverá comprovar um mínimo de 300 horas de atividades em pelo menos duas das três modalidades possíveis (serão aproveitadas no máximo 150 horas em cada uma delas). As modalidades são as seguintes:

1) Pesquisa (participação em Grupo de Pesquisa, apresentação de trabalhos em congressos, pesquisa PIBIC, iniciação científica, etc).

2) Atividades de Extensão (ouvinte em congressos acadêmicos/ científicos; monitoria; cursos; oficinas e workshops na área de comunicação; participações em Programas Especiais (Agência Experimental, Produtora Jr., PET, RádioFACOM, Agência de Notícias, CCDC). As modalidades são as seguintes: estágio (serão aproveitadas no máximo 150 horas), extensão e pesquisa.

3) Estágio não obrigatório na área de formação do aluno.

 

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) conforme indica o nome, representa a etapa final da graduação. No curso de Comunicação, a sua inscrição somente é realizada após a aprovação em todas as disciplinas integrantes do currículo e entrega dos comprovantes das horas das Atividades Complementares.

A matrícula no componente TCC é realizada em período estabelecido e divulgado pelo Colegiado, de maneira presencial, pelo aluno ou procurador. No momento da matrícula, o aluno deverá entregar ao Colegiado o TERMO DE ACEITE assinado pelo(a) professor(a) orientador(a).

Acesse aqui o TERMO DE ACEITE.

 

SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA

O diploma deverá ser solicitado até 30 (trinta) dias antes da data prevista para Colação de Grau COM ou SEM Solenidade. Cabe lembrar que a Colação de Grau COM Solenidade tem um custo para a participação.

Para realizar a solicitação, o aluno deverá comparecer ao NEDIC/SGC (Rua Araújo Pinho, 265 - Canela) munido de cópia de RG e CPF e formulário de Solicitação devidamente preenchido.

Acesse aqui o Formulário de Solicitação.

 

MOBILIDADE ACADÊMICA

O Programa de Mobilidade Acadêmica é um convênio realizado entre algumas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Este convênio visa oferecer uma mobilidade de estudantes de graduação entre as instituições conveniadas. Não se trata de uma transferência entre instituições, pois o aluno continua vinculado à sua instituição de origem.

Para participar do programa, o aluno deve atender a requisitos como ter integralizado todas as disciplinas previstas para o 1º e 2º semestres letivos do curso, com no máximo uma (reprovação) por semestre.

O prazo máximo para afastamento é de até 1 (um) ano letivo, podendo ser excepcionalmente prorrogado por igual período.

As disciplinas cursadas na instituição conveniada poderão vir a ser aproveitadas por meio de processo de Aproveitamento de Estudos.

Para mais informações consultar: http://www.prograd.ufba.br/mobilidade-academica.

 

INTERCÂMBIO – AAI

Por meio do programa de Intercâmbio, o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas em uma instituição de ensino superior estrangeira. A Assessoria Internacional (AAI) da UFBA – que mantém diversos Acordos de Cooperação Acadêmica Internacional – divulga, de maneira periódica, diversos editais de estudos ou pesquisa e bolsas no Exterior.

As disciplinas cursadas na instituição conveniada poderão vir a ser aproveitadas por meio de processo de Aproveitamento de Estudos.

As chamadas disponíveis e requisitos necessários para participação nas seleções podem ser consultados na página da AAI (http://www.aai.ufba.br/editais/discentes).

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A qualquer momento do curso o aluno poderá realizar a solicitação de aproveitamento de estudos realizados em outro curso ou em outra instituição. O processo deverá ser aberto na SGC (Rua Araújo Pinho, 265 - Canela) e o aluno deverá anexar o Histórico Escolar indicando a aprovação nas disciplinas que pretende aproveitar e os respectivos programas. O pedido será analisado pelos membros do Colegiado do curso e será atendido quando houver compatibilidade ou equivalência de no mínimo 75% entre a carga horária das disciplinas e os conteúdos programáticos, conforme estabelece o REGPG. Os estudos cursados na UFBA não possuem limite de aproveitamento, desde que apresentem compatibilidade ou equivalência com o currículo do novo curso. Os estudos realizados em outras instituições somente serão aproveitados até um limite de 60% da carga horária total do curso de Comunicação.

 

MEIA-PASSAGEM ESTUDANTIL

O aluno que não possui o Salvador Card deverá realizar o agendamento acessando o site http://www.salvadorcard.com.br/. Caso já possua o cartão, deverá revalidar o mesmo em um dos postos do SETPS.

