Experiência com Jornal da FACOM é objeto de relato no 19º Encontro de Professores de Jornalismo (ENPJ)

Publicado em: 24-11-2020

A experiência com a apuração in loco e o jornalismo local, vivenciados por alunas/os de Comunicação durante a produção do Jornal da FACOM, será um dos destaques do 19º Encontro de Professores de Jornalismo (ENPJ), evento on-line que acontece de 25 a 27 de novembro. O relato da produção laboratorial, experimentada ao longo de 2019, será compartilhado por Alexandro Mota, pesquisador que foi professor substituto na FACOM e lecionou as disciplinas Oficina de Jornalismo Impresso e Temas Especiais em Jornalismo. 

Objeto do relato, a primeira edição de 2019.2 do Jornal da FACOM teve como tema os bairros de Salvador, seus problemas, singularidades e aspectos culturais. Penúltima edição antes da suspensão das atividades presenciais na Universidade, o JF Especial Bairros contribuiu para o exercício da atividade jornalística em contextos novos para os alunos, despertando a sensibilidade na identificação, tratamento e execução de pautas cotidianas, conforme sinaliza Alexandro Mota. 

Fotografia que ilustra a reportagem "Passando uma Barra para se manter", no JF (Foto: Dan Figliuolo/LABFOTO)

O pesquisador pontua, também, a importância experimental da apuração de reportagens em contextos comunitários, familiares, mas ao mesmo tempo desafiadores para os futuros jornalistas. “Ao longo da disciplina, propus muitos pequenos exercícios que têm relação com a prática do jornalismo, justamente para honrar o caráter de oficina. Essa atividade de pedir para trazer uma notícia do bairro foi uma das mais exitosas e achei importante, até para fechar o ciclo de experiência como professor substituto, compartilhar e, quem sabe, inspirar outros professores a replicá-la”, explica. 

A edição do JF Especial Bairros pode ser conferida on-line, bem como as edições anteriores do Jornal laboratorial. 

Foto de Capa: Luísa Calmon/LABFOTO