Aluna da FACOM desenvolve primeiro podcast da Câmara Municipal de Salvador

Publicado em: 05-10-2021

O primeiro podcast da Câmara Municipal de Salvador é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de uma aluna da Faculdade de Comunicação. O Podcam, desenvolvido pela concluinte de Jornalismo Marcela Vilar e lançado em setembro deste ano, já conta com dois episódios disponíveis no Youtube e na plataforma Spotify. Dentre os temas abordados na produção estão a história da Câmara de Salvador, o papel dos vereadores e do legislativo municipal, além dos projetos marcantes da mais antiga Câmara sediada em uma capital brasileira. 

O Trabalho de Conclusão de Curso de Marcela contou com a orientação da professora Lívia Vieira e será defendido remotamente em novembro, com a participação da professora Malu Fontes e do ex-prefeito de Salvador Mário Kertész. Interessados no assunto, além de acompanhar os sete capítulos do Podcast disponibilizados on-line, podem também assistir à defesa pública, às 14h do dia 17/11.  

Segundo Marcela Vilar, o principal objetivo do trabalho é despertar o interesse pela política local. Já a vontade de investigar o tema surgiu da percepção de que o assunto não era notado devidamente por familiares, pessoas próximas e até pela mídia. “No máximo, o que os veículos de comunicação daqui fazem é cobrir alguma sessão que tenha a votação de um projeto importante, o que se reduz às declarações do vereador ou a reproduzir releases. Isso me incomodava muito, porque a Câmara é nosso parlamento municipal, é por lá que passam várias decisões importantes. Eu não queria falar somente sobre os projetos, mas como os projetos impactam a vida das pessoas de Salvador”, justifica Marcela. 

Por ter desenvolvido o trabalho remotamente, em razão da pandemia, Marcela explica que o processo foi desafiador. “O principal desafio foi produzir tudo sozinha, como a pesquisa e contato com os vereadores, tudo isso sem equipamentos. Foi uma pena não poder usar, por exemplo, o estúdio de rádio da FACOM ou fazer as entrevistas presencialmente, o que prejudicou um pouco a qualidade do áudio”, lamenta Marcela. A estudante, no entanto, destacou o apoio que teve da orientadora, a professora Lívia Vieira, e da professora Maria Carmen, que a auxiliou a delinear o produto na disciplina de Elaboração de Projeto. Também destacou o apoio da própria Câmara. “A Câmara tem recebido bem, tenho falado diretamente com alguns vereadores, divulgando os episódios e pedindo novidades sobre o mandato. E também publico bastante coisa pelo Instagram e Twitter. Eles  têm curtido, comentado e compartilhado. Então, acredito que eles tenham gostado”, confia. 

Acesse aqui o podcast. 

Programação do Podcam

1º episódio - O que a Câmara faz? - entrevistado: vereador Edvaldo Brito (PSD) [Disponível]

2º episódio - História da Câmara - entrevistadas: professora Avanete Pereira de Souza e a cientista social Gabriela Messias [Disponível]

3º episódio - Câmara Itinerante - entrevistado: vereador Suíca (PT)

4º episódio – Leo Kret: a primeira mulher trans eleita no Brasil - entrevistados: Leo Kret; presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmob), Adaílson Couto, e Walter Pinto Júnior, presidente do Conselho Municipal LGBT. 

5º episódio- Principais projetos no Nordeste de Amaralina - entrevistados: vereador Claudio Tinoco (DEM) e o presidente da Associação de Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN), Robson Vieira

6º episódio - Pretas por Salvador: o primeiro mandato coletivo da CMS - entrevista: vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

7º episódio - O que faz o presidente da Câmara? - entrevistado: Geraldo Júnior (MDB)


 

Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.

Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares

O quê: Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares
Quando: Até 12 de novembro de 2021
Normas disponíveis emhttps://www.facom.ufba.br/portal2017/arquivo/7/1/normas-e-formularios (ou diretamente em: https://www.facom.ufba.br/portal2017/upload/arquivos/Regulamento%20atividades%20complementares_Aprovado_10_12_18.pdf)

As/os estudantes que não entregarem os comprovantes ou não integralizarem as 300 horas devidas não poderão efetuar a matrícula na disciplina COM118 - TCC no próximo semestre.  As cópias dos documentos devem ser entregues por meio de email enviado para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Exemplo de como deve ser o email:
 
Assunto (sem aspas):
“ATIVIDADES COMPLEMENTARES – NOME DA/DO ESTUDANTE COMPLETO”
 
Corpo do email (sem aspas):
“NOME COMPLETO
MATRÍCULA: 202012020
ATIVIDADES:
100 horas de estágio - empresa tal
100 horas de extensão - Produtora Jr
100 horas de pesquisa - iniciação científica sob orientação do/a professor/a Sicrano/a de Tal

Cópias dos comprovantes das atividades complementares nomeadas conforme lista acima e anexadas a este email.”

 

Aniversário da FACOM