Encontros do Lab404 discute ativismo digital no sul global

Publicado em: 30-09-2021

A próxima edição do Encontros do Lab404 — evento promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (FACOM/UFBA) — convida Rodrigo Firmino para discutir tecnopolíticas urbanas e ativismo digital no sul global. O evento ocorre às 9h desta sexta-feira (01/10), conta com mediação do coordenador do Lab404, prof. André Lemos, e pode ser assistido no Youtube.

Essa fala pretende apresentar pesquisa recente sobre a ressignificação de fluxos e infraestruturas urbanas por meio do engajamento com movimentos de ativismo digital da periferia. Partiu-se do pressuposto que essas formas de disputa por direitos e processos de reapropriação de territórios e infraestruturas manifestam um reposicionamento do urbano periférico como centro epistemológico no contexto do sul global. A partir de um processo de coprodução de conhecimento em parceria com um coletivo de jornalismo de dados no Complexo da Maré (data_labe), o objetivo foi examinar o cruzamento entre ativismo digital e urbanismo de dados como prática que busca decolonizar o conhecimento sobre a cidade e reconceituar o lugar da periferia no debate público.

Rodrigo Firmino é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR e membro-fundador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). É bolsista produtividade 1C do CNPq, com doutorado em planejamento urbano e regional pela Newcastle University (2004) e mestrado em arquitetura e urbanismo pela USP (2000). Foi pesquisador visitante do Urban Lab da University College London (2015-2016) e é editor associado da revista Urbe.

SERVIÇO

O quê: Encontros do Lab404
Quando: 01/10/2021, às 9h
Onde: No canal do Youtube do Lab404 

Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.

Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares

O quê: Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares
Quando: Até 12 de novembro de 2021
Normas disponíveis emhttps://www.facom.ufba.br/portal2017/arquivo/7/1/normas-e-formularios (ou diretamente em: https://www.facom.ufba.br/portal2017/upload/arquivos/Regulamento%20atividades%20complementares_Aprovado_10_12_18.pdf)

As/os estudantes que não entregarem os comprovantes ou não integralizarem as 300 horas devidas não poderão efetuar a matrícula na disciplina COM118 - TCC no próximo semestre.  As cópias dos documentos devem ser entregues por meio de email enviado para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Exemplo de como deve ser o email:
 
Assunto (sem aspas):
“ATIVIDADES COMPLEMENTARES – NOME DA/DO ESTUDANTE COMPLETO”
 
Corpo do email (sem aspas):
“NOME COMPLETO
MATRÍCULA: 202012020
ATIVIDADES:
100 horas de estágio - empresa tal
100 horas de extensão - Produtora Jr
100 horas de pesquisa - iniciação científica sob orientação do/a professor/a Sicrano/a de Tal

Cópias dos comprovantes das atividades complementares nomeadas conforme lista acima e anexadas a este email.”

 

Aniversário da FACOM