Roda de conversa discute processos de construção e resistência das comunidades quilombolas

Publicado em: 11-05-2021

Acontece nesta sexta-feira, 14/05, às 16h, a Roda de Conversa "Das contações de histórias às ferramentarias digitais: processos de construção e (R)existência das comunidades quilombolas". A atividade é organizada pela Agênca Experimental em Comunicação e Cultura da FACOM │UFBA, com o apoio do projeto Em casa com a FACOM e será realizada pelo Zoom, com exibição pelo Facebook da FACOM

A atividade tem como propósito fomentar diálogo e reflexão entre as/os participantes sobre as dimensões das formas de comunicação nas comunidades negras e os usos das ferramentarias digitais na amplificação de vozes. 

Participam da Roda de Conversa:

Preto Ric: Mestrando em Cultura e Sociedade Pós-Cultura/IHAC-UFBA. Desenvolve estudo sobre o acesso e preservação audiovisual de material produzido sobre comunidades quilombolas de Salvador.

Aparecida Mendes: Mestra em Desenvolvimento Sustentável junto aos Povos e Terras Tradicionais - UnB, Quilombola Conceição das Criolas - Salgueiro /PE, Membro CONAQ. 

Cardes Amâncio: Doutor em Estudos de Linguagens - CEFET-MG Diretor, Produtor e Realizador Audiovisual

Eunice de Souza Franco: Presidente da Associação Quilombola Marques - MG

José Roberto Severino: Orientador da Agência Experimental, é professor na Faculdade de Comunicação e no programa Cultura e Sociedade, do IHAC. Doutor em História, Pesquisa Memória e patrimônio cultural, e o papel do audiovisual nas práticas de memórias. Coordena o Grupo de pesquisa Memória e Identidade (PósCultura/UFBA).

SERVIÇO

O quê: Roda de Conversa "Das contações de histórias às ferramentarias digitais: processos de construção e (R)existência das comunidades quilombolas".
Quando: 14/05, às 18h
Onde: Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82182789783) ou Facebook da FACOM