Balanço mostra que, apesar de período atípico, Faculdade de Comunicação manteve-se atuante

Publicado em: 22-12-2020

Que o ano de 2020 aconteceu fora da normalidade todos nós sabemos. Com a pandemia de Covid-19, o distanciamento social e as atividades remotas tornaram-se um imperativo. Na UFBA, a decisão de suspender as atividades vigorou tão logo o cenário de pandemia mostrou-se grave, ameaçando a saúde e integridade física de toda a comunidade acadêmica. 

Foi esse contexto que exigiu das Unidades Universitárias adaptação à nova realidade, sem deixar de lado o seu propósito de produzir, transmitir e difundir cultura e conhecimentos. Desde então, a Faculdade de Comunicação da UFBA buscou alternativas para continuar no cumprimento de sua missão, desenvolvendo continuamente atividades de pesquisa, extensão e ensino moldadas ao novo formato.

Para Suzana Barbosa, o momento foi desafiador, mas mostrou uma grande capacidade de resiliência e geração de conhecimento, além de propiciar aprendizados. “Embora não estivéssemos, durante esses 10 meses, vivenciando o espaço físico da nossa faculdade tal como estávamos acostumados, é importante ressaltar o grande engajamento e solidariedade desse período”, ressaltou. A diretora lembrou o papel essencial de cada grupo parte da comunidade acadêmica da FACOM, a exemplo dos profissionais terceirizados que, com todas as medidas recomendadas de segurança sanitária, mantiveram a integridade do patrimônio físico da FACOM. 

Os grupos de pesquisa e extensão mantiveram suas atividades, dessa vez com a missão ainda mais forte de difundir o conhecimento produzido e aproximar-se da sociedade. Em formatos variados — das frequentes lives a artigos —, esses grupos produziram conteúdos diversos que ainda podem ser conferidos em seus respectivos canais. Temos como exemplo dessa extensa produção os ensaios do Dossiê Covid-19, produzido pelo Lab404, os encontros ao vivos proporcionados pelo GJOL, as resenhas e reflexões publicadas pelo GITS, as dicas e reflexões publicadas pelo A-Tevê, as pesquisas publicadas pelo INCT.DD, que abordam a Covid-19 sob a perspectiva da política online e da democracia digital e as resenhas críticas do GRIM

As Agências Experimental e Ciência e Cultura aproveitaram o momento para tratar temas como divulgação científica, cultura, práticas religiosas, dentre outros assuntos contextualizados com o momento vivido. O Programa de Educação Tutorial — PETCOM — lançou a décima oitava edição da sua revista virtual, a Fraude, com uma atenção especial a temas ligados às artes, como a literatura e as artes visuais. Também fizeram parte do 2020 da Faculdade de Comunicação os esforços para organizar o Congresso Intercom em sua primeira edição virtual.  

Com o encerramento do Semestre Letivo Suplementar, também pudemos conferir as produções acadêmicas dos estudantes em cada uma das disciplinas oferecidas nesse semestre letivo. O projeto Quem faz Literatura na Bahia, uma realização dos discentes da disciplina Oficina de Produção em Cultura, misturou poesia, prosa e performance em uma discussão sobre literatura baiana. O tema, aliás, também foi objeto de estudo em uma das fanzines da disciplina Comunicação Jornalística, que também originou publicações sobre tecnologia e educação e cultura brasileira. Na Oficina de Comunicação Escrita, alunos publicaram textos ao longo do semestre no blog da disciplina e também produziram conteúdos para redes sociais. 

Ao final da matéria, é possível acessar o link para os canais de cada um dos grupos ativos na FACOM e conhecer a atuação de cada um deles.

Projeto Em Casa com a FACOM

Para integrar dar visibilidade a toda essa produção de 2020, além de integrar a comunidade acadêmica e aproximar-se do público externo, foi criado em abril o projeto Em Casa com a FACOM. De execução do Núcleo de Comunicação e Extensão (NCE/FACOM), com o apoio dos laboratórios de ensino, o projeto promoveu rodas de conversas, lives, artigos e cursos online, sobre temas diversos de interesse da comunidade interna e externa: cobertura jornalística, saúde mental, produção cultural, semiótica, música,  podcast, acessibilidade e inclusão, educação para mídia, dentre outros.

No total, foram 36 rodas de conversas promovidas que tiveram como convidados não só professores e pesquisadores da própria Faculdade de Comunicação, como docentes, pesquisadores e profissionais de outras instituições. Além das atividades ao vivo, a produção nas redes sociais esteve a todo o vapor: 1 vídeo-tutorial sobre como gravar vídeos on-line, 10 IGTVs em que pesquisadores falaram sobre suas investigações em andamento, uma série de 12 programas no Youtube sobre Cinema, dentre outros. 

“Avalio o projeto como positivo. A iniciativa envolveu muita gente da comunidade de fora da UFBA, o que mostra que atividades de extensão como essa devem, sim, continuar. Mesmo em outros cenários. Acredito que essa é uma proposta que pode ser incorporada na rotina do próprio Núcleo de Comunicação e Extensão”, afirma Ivanise Andrade, coordenadora do projeto. A diretora Suzana Barbosa completa. “Ao final desde ano, quando olhamos atrás e vimos toda a dimensão que o projeto tomou, temos a sensação de que fizemos um bom trabalho. Que em 2021 a gente tenha muito mais serenidade, que sigamos unidos na produção de mais e melhor conhecimento para a sociedade”, finaliza. 

Todo acervo de debates e publicações podem ser conferidas a qualquer momento, no Youtube da FACOM, no Instagram e no próprio site da Unidade

GIG@ - Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura

LAF - Laboratório de Análise Fílmica

A-tevê: Laboratório de Análise de Teleficção

TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação : 

CEPAD - Análise do Discurso e Mídia:

Analítica

NJor - Núcleo de estudos em jornalismo

Audiosfera - Música, Tecnologia e Cultura 

Etnomidia - Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades

Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC)

LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura: http://logosgrupo.com.br/

Memória e identidade - ativismos e políticas

NÚCLEO 3 - Grupo de estudo e pesquisa de práticas e de produtos discursivos da cultura midiática

Observatório da Economia Criativa 

Observatório de Políticas e Gestão Culturais

 

Seleção de aluno especial

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020

Seleção de aluno especial

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020

Seleção de aluno especial

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020

Seleção de aluno especial do Póscom

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020