Evento discutirá política ambiental do Brasil e impactos nas relações internacionais

Publicado em: 10-04-2021

Acontece nesta sexta-feira, 16/04, a roda de conversa "Comunidade, desenvolvimento, impactos socioambientais e a relação do Brasil com o mundo", com o objetivo de refletir os impactos ambientais e econômicos nas nossas vidas e na relação do Brasil com outras nações. A atividade, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação e Cultura (AECC), acontece às 16h, no Zoom, com transmissão pelo Facebook da FACOM.

Como podemos pensar na política ambiental do Brasil daqui para frente? Temos chance de mudança e de retomada do protagonismo “positivo” na política ambiental global? Como proporcionar uma justiça ambiental para os povos tradicionais? Como garantir que Direitos Humanos e Ambientais sejam acessíveis a todos e todas? Essas são algumas questões que conduzirão o debate, a partir de temas como o reforço da política ambiental exploratória no país, o avanço da exploração mineral e do agronegócio, invasões de terras pertencentes aos povos tradicionais brasileiros.

Participarão da atividade:

Nádia dos Santos da Conceição (mediação), jornalista e produtora em Comunicação e Cultura. Formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA). Doutora e Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/ PosCultura - UFBA); Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM). Editora voluntária da Agência de Notícias em CT&I-Ciência e Cultura UFBA.

Vítor de Souza da Costa, doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisa as relações entre Desenvolvimento Extrativista e os usos do Sistema de Justiça Criminal, além dos vínculos entre classes sociais e relações raciais

Daniel Maurício de Aragão, professor Associado da Universidade Federal da Bahia - UFBA. ] Doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem interesse e desenvolve pesquisas em estudos críticos da globalização e da governança global, direitos humanos e empresas, atores não-estatais e cooperação internacional para o desenvolvimento.

José Roberto Severino, orientador da Agência Experimental, é professor na Faculdade de Comunicação e no programa Cultura e Sociedade, do IHAC. Doutor em História, Pesquisa Memória e patrimônio cultural, e o papel do audiovisual nas práticas de memórias. Coordena o Grupo de pesquisa Memória e Identidade (PósCultura/UFBA).

SERVIÇO:

O quê: Roda de Conversa "Comunidade, desenvolvimento, impactos socioambientais e a relação do Brasil com o mundo"

Quando: 16/04, às 16h

Onde: Zoom ( https://us02web.zoom.us/j/89559977460) e Facebook da FACOM