Segunda edição do Congresso Virtual traz variada programação artística e discussão de temas atuais

Publicado em: 16-02-2021

A UFBA inicia no dia 22 de fevereiro a segunda edição de seu Congresso Virtual. O ato de abertura começará às 10h, com discurso do reitor João Carlos Salles, seguido de apresentações culturais. A programação completa já pode ser conferida no site do evento; já as inscrições seguem abertas aos interessados, que receberão certificado de participação. 

O evento em 2021 inicia o primeiro dia com manifestações culturais que dão o tom da diversidade dos cinco dias de programação: o toque dos alabês do projeto Rum Alagbê, regidos por Iuri Passos, o berimbau do mestre Nenel, e os violoncelos da Orquestra Sinfônica da UFBA, regidos pelo maestro José Maurício Brandão, com a participação das solistas Vanda Otero e Flávia Albano. Logo a seguir, às 10h30, a filósofa e professora da USP Marilena Chauí fará a conferência de abertura, intitulada "O exercício e a dignidade do pensamento: o lugar da universidade brasileira".

O Congresso Virtual 2021 recebeu número recorde de propostas de atividades. Além de convidados de destaque nacional e internacional da ciência, da cultura e da arte, a programação traz mais de 900 mesas de discussão sobre temas importantes na atualidade, além de 143 atividades artísticas gravadas e mais de 3 mil vídeo-pôsteres de estudantes da UFBA apresentando suas atividades de pesquisa. A programação, que se estende até o dia 26 de fevereiro, faz parte da carga horária do semestre letivo 2021.1.