Roda de conversa discute narrativas e memórias em contexto de isolamento social

Publicado em: 06-10-2020

Nesta sexta-feira, 09/10, às 16h, acontece a roda de conversa "Narrativas e memórias traumáticas", atividade realizada pelo projeto Em casa com a FACOM, em parceria com a Agência Experimental Comunicação e Cultura. O evento tem como objetivo discutir as consequências e riscos psicossociais decorrentes do isolamento exigido pela pandemia de covid-19, bem como temas que o fenômeno traz, como o luto e ausência dos ritos de passagem. A atividade acontece no Zoom (https://facom.social/roda24), com direito a certificado.

Participam da conversa o professor da FACOM (UFBA) José Roberto Severino, José Isaias Venera,  doutor em Ciências da Linguagem pela Unisul e mestre em Educação pela Univali, e o pesquisador e professor Elizeu Clementino de Souza. A mediação fica por conta de Raquel Alvarenga Sena Venera, Mestre em História Cultural e professora do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e Curso de História da Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE.

Sobre o tema

Estar diante da evidência da morte e da finitude da vida ou com a condição de vida precária, traz à tona temas difíceis e mais duros diante da realidade daqueles impossibilitados de manter ritos de passagens como um velório, despedidas e o luto e que estruturam as relações pessoais posteriores.

A condição evidente de vulnerabilidade, precariedade, incertezas, tensões e interrogações podem ser vistas como elementos que diminuem as possibilidades de agir dos indivíduos, mas nessa mesa ela é tomada como potência que estimulam a reflexão e a produção narrativa da memória traumática. A experiência de viver a pandemia do Covid19 pode-se tornar, então, um lócus de reflexão, de criação e de expansão de novas maneiras de habitar o mundo e de habitar a si mesmo, assim como no fazer pesquisa e questionar a produção de memórias sobre o mundo. As narrativas, enquanto meios, locais e suportes de produção de si e de configuração subjetiva ganham ainda mais relevo e atualizam sua importância no contexto atual.