UFBA adia início das atividades presenciais no novo semestre

Publicado em: 01-03-2021

A Universidade Federal da Bahia, seguindo análise e orientação do Comitê de Assessoramento do Coronavírus UFBA, decidiu adiar por 15 dias, a partir da próxima segunda-feira, dia 01 de março, o início das atividades presenciais do semestre 2021.1. A decisão foi objeto da portaria nº 024/2021, publicada nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. As atividades remotas, não-presenciais, que representam quase a totalidade dos componentes oferecidos no semestre letivo, estão mantidas conforme o calendário aprovado pelo Consepe.

Esta decisão levou em consideração o agravamento da situação epidemiológica da pandemia da COVID-19 na Bahia e em Salvador nas últimas duas semanas, com aumento do número de casos e óbitos e elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares de UTI, evidenciando a necessidade urgente de aumentar a proteção das pessoas que atuam na UFBA em atividade presencial excepcional, nesse momento e nos próximos dias, diminuindo a circulação de pessoas e promovendo o distanciamento social, até que se reduza a ocorrência de novos casos e o risco de infecção.

A iniciativa, portanto, está em consonância com as medidas de restrição de circulação de pessoas e de atividades diversas, anunciadas pelo Governo Estadual e prefeituras municipais de Salvador e dos municípios da Região Metropolitana de Salvador, a fim de reduzir o risco de transmissão e a ocorrência de novos casos da doença.

O Comitê de Assessoramento do Coronavírus UFBA, ressaltou seu coordenador, professor Eduardo Mota, “irá monitorar diariamente as medidas coletivas de controle da pandemia analisando os seus efeitos na diminuição da crise e consequente melhoria das condições de segurança das atividades acadêmicas presenciais, visando à sua adequação e reposição, conforme o calendário acadêmico”.

Com informações de Ufba em Pauta