CEADD

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) é uma iniciativa de cooperação científica estabelecida entre diversas instituições do país, especializando-se no estudo da relação entre comunicação, internet e democracia. O objetivo do Centro é desenvolver pesquisas nas áreas que compõem o campo da democracia digital, a fim de debater os efeitos e consequências dos meios, recursos e plataformas de comunicação digital sobre a política, a sociedade e o Estado. Integram o CEADD uma diversidade de grupos e laboratórios de pesquisa brasileiros, compostos por estudantes, pesquisadores e professores

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

E-mail: contato@ceadd.com.br

Facebook: clique e acesse

Twitter: clique e acesse

 

Sobre o INCT.DD

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) é composto por uma rede de pesquisadores e universidades ao redor do mundo com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de democracia digital, governo eletrônico e política online. Os projetos realizados no âmbito do INCT envolvem a realização de estudos, prospecções e levantamentos que subsidiem a tomada de decisão no planejamento e nas várias fases da implementação de projeto; desenvolvimento de soluções digitais ou supervisão do desenvolvimento técnico; desenvolvimento e aplicação de instrumentos de avaliação; treinamento da equipe de TI e de governança de projetos; formação acadêmica qualificada para técnicos e agentes envolvidos no planejamento, na gestão e na execução de projetos; dentre outros.

O instituto conta com 26 laboratórios e grupos de pesquisa de 20 instituições brasileiras; 23 centros internacionais de 23 instituições estrangeiras, inclusive 3 dos 4 maiores centros na área de democracia digital do mundo; 20 Programas de Pós-Graduação (stricto sensu) brasileiros nas áreas de Comunicação, Ciência Política, Administração, Direito, Ciência da Computação e Interdisciplinar; 51 professores-pesquisadores brasileiros; 36 professores-pesquisadores estrangeiros. As linhas de pesquisa são: eParticipação, eDeliberation & Internet Based Public Sphere, Civil Society & Grassroots eDemocracy, ePolitics, Codes, Privacy & internet governance e eTransparency & Open Government.

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

Site: www.inctdd.org

E-mail: contato@ceadd.com.br

Facebook: clique e acesse

Twitter: clique e acesse

Congresso INCT.DD

Com o intuito de discutir as questões mais importantes sobre democracia, governo e política digitais, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) promove a terceira edição do seu Congresso anual com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O evento, que será realizado de forma online neste ano, acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro.

O debate é aberto ao público em geral e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do INCT.DD (https://www.youtube.com/inctdd).  

Sexta-Feira (30/10)  

19h – Contemporary Configurations of the Public Sphere 

Com: Lincoln Dahlberg e Hans Asenbaum (University of Canberra) 

Mediação: Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG)

Curso Edição de vídeo com smartphone

DIAS
5/10 (16h às 17h) - AULA 1
7/10 (16h às 17h) - AULA 2
9/10 (16h às 17h30) - AULA 3 - Ao vivo
12/10 (16h às 17h) - AULA 4
14/10(16h às 17h) - AULA 5
16/10 (16h às 17h30) - AULA 6  - Ao vivo
19/10 (16h às 17h) - AULA 7
21/10 (16h às 17h) - AULA 8
23/10 (16h às 17h30) - AULA 9  - Ao vivo
26/10 (16h às 17h) - AULA 10
28/10 (16h às 17h) - AULA 11
30/10 (16h às 17h30) - AULA 12  - Ao vivo

HORÁRIO : 16:00 às 17:30

As aulas acontecerão para alunos previamente inscritos na atividade

Roda de conversa "Destão e política culturais municipais e os impactos da COVID 19"

O quê: Roda de Conversa “Gestão e políticas culturais municipais e os impactos da Covid-19”
Quando: sexta-feira, 30/10, às 16h
Onde: pelo Facebook da FACOM e pelo aplicativo Zoom (No Zoom, há possibilidade de certificação de participação). 

Mais informações aqui

Congresso Intercom 2020

A realização do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) foi confirmada para o ano de 2020. A edição nacional deste ano será realizada de 1º a 10 de dezembro em formato virtual, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta é a primeira vez na história do congresso que ele será virtual, decisão tomada diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 que inviabiliza a reunião presencial de milhares de pessoas.

O evento contará com uma programação composta por mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos e festa online de premiação. A programação completa pode ser conferida no site da Intercom