Crescimento dos podcasts e sua utilização pelo Jornalismo são temas de roda de conversa do Em Casa com a FACOM

Publicado em: 30-06-2020

O consumo de podcasts no Brasil não para de crescer. O país teve um aumento de 67% no consumo do formato e já é o segundo mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. As possibilidades do novo formato e sua preferência crescente têm expandido as possibilidades para além do entretenimento e alcançado os produtores de conteúdo jornalístico. Ouvir diariamente um podcast de jornalismo já é parte da rotina de muitos.

É para debater esse cenário que as jornalistas Carla Rellstab, Lívia Souza Vieira e Ivanise Andrade, também professora da FACOM │UFBA, estarão reunidas nesta sexta-feira, 03/07 na Roda de Conversa “A popularização dos podcasts de jornalismo”. As profissionais discutirão o surgimento e o crescimento dos podcasts e como o jornalismo se apropria do formato. Exemplos de conteúdos, especificidades e projeções para o futuro também serão discutidos na roda. A atividade acontece pelo Zoom (https://facom.social/podcast), às 16h, e também pelo Facebook.

Abaixo, conheça os participantes:

Clara Rellstab Clara Rellstab é jornalista pela UFBA, editora da Rádio Novelo, produtora que tem sob a alçada os podcasts da revista Piauí. É host do podcast Episódio, no jornal O Estado de S. Paulo. Antes, passou pela Band News Fm, Metrópole e Huffpost Brasil.

Lívia de Souza Vieira é jornalista, doutora e mestre em Jornalismo pela UFSC e professora adjunta da FACOM │UFBA. É editora da newsletter Farol Jornalismo e foi pesquisadora visitante na Birmingham City University, na Inglaterra. Tem se dedicado ao estudo das transformações da produção jornalística no ecossistema digital, com ênfase para as questões éticas.

Ivanise Andrade é jornalista, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Estudos de Linguagens. Docente na graduação e no Programa de Pos graduação em Comunicação e Cultura contemporâneas da FACOM │UFBA. Possui experiência em docência no ensino superior, no jornalismo impresso diário e em projetos sociais. Dedica-se ao estudo Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Produção de texto, Análise de Discursos e Semiótica.

O quê: Roda de Conversa “A popularização dos podcasts de jornalismo”
Quando: dia 03/07/2020, às 16h
Onde: pelo Zoom (https://facom.social/podcast) e pelo Facebook