CEADD

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) é uma iniciativa de cooperação científica estabelecida entre diversas instituições do país, especializando-se no estudo da relação entre comunicação, internet e democracia. O objetivo do Centro é desenvolver pesquisas nas áreas que compõem o campo da democracia digital, a fim de debater os efeitos e consequências dos meios, recursos e plataformas de comunicação digital sobre a política, a sociedade e o Estado. Integram o CEADD uma diversidade de grupos e laboratórios de pesquisa brasileiros, compostos por estudantes, pesquisadores e professores

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

E-mail: contato@ceadd.com.br

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Sobre o INCT.DD

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) é composto por uma rede de pesquisadores e universidades ao redor do mundo com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nas áreas de democracia digital, governo eletrônico e política online. Os projetos realizados no âmbito do INCT envolvem a realização de estudos, prospecções e levantamentos que subsidiem a tomada de decisão no planejamento e nas várias fases da implementação de projeto; desenvolvimento de soluções digitais ou supervisão do desenvolvimento técnico; desenvolvimento e aplicação de instrumentos de avaliação; treinamento da equipe de TI e de governança de projetos; formação acadêmica qualificada para técnicos e agentes envolvidos no planejamento, na gestão e na execução de projetos; dentre outros.

O instituto conta com 26 laboratórios e grupos de pesquisa de 20 instituições brasileiras; 23 centros internacionais de 23 instituições estrangeiras, inclusive 3 dos 4 maiores centros na área de democracia digital do mundo; 20 Programas de Pós-Graduação (stricto sensu) brasileiros nas áreas de Comunicação, Ciência Política, Administração, Direito, Ciência da Computação e Interdisciplinar; 51 professores-pesquisadores brasileiros; 36 professores-pesquisadores estrangeiros. As linhas de pesquisa são: eParticipação, eDeliberation & Internet Based Public Sphere, Civil Society & Grassroots eDemocracy, ePolitics, Codes, Privacy & internet governance e eTransparency & Open Government.

Coordenador: Wilson da Silva Gomes

Site: www.inctdd.org

E-mail: contato@ceadd.com.br

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Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.

Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares

O quê: Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares
Quando: Até 12 de novembro de 2021
Normas disponíveis emhttps://www.facom.ufba.br/portal2017/arquivo/7/1/normas-e-formularios (ou diretamente em: https://www.facom.ufba.br/portal2017/upload/arquivos/Regulamento%20atividades%20complementares_Aprovado_10_12_18.pdf)

As/os estudantes que não entregarem os comprovantes ou não integralizarem as 300 horas devidas não poderão efetuar a matrícula na disciplina COM118 - TCC no próximo semestre.  As cópias dos documentos devem ser entregues por meio de email enviado para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Exemplo de como deve ser o email:
 
Assunto (sem aspas):
“ATIVIDADES COMPLEMENTARES – NOME DA/DO ESTUDANTE COMPLETO”
 
Corpo do email (sem aspas):
“NOME COMPLETO
MATRÍCULA: 202012020
ATIVIDADES:
100 horas de estágio - empresa tal
100 horas de extensão - Produtora Jr
100 horas de pesquisa - iniciação científica sob orientação do/a professor/a Sicrano/a de Tal

Cópias dos comprovantes das atividades complementares nomeadas conforme lista acima e anexadas a este email.”

 

Aniversário da FACOM