CEADD

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) é uma iniciativa de cooperação científica estabelecida entre diversas instituições do país, especializando-se no estudo da relação entre comunicação, internet e democracia. O objetivo do Centro é desenvolver pesquisas nas áreas que compõem o campo da democracia digital, a fim de debater os efeitos e consequências dos meios, recursos e plataformas de comunicação digital sobre a política, a sociedade e o Estado. Integram o CEADD uma diversidade de grupos e laboratórios de pesquisa brasileiros, compostos por estudantes, pesquisadores e professores

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

E-mail: contato@ceadd.com.br

Facebook: clique e acesse

Twitter: clique e acesse

 

Sobre o INCT.DD

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) é composto por uma rede de pesquisadores e universidades ao redor do mundo com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de democracia digital, governo eletrônico e política online. Os projetos realizados no âmbito do INCT envolvem a realização de estudos, prospecções e levantamentos que subsidiem a tomada de decisão no planejamento e nas várias fases da implementação de projeto; desenvolvimento de soluções digitais ou supervisão do desenvolvimento técnico; desenvolvimento e aplicação de instrumentos de avaliação; treinamento da equipe de TI e de governança de projetos; formação acadêmica qualificada para técnicos e agentes envolvidos no planejamento, na gestão e na execução de projetos; dentre outros.

O instituto conta com 26 laboratórios e grupos de pesquisa de 20 instituições brasileiras; 23 centros internacionais de 23 instituições estrangeiras, inclusive 3 dos 4 maiores centros na área de democracia digital do mundo; 20 Programas de Pós-Graduação (stricto sensu) brasileiros nas áreas de Comunicação, Ciência Política, Administração, Direito, Ciência da Computação e Interdisciplinar; 51 professores-pesquisadores brasileiros; 36 professores-pesquisadores estrangeiros. As linhas de pesquisa são: eParticipação, eDeliberation & Internet Based Public Sphere, Civil Society & Grassroots eDemocracy, ePolitics, Codes, Privacy & internet governance e eTransparency & Open Government.

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

Site: www.inctdd.org

E-mail: contato@ceadd.com.br

Facebook: clique e acesse

Twitter: clique e acesse

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link
 

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite). 

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite. 

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.