A lista com os nomes dos alunos devidamente matriculados será enviada pela PROAE, que conta com centros de atendimento no Canela e no Campus Ondina (próximo ao PAF I). Antes de comparecer a um dos postos do Salvador Card, o aluno poderá consultar o site para saber se já está apto à revalidação. Caso seu nome não conste na lista, entre em contato com a PROAE e solicitar a inclusão. Outra forma de verificar se o nome já foi enviado, é acessar o portal SIAC (www.siac.ufba.br) e clicar no botão Smart-Card.

 

COMUNICAÇÃO COM OS ALUNOS

Todas as informações importantes para o andamento das atividades (come períodos de matrícula, de ajuste, de entrega dos comprovantes das Atividades Complementares, mudanças no horário de atendimento) são publicadas pelo Colegiado nos murais e afixadas no vidro do Balcão de Autoatendimento do Colegiado de Graduação. 

As informações para grupos específicos (como é o caso dos formandos) são enviadas aos e-mails cadastrados no SIAC.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COLEGIADO

O Colegiado de Graduação funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta.

Demandas enviadas via e-mail também serão respondidas nesse horário.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

* Quais as atualizações ou alterações cadastrais poderei realizar junto ao Colegiado?

Alterações ou atualizações como mudança de nome (com comprovação documental), endereço, e-mail, telefone, CPF, nomes dos pais.

* Viajei e esqueci de realizar a matrícula WEB e não nomeei um procurador para a matrícula presencial. O que devo fazer?

Caso o aluno não tenha realizado a inscrição semestral em disciplinas por meio da matrícula WEB ou presencial, desde que apresente motivo com comprovação documental, poderá solicitar a matrícula fora do prazo através da abertura de processo na SGC (Rua Araújo Pinho, 265 - Canela). O processo será analisado pelo Colegiado do curso.

* Tive um desentendimento com um(a) professor(a) em sala de aula. Devo procurar o Colegiado?

Não. Caso não consiga resolver a situação diretamente com o professor da disciplina, deverá procurar o Chefe do Departamento para ele atue como intermediário na busca da resolução.

* Fiquei doente durante o período de realização de atividade para nota. Devo procurar o Colegiado?

Não. O primeiro passo é entrar em contato com o professor responsável pela disciplina. Após o contato com o professor, deverá entregar comprovação da enfermidade ao Departamento em até 48 horas.

* Preciso dos programas de disciplinas para realizar o Aproveitamento de Estudos em outro curso. Devo procurar o Colegiado?

Não. O Colegiado do curso não é o responsável pela emissão dos programas de disciplinas. Alguns dos programas das disciplinas oferecidas pela FACOM podem ser encontrados aqui (http://www.facom.ufba.br/portal/academico/ensino/programas-de-disciplinas/). O interessado deve então imprimir os programas e procurar o Departamento Comunicação (deptcom@ufba.br / (71) 3283-6181) para solicitar as assinaturas necessárias.

* Após o encerramento do semestre, constatei que a nota de uma ou mais disciplinas não foi digitada pelo(s) professor(es) ou está incorreta. Devo procurar o Colegiado?

Não. Situações relacionadas diretamente com os professores devem ser resolvidas junto ao Departamento de Comunicação (deptcom@ufba.br / (71) 3283-6181).

* O(A) professor(a) da disciplina que estou cursando não compareceu no horário estabelecido e não enviou uma comunicação para os alunos inscritos. Devo procurar o Colegiado?

Não. Situações que relacionadas diretamente com os professores devem ser resolvidas junto ao Departamento de Comunicação (deptcom@ufba.br / (71) 3283-6181).

* Como eu posso saber quantas disciplinas optativas e obrigatórias terei que cursar ao longo do curso?

Fazendo a comparação do fluxograma do curso (acesse aqui) com as disciplinas cursadas e aprovadas.

Último dia de inscrição para o processo seletivo de docente por tempo determinado

A Faculdade de Comunicação da UFBA, Facom/UFBA, divulga editais para a contratação de professores por tempo determinado. Os interessados em concorrer a uma das vagas deverão se inscrever diretamente na secretaria do Departamento, entre os dias 03 e 14 de dezembro, das 8h às 12h30.

Edital 08/2018

Edital 09/2018

Edital 20/2018

Último dia de inscrições para a Especialização em Comunicação Estratégica

Os candidatos que desejam concorrer a uma vaga na especialização em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, da Faculdade de Comunicação da UFBA, terão uma nova chance para se inscrever no processo seletivo. As inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de dezembro e devem ser realizadas de acordo com procedimento previsto no manual do candidato.

Último dia de apresentação pública dos TCCs 2018.2

Apresentação pública dos TCCs de 2018.2.

Último dia letivo 2018.2

Final do semestre letivo 2018.2, definido pelo calendário acadêmico da UFBA.