Cerimônia de abertura do Congresso Intercom recebe o professor Dr. Muniz Sodré

Publicado em: 24-11-2020

A cerimônia de abertura do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM 2020) traz o professor Dr. Muniz Sodré (UFRJ) como conferencista principal. Ele vai falar sobre o tema do evento “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” no dia 1º de dezembro, terça-feira, a partir das 10h, no auditório virtual Pelourinho. Com exibição gratuita e transmissão via Canal da Intercom no YouTube, o evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e segue até o dia 10 de dezembro na modalidade virtual.

O mais tradicional evento da área de Comunicação no país, vai reunir este ano em torno de 3.500 congressistas, 340 conferencistas, apresentação e discussão de trabalhos submetidos: 1.109 – Grupos de Trabalho (GPs) e 645 – Intercom Júnior (IJs), 295 finalistas Expocom, 22 eventos ao vivo e 76 oficinas e minicursos.

A mesa de abertura contará com a presença do reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, da diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA, Suzana Oliveira Barbosa, do presidente da Intercom, Giovandro Marcus Ferreira (UFBA/INTERCOM) e da coordenadora do Congresso, Ivanise Hilbig de Andrade (UFBA/INTERCOM). A atração musical da abertura será o violonista e professor da Escola de Música da UFBA nos cursos de graduação e pós-graduação, Mario Ulloa.

Muniz Sodré (UFRJ)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 40 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. Ocupa a cadeira 33 na Academia de Letras da Bahia.

Mario Ulloa (UFBA)

Natural da Costa Rica, Mario Ulloa estudou durante seis anos no Conservatório de Castella. É concertista pela Musikhochschule Köln, Alemanha e doutor em música pela Universidade Federal da Bahia. Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos (Nova York e outras cidades), México, Panamá, Costa Rica, Honduras, Equador, Bolívia, Argentina, Paraguai, e nas principais capitais brasileiras. Desde 1993 é professor da Escola de Música da UFBA nos cursos de graduação e pós-graduação.

PROGRAMAÇÃO

Este ano, em função da impossibilidade de realização de eventos científicos presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus, o congresso irá acontecer, pela primeira vez na sua história, de forma totalmente virtual. A realização anual do congresso, mesmo diante de um contexto tão adverso de emergência sanitária que envolve todos os países do mundo, evidencia o compromisso da INTERCOM e sua efetiva contribuição na constituição do campo científico da Comunicação, em diálogo constante com diversas áreas do conhecimento.

A programação científica final do Congresso está disponível no Portal da Intercom e será replicada nas redes sociais do evento. Uma equipe formada por cerca de 150 pessoas está trabalhando na preparação da plataforma virtual onde irão acontecer atividades do congresso, na configuração das salas de Grupos de Pesquisa, Intercom Jr., oficinas e minicursos, além da programação cultural.

Apesar da mudança de modalidade - de presencial para virtual - a 43a edição do Congresso Nacional da INTERCOM continuará contando com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que sediaria o encontro presencial. Mas, este ano, o palco para as discussões sobre o mundo contemporâneo e suas múltiplas vozes, e para o diálogo entre professores, alunos e profissionais de diversos setores sociais e áreas de conhecimento será o ambiente virtual.

Na UFBA, a organização do INTERCOM 2020 está sendo liderada pela Faculdade de Comunicação e está sob a coordenação geral da professora Ivanise Hilbig de Andrade. “Estamos diante de um grande desafio que é o de realizar um congresso tão tradicional como esse, no formato virtual. Por isso, trabalhamos para garantir que as e os congressistas possam ter a melhor experiência durante os 10 dias de evento, seja em termos de acolhimento, de estrutura técnica para a participação e apresentação de trabalhos, seja para o encontro, que é a grande marca dos congressos da Intercom”, explica Ivanise Andrade.