Cinema Negro

Publicado em: 26-03-2018

Entre os dias 11 e 15 de abril de 2018, a cidade de Salvador sedia a I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba. O festival internacional de cinema reunirá mais de 35 obras de curtas e longas metragens realizados entre 2015 e 2017, produzidos por cineastas negra(o)s brasileiros e de países africanos de língua portuguesa: Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

Em sua primeira edição, serão exibidos longas e curtas metragens de ficção, documentais, animações e experimentais, mesas de debates, oficina de animação para crianças, workshop de direção para documentário e ficção e workshop de gestão e elaboração de projetos. O festival terá mostras regulares na Sala Walter da Silveira (Dimas) e itinerantes nos bairros do Cabula, Uruguai e Garcia.

Com uma equipe formada por mulheres negras, o evento pretende visibilizar, difundir e debater a produção audiovisual realizada por cineastas negras(o)s de África e de sua diáspora. Diálogos sobre gênero e sexualidade também estarão presentes, a fim de estimular processos afirmativos de identificação.

A Mostra homenageia o professor e pesquisador Mahomed Bamba, Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor na Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA). O cineasta, nascido na Costa do Marfim, foi responsável pela formação de  estudantes de cinema que propõem um nova leitura sobre as narrativas fílmicas, ao destacar as produções do continente africano.

A I Mostra Itinerante de Cinema Negro – Mahomed Bamba tem parcerias com a  Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, Diretoria de Audiovisual da Bahia - Dimas, Diretoria de Espaços Culturais, Espaço Cultural de Alagados, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, Ponto de Cultura Boiada Multicor - Uniraam, Aliança Francesa e Centro de Comunicação Democracia e Cidadania (CCDC).

Para mais informações: comunicacaomahomedbamba@gmail.com

Facebook.com/MostraDeCinemaMahomedBamba

Instagram: @CinemaNegro

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019