Nota da Reitoria

Publicado em: 29-05-2018

À Comunidade UFBA

 

A Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas prerrogativas, comunica a retomada das aulas de graduação e pós-graduação, a partir desta quarta-feira, 30 de maio.

 

A decisão foi tomada após constatarmos o restabelecimento de condições suficientes de mobilidade urbana, também com a informação das autoridades municipais de Salvador, tanto por meio da imprensa quanto em contato direto, de circulação ora regular da frota de ônibus. A situação do IMS-CAT, em Conquista, está sendo apreciada e será objeto de decisão específica da unidade, em acordo com a Reitoria.

 

Cumpre observar, porém, que os efeitos deste momento de tamanha instabilidade conjuntural não cessaram instantânea e completamente e podem ainda afetar o acesso e as atividades de docentes, discentes ou técnicos. Dessa forma, no espírito de manifestações anteriores, pedimos a compreensão de docentes para que, nesta semana, sejam evitadas avaliações e aplicações de faltas. O bom senso e o espírito de colaboração devem prevalecer em momentos assim delicados. E eles devem emanar bem mais da comum autoridade acadêmica construída por cada agente responsável pela instituição do que de decisões sumárias da autoridade constituída.

 

Importa salientar que esse espírito também se aplica às atividades de nosso corpo de servidores. Como registramos em nota anterior, ao suspendermos aulas, mencionamos a manutenção das demais atividades, “em conformidade com planejamento de unidades e setores, que avaliarão as condições efetivas para sua operação”. Reiteramos, portanto, a importância dessa orientação geral, pela qual tivemos em conta o sentimento de dever e o desejo dos servidores docentes e técnicos de fazerem funcionar nossa instituição, mas deixamos esse discernimento para cada unidade e setor, capazes que são de estabelecer um diálogo construtivo e mais aptos que estão para avaliar especificidades, no melhor interesse da instituição e da sociedade.

 

Gabinete da Reitoria

Universidade Federal da Bahia

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019