Em ato público, UFBA defende a ciência, a vida e a educação pública

Publicado em: 12-05-2021

Na próxima terça-feira, 18/05/2021, às 9h, acontece ato público nacional em defesa da educação organizado pela Universidade Federal da Bahia. O ato "Educação contra a barbárie" será transmitido ao vivo pelo canal da TV UFBA, no Youtube, e será aberto à participação de toda comunidade acadêmica e externa.

Em convocação à comunidade, a UFBA reafirma seu compromisso com o conhecimento, com a democracia e com a solidariedade, em contraposição ao contexto de ignorância, autoritarismo e indiferença que tem marcado o estado de barbárie ao qual a sociedade brasileira é conduzida.

“ Por um lado, temos um projeto de nação digna, civilizada e democrática, em função do qual impõe-se a defesa da vida e da cultura, que se traduz tanto em investimentos no Sistema Único de Saúde e no meio ambiente, quanto em escolas, universidades e agências de fomento à pesquisa”, afirma a nota. “Vemos, por outro lado, as garras da barbárie, que se fortalece onde quer que se disseminem a ignorância e a desproteção da vida. Taxar livros enquanto se estimula o acesso a armas é um sintoma a mais dessa barbárie que viceja nos múltiplos gestos de um governo que, a todo tempo, ao invés de favorecer o diálogo e a unidade de ações solidárias embasadas na ciência, estende ao espaço público o modelo da “guerra de todos contra todos” antes próprio das redes sociais”, completa.

Leia aqui o texto completo produzido pela Universidade.

SERVIÇO

O quê: Ato público “Educação contra a barbárie — todas em defesa da ciência e da vida contra o desmonte da educação pública"

Quando: terça-feira, 18/05, às 9h