Projeto da Faculdade de Comunicação promove ciclo de cursos on-line

Publicado em: 08-09-2020

A Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM │ UFBA), por meio do projeto Em casa com a FACOM, divulga um ciclo de cursos on-line em Comunicação que serão ofertados ao longo do Semestre Letivo Suplementar. Os cursos serão ministrados nos meses de setembro, outubro e novembro  por professoras, pesquisadoras e técnicos-administrativos da Faculdade de Comunicação. Podem se inscrever estudantes da UFBA e interessados na temática que tenham os pré-requisitos exigidos em cada atividade. Será emitido certificado aos participantes que cumprirem a carga-horária de cada atividade.

O curso SEO para Jornalistas inaugura o ciclo. A atividade será ministrada pela professora Lívia Vieira, docente do Departamento de Comunicação, e é indicada para estudantes e profissionais que já tiveram contato com Jornalismo Digital. A carga-horária é de 6h.

As aulas acontecerão nos dias 28/09 e 30/09, com atividades síncronas, ao vivo das 15h às 17h, e assíncronas. Serão abordados no curso temas como o conceito de SEO (Search Engine Optimization), como funciona o mecanismo de pesquisa do Google, os conceitos de SERP, rastreamento, indexação e ranqueamento. O estudante também aprenderá sobre as relações entre o fluxo de produção jornalística e o SEO, o planejamento da pauta jornalística e o SEO aplicado à notícia, reportagem e coberturas especiais.

Ética e diferenças entre conteúdo factual e evergreen também serão abordadas, bem como as ferramentas que podem ser usadas no trabalho de SEO, como o Google Alerts, o Google Trends e planejadores de palavras-chave.

Atenção: as inscrições para o curso já se esgotaram.

Acompanhe a agenda dos demais cursos:

Edição de vídeo com smartphone, com Cadu Oliveira
Inscrições entre 14/09 e 25/09 (ou até esgotarem as vagas)
Realização entre 5/10 e 30/10, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h30 (6 aulas on-line e 6 aulas assíncronas).

Comunicação e Dados — Extração, análise e visualização de dados de plataformas digitais, com Nina Santos
Inscrições entre 21/09 e 02/09/2020 (ou até esgotarem as vagas)
Realização entre 07/10 e 11/11, às quartas-feiras, das 15h às 16h30.

Oficina Experimental: Multiformatos em audiovisual, com Dayse Porto
Inscrições entre 28/09 e 09/10  (ou até esgotarem as vagas)
Realização: nos dias 22/10, 29/10, 03/11 e 10/11, das 15h às 16h30