Sétima edição do GJOL Cast debate a educação midiática em tempos de desinformação

Publicado em: 28-10-2020

Meios de comunicação têm se esforçado na tarefa de captar leitores em um mundo saturado de informação. Muito tem se pensado sobre criação de plataformas, formatos e narrativas. Há um aspecto basilar, porém, que não costuma ser levado em consideração para atração e retenção de público: o letramento da audiência. Sem a capacidade de ler criticamente, não há interesse pela informação de qualidade e corre-se um grande risco ao exercício pleno da democracia.

Pensando que não há jornalismo sem democracia, a sétima edição do GJOL Cast – Conversas Digitais terá como tema “Educar para melhor informar: possibilidades do jornalismo no combate à desinformação”. A sessão acontecerá no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube do GJOL.

Participarão do debate ao vivo os convidados Ismar Soares, professor da USP, que ressemantizou, em 1999, o neologismo Educomunicação e implementou a Licenciatura em Educomunicação também na USP; Maria Carolina Cristianini, jornalista com mais de 15 anos de experiência na área de jornalismo infantojuvenil e editora-chefe do jornal Joca; Patrícia Blanco, relações públicas e presidente do Instituto Palavra Aberta, instituição que criou o EducaMídia. Blanco ainda integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar. A mediação ficará por conta da jornalista Alessandra Oliveira, que é pesquisadora do GJOL e mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas

As edições anteriores do GJOL Cast – Conversas Digitais estão no nosso canal do Youtube.

SERVIÇO

O que: GJOL Cast – “Educar para melhor informar: possibilidades do jornalismo no combate à desinformação”

Data: 29 de outubro (quinta-feira)

Transmissão: Canal do Youtube do GJOL