Roda de conversa tem como tema Educação para as mídias e o direito à Comunicação

Publicado em: 11-08-2020

O direito à informação e o direito à comunicação são garantias fundamentais previstas constitucionalmente e contribuem para a consolidação de outros direitos, como os políticos e sociais. No entanto, estariam as pessoas aptas a lidar com fluxo volumoso e constante de informação que chega a todo momento, especialmente pelas mídias digitais?

Esse questionamento guiará a Roda de conversa “Educação para as mídias e o direito à Comunicação”, que será realizada na quarta-feira, 12/08, às 16h, pelo Zoom e pelo Facebook da Faculdade de Comunicação (FACOM │ UFBA). Na conversa, a educação para as mídias será abordada dentro do atual contexto de Infodemia — conceito novo relativo ao excesso de informações que dificulta o processamento da informação, tornando mais fértil o terreno para a desinformação, as fake news e a inabilidade para lidar com questões importantes e urgentes, como os cuidados com a saúde diante da Covid-19.

Conduzirão a conversa as pesquisadoras e o pesquisador:

Ana Mielke, jornalista, negra, feminista e ativista dos direitos humanos e da democratização da comunicação. É militante do Intervozes — coletivo que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil — e membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Cássio Santana, jornalista e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), membro da coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) e membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA).

Jussara Borges, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Pesquisadora da área de Informação e Comunicação, com ênfase em competências infocomunicacionais e a participação social de indivíduos e organizações. Atualmente é docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico │ UFRGS).

Tâmara Terso, doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom/UFBA) e apresentadora do podcast "Ondas da Resistência" — iniciativa expõe a situação de territórios atingidos pelo vazamento de petróleo e pela pandemia do novo coronavírus.

O quê: Roda de conversa “Educação para as mídias e o direito à Comunicação”
Quando: Dia 12/08/2020, às 16h
Onde: Pelo Zoom (https://facom.social/roda16) e pelo Facebook da FACOM

Seleção de aluno especial

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020

Seleção de aluno especial do Póscom