Nota de pesar pelo falecimento de João Carlos Oliveira Teixeira Gomes Fonseca (Joca)

Publicado em: 20-06-2020

NOTA DE PESAR

De maneira consternada recebemos a notícia do falecimento do jornalista, escritor, poeta e ensaísta João Carlos Oliveira Teixeira Gomes Fonseca. Um dos mais importantes profissionais do Jornalismo da Bahia, além de um brilhante intelectual, com uma atuação marcada pela participação na constituição de referências que servem como norteadoras culturais. Joca, como era conhecido, foi professor do Instituto de Letras e, pela condição de jornalista, ministrou disciplinas na antiga Escola de Biblioteconomia e Comunicação (EBC), a origem da atual Faculdade de Comunicação. A sua atuação como jornalista, símbolo e exemplo para todas as gerações, está marcada pela altivez com que dirigiu o extinto Jornal da Bahia, durante a ditadura militar, além das diversas funções que ocupou em outras publicações, órgãos públicos e na UFBA. Joca morreu ontem e o seu corpo foi cremado hoje, 19 de junho. Nossos sinceros sentimentos e solidariedade, com nossas condolências, a todos os familiares e amigos.

Salvador, 19 de junho de 2020

Faculdade de Comunicação | Universidade Federal da Bahia