Entre o Político, o Etnográfico e o Artístico: pesquisador argentino discute documentário latino-americano na Facom-UFBA

Publicado em: 12-07-2018

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da UFBA (PósCom) recebe o pesquisador argentino Javier Campo. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pesquisador do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas), Javier também é editor da revista Cine Documental.

Em sua visita ao Póscom o pesquisador oferece o Minicurso “Teorias do cinema documentário da América Latina: encruzilhada com o político, o etnográfico e o artístico” nos dias 17, 18 e 19/07 (de terça a quinta-feira) com o objetivo de problematizar o documentário, enquanto registro cinematográfico e discurso social, através de uma análise das teorias, diferentes estilos autorais e as modalidades dadas em momentos históricos específicos, com destaque para a contribuição dos estudos políticos, artísticos e antropológicos.

Encerrando o ciclo de atividades do minicurso, o professor realizará uma Conferência “Documentário latino-americano: etnográfico, político, artístico?”, no dia 20 de julho, às 18h, com entrada franca, sujeita à lotação do espaço.

SERVIÇO

Quando: 17, 18 e 19/07 (de terça a quinta-feira), das 18h às 21h

Inscrições gratuitas

Local: Sala 6 da Facom/UFBA

Conferência “Documentário latino-americano: etnográfico, político, artístico?”

Quando: 20/07 (sexta-feira), às 18h

Local: Sala 6 da Facom/UFBA

Mais informações: www.lafposcom.com.br | lafposcom@gmail.com

Programa do Minicurso

17/07 (terça-feira): O documentário como um estudo de diferentes culturas: Estudos Etnográficos

18/07 (quarta-feira): O documentário como ferramenta de transformação e discussão política: Estudos Políticos

19/07 (quinta-feira): O documentário como representação do trabalho criativo artístico: Estudos Artísticos

SOBRE JAVIER CAMPO

Javier Campo é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e pesquisador do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas). Co-diretor da revista Cine Documental e editor associado da Latin American Perspectives. Membro do Centro de Investigación y Nuevos Estudios sobre Cine (FFyL-UBA), campo também atua na UNICEN (UNICEN - Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires) como professor de Estética Cinematográfica e diretor do Departamento de História da Arte (Facultad de Arte, UNICEN).

Entre as suas publicações, desatacam-se os títulos:

A trail of fire for political cinema: The hour of the furnaces fifty years later (2018, Organizador)

Revolución y Democracia. El cine documental argentino del exilio (1976-1984) (2017)

Cine documental argentino: entre el arte, la cultura y la política (2012)

Cine documental, memoria y derechos humanos (2007, Organizador)

Directory of World Cinema: Argentina (2014, Co-autor)

World Film Locations: Buenos Aires (2014, Co-autor)

Una historia del cine político y social en Argentina (2009 e 2011, Co-autor)

Reflexiones teóricas sobre cine contemporáneo (2011, Co-autor)

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite).

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite.

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.