09 de junho é o da Marcha Virtual pela Vida. Saiba como participar.

Publicado em: 08-06-2020

A Marcha Virtual Pela Vida, manifestação virtual que acontece em 9 de junho, o dia “V”, com mobilizações durante todo o dia pelas redes sociais, é o primeiro ato confirmado do movimento Frente Pela Vida, que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, alertando para a necessidade de uma ação conjunta em busca de soluções para o enfrentamento da grave crise sanitária, política e social que o Brasil atravessa.

Mais de 60 entidades, instituições e movimentos de todos os setores da sociedade civil já aderiram à Marcha. A UFBA vai participar da manifestação com uma programação local, preenchendo a manhã do dia 09 com mesas sobre atividades de destaque realizadas pela Universidade concernentes aos eixos da Marcha, com transmissão pelo Facebook (facebook.com/ufbaempauta) e pelo YouTube (youtube.com/tvufba).

Organizada pela Frente pela Vida – movimento conduzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com  a Abrasco, a Andifes, a CNBB, o  CNS, o Cebes, a SBB e a Rede Unida –, a manifestação virtual é baseada em seis pilares, assim expressos na declaração “Marcha Pela Vida”:

• O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da Covid-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

Veja abaixo a programação da UFBA na marcha.