Conheça as informações preliminares sobre o Semestre Letivo Suplementar na FACOM

Publicado em: 25-08-2020

Em julho deste ano, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Bahia deliberou pela não retomada das atividades presenciais em 2020, uma decisão tomada de forma a proteger a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo diante da pandemia do novo Coronavírus. Com esse cenário, a Universidade decidiu pela criação de um Semestre Letivo Suplementar (SLS), de realização excepcional e temporária, possibilitando a realização de atividades online com oferta de componentes curriculares e extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão.

O Semestre Letivo Suplementar terá início no dia 08/09/2020 e será finalizado em 18/12/2020. As matrículas serão realizadas via web e acontecem a partir da próxima semana, entre os dias 31/08, a partir das 12h, e 03/09. Os estudantes poderão consultar todas as informações importantes sobre o Semestre Letivo Suplementar na FACOM, a partir da sexta-feira, 28/08, inclusive os programas das disciplinas e um guia com orientações sobre o SLS.

A construção do SLS

A construção do Semestre Letivo Suplementar tem associado esforços de diversas instâncias da Universidade e, também, da Faculdade de Comunicação. Mesmo que as atividades administrativas na UFBA não tenham parado ao longo desses cinco meses, o SLS significa um novo ciclo para alunos, professores e técnicos-administrativos, que precisam planejar e implementar novas soluções para o bom andamento das atividades acadêmicas.

Na FACOM, o trabalho de construção do SLS teve início com a publicação de Resoluções  do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE) e  do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). De acordo com a diretora da FACOM, Suzana Barbosa,  a construção do Semestre Suplementar na Unidade envolveu estudantes, professores e técnicos-administrativos. “Nós na FACOM estamos buscando formatar o melhor para esse Semestre Letivo Suplementar. Estamos todos dedicados a trazer o melhor de conteúdos e para propiciar aos estudantes a melhor experiência nesse sentido”.  Apesar dos desafios, em especial o de acesso à internet pelos alunos, a diretora acredita em um resultado positivo para a experiência. “O desafio é grande e, apesar da situação excepcional, esperamos que o semestre seja proveitoso e que possamos nos beneficiar dessa experiência”, afirma.

Os empenhos para a formatação do Semestre Letivo Suplementar envolveram o Departamento de Comunicação (no qual estão lotados todos os professores da Unidade),  o Colegiado de Graduação, e o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). O professor Washington José de Souza Filho, chefe do Departamento de Comunicação, explica que o esforço do setor foi atender as orientações contidas nas Resoluções dos Conselhos Superiores da  Universidade, de forma a permitir que estudantes das duas habilitações em Comunicação (Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura)  e da Área  de Concentração em Cinema e Audiovisual cursem as disciplinas sem prejuízo para a sua formação.

“A realidade atual é um contexto que modificou os padrões de convivência em todo o mundo, com o reconhecimento das dificuldades dos estudantes. As pesquisas demonstram a limitação de uma parcela significativa do corpo discente da Faculdade e da UFBA para o acesso às condições necessárias ao ensino on-line”, ressalta o professor. “O Semestre Suplementar é um desafio, cuja a realização servirá para demonstrar a capacidade e a competência de todos. A integração para uma ação conjunta é essencial para que se apresente os resultados esperados”, completa.

Guia do Semestre Letivo Suplementar na FACOM

Ainda esta semana, a tempo do início da matrícula WEB, será lançado um Guia do Semestre Letivo Suplementar para os estudantes de graduação e do PósCom da FACOM. O documento reunirá todas as informações necessárias para que os estudantes montem a sua grade de disciplinas e realizem a sua matrícula. Dentre outras informações, o Guia trará uma listagem dos componentes curriculares ofertados, um FAQ sobre o Semestre Letivo Suplementar, além das datas e prazos importantes para que todos os  estudantes possam se planejar adequadamente.

Até lá, mais informações sobre o novo semestre podem ser acessadas no  site UFBA em Movimento.