coletânea resgata duas décadas de pesquisas realizadas no grupo de pesquisa em Jornalismo On-line

Publicado em: 22-01-2021

Está disponível gratuitamente, no Repositório Institucional da UFBA, uma nova coletânea organizada pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM │FACOM/UFBA). De título “GJOL 20 anos: A trajetória da pesquisa na pós-graduação”, a obra resgata o histórico de duas décadas de pesquisas realizadas no grupo. O ebook reúne 25 trabalhos feitos por integrantes do GJOL que contribuíram para a evolução dos estudos em jornalismo digital no Brasil. 

Os capítulos do e-book editado pela Edufba, após aprovação no edital Judith Grossmann, estão divididos em cinco seções temáticas: Conceitos, Práticas, Didática, Produtos e Dispositivos. A distribuição dos artigos e comunicações de eventos dos pesquisadores pretende ajudar o leitor a compreender a trajetória da pesquisa em jornalismo digital desenvolvida no ambiente do GJOL.

A organização da coletânea foi realizada por Washington José de Souza Filho e por Adalton dos Anjos Fonseca, ambos membros do grupo. Eles também contaram com a curadoria da atual coordenadora do grupo, Suzana Barbosa, e dos fundadores do GJOL Elias Machado e Marcos Palacios.

Segundo os organizadores, o livro permite visualizar as várias fases do histórico de trabalhos construídos pelos membros do GJOL. “As pesquisas realizadas pelos membros do grupo acompanharam e refletiram, por meio de diferentes abordagens e metodologias, variados aspectos das práticas e teorias vinculadas ao jornalismo digital”, informa os organizadores.

A Coletânea “GJOL 20 anos: A trajetória da pesquisa na pós-graduação” compõe o segundo volume de publicações especiais do GJOL para comemorar os 20 anos de existência. No primeiro volume, “GJOL 20 anos: Textos fundadores e Metodológicos”, os capítulos se caracterizam por demarcar as diversas aproximações do Grupo no campo da Metodologia para a pesquisa em Jornalismo Digital.

O primeiro volume pode ser acessado aqui https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27613