Etnografia e netnografia de práticas culturais é tema de roda de conversa desta sexta-feira (23)

Publicado em: 20-10-2020

Acontece na próxima sexta-feira (23/10) a roda de conversa “Etnografia e netnografia de práticas culturais”. O evento será realizado on-line a partir das 16h, com exibição pelo Facebook da FACOM e pelo aplicativo Zoom, neste último caso com certificação aos participantes.

O tema escolhido reflete sua importância para a compreensão das práticas culturais não presenciais, cada vez mais frequências em tempos de isolamento social e de crescimento das interações sociais no ambiente virtual — a netnografia ou etnografia virtual. A Etnografia é comumente chamada de um método de pesquisa que busca compreender a realidade de "perto e de dentro".

A conversa será mediada pelo professor da FACOM │UFBA José Roberto Severino, orientador da Agência Experimental e coordenador do Grupo de pesquisa Memória e Identidade (PósCultura/UFBA). Também participam da atividade:

Bruna Hercog, ativista cultural, jornalista e pesquisadora. É mestra e doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Poscultura/UFBA. Desenvolve atualmente a pesquisa “Epistemologias das Quebradas: um estudo com jovens. ativistas de Santiago de Cali-Valle del Cauca, Colômbia e Salvador-Bahia, Brasil”. Suas atividades estão voltadas para as áreas de juventude, cultura, educação, arte, segurança cidadã, participação comunitária e educomunicação.

José Marcio Barros, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Atua na área da Antropologia Urbana e das Políticas Públicas com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, diversidade cultural e processos de mediação.

O quê: Roda de conversa “Etnografia e netnografia de práticas culturais”
Quando: entre 23/10/2020

Como: pelo Zoom (https://facom.social/roda26) ou Facebook da FACOM