Professores da FACOM compõem a lista de pesquisadores reconhecidos em ranking da América Latina

Publicado em: 05-10-2021

A Universidade Federal da Bahia figura como a vigésima colocada entre as instituições com os pesquisadores mais bem avaliados segundo o Latin America Top 10,000 Scientists. Dentre os pesquisadores da UFBA com melhores posições, segundo os indicadores analisados no ranking, está o docente da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA) André Lemos, que figura entre os 1.000 pesquisadores da América Latina com o melhor índice de citações. Também aparecem na listagem, de acordo com o número de citações, Marcos Palacios, docente aposentado da instituição que figura entre os 10.000 mais citados da América Latina, e Suzana Barbosa, docente da FACOM que está entre os 1.000 mais citados do Brasil. 

O ranking foi elaborado a partir do AD Scientific Index (Índice Científico ‘Alper-Doger’), um sistema de classificação e análise que tem como base o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de cada um dos pesquisadores. A partir disso, fornece classificações de instituições com base nas características dos cientistas afiliados.

Para classificar a UFBA no ranking como a vigésima entre as instituições da América Latina, por exemplo, o sistema analisou todos os acadêmicos da instituição classificados no mundo entre os 10.000 e 100.000 melhores no ranking universitário. Segundo o relatório do Latin America Top 10,000, o ranking reflete os resultados das políticas científicas das instituições e revela a competência delas em atrair, reter e valorizar cientistas de alta qualidade.

Conheça alguns dos trabalhos mais citados produzidos pelos pesquisadores da FACOM/UFBA:

Lemos, André. "Cibercultura." Porto Alegre: Sulina 320 (2002).

Lemos, André, and Pierre Lévy. "O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária." São Paulo: Paulus 13 (2010).

PALACIOS, Marcos. Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo On-line: o lugar da Memória. (In: MACHADO, Elias & PALACIOS, Marcos (Orgs), Modelos do Jornalismo Digital, Salvador: Editora Calandra, 2003)

BARBOSA, Susana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, PT: Livros LabCom, 2013, p. 33-54 

Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.

Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares

O quê: Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares
Quando: Até 12 de novembro de 2021
Normas disponíveis emhttps://www.facom.ufba.br/portal2017/arquivo/7/1/normas-e-formularios (ou diretamente em: https://www.facom.ufba.br/portal2017/upload/arquivos/Regulamento%20atividades%20complementares_Aprovado_10_12_18.pdf)

As/os estudantes que não entregarem os comprovantes ou não integralizarem as 300 horas devidas não poderão efetuar a matrícula na disciplina COM118 - TCC no próximo semestre.  As cópias dos documentos devem ser entregues por meio de email enviado para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Exemplo de como deve ser o email:
 
Assunto (sem aspas):
“ATIVIDADES COMPLEMENTARES – NOME DA/DO ESTUDANTE COMPLETO”
 
Corpo do email (sem aspas):
“NOME COMPLETO
MATRÍCULA: 202012020
ATIVIDADES:
100 horas de estágio - empresa tal
100 horas de extensão - Produtora Jr
100 horas de pesquisa - iniciação científica sob orientação do/a professor/a Sicrano/a de Tal

Cópias dos comprovantes das atividades complementares nomeadas conforme lista acima e anexadas a este email.”

 

Aniversário da FACOM