UFBA realiza Drive Thru SAPECA com objetivo de arrecadar doações para instituições

Publicado em: 18-05-2020

Com o objetivo de arrecadar doações de alimentos e de material de limpeza para as instituições credenciadas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza nos dias 23 e 24 de maio, das 10h às 17h, o Drive Thru SAPECA no Campus de Ondina, entrada principal pela Avenida Adhemar de Barros. O Drive Thru SAPECA está integrado ao Congresso Virtual da UFBA, que ocorre de 18 a 29 de maio, e busca colaborar para amenizar a situação enfrentada por milhares de crianças e adolescentes de Salvador em condição de vulnerabilidade social aprofundada pela Pandemia do coronavírus.

Esta ação tem a coordenação do SAPECA (Soluções de Aprendizagem e Projetos para Entidades relacionadas ao cuidado com Crianças e Adolescentes), iniciativa que envolve diversas Unidades Acadêmicas da Universidade Federal da Bahia que atuam conjuntamente apoiando ações e atendendo a demandas do CMDCA Salvador no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural que foi firmado em 2019 entre a UFBA e este Conselho. Conta com o apoio da APUB - Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – e do Fórum da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Salvador (FOCAS). Aproximadamente 30 voluntários, entre servidores da  UFBA e das instituições credenciadas no CMDCA, assim como do FOCAS vão participar do Drive Thru. 

"Nesse momento tão delicado, a UFBA faz jus à sua tradição extensionista e aproveita o impacto do seu Congresso para desenvolver uma ação em favor das nossas crianças e adolescentes mais desassistidos. Convidamos toda a comunidade UFBA e participantes do Congresso a estarmos juntos nessa ação", convoca Horácio Nelson Hastenreiter Filho, professor da Escola de Administração e um dos coordenadores do SAPECA. 

Para Renildo Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Salvador, a UFBA, com esta iniciativa, demonstra toda sensibilidade com um público que é prioridade por conta do agravamento da situação no contexto da pandemia e das vulnerabilidades que as famílias se encontram. Com estas e outras ações enfrentamos a pandemia e apresentamos as famílias beneficiadas um apoio pontual que é importante. 

De acordo com a professora Samira Safadi Bastos, do Curso de Serviço Social, que também atua como coordenadora do SAPECA, o Drive Thru complementa um conjunto de ações públicas, bem como não governamentais, no sentido de promover proteção social às crianças e aos adolescentes de Salvador que têm vulnerabilidades agudizadas neste momento de pandemia. Estamos, assim, cumprindo nosso papel na sociedade.

Processo de doação é simples 

Entra pelo portão principal do Campus de Ondina (na Avenida Adhemar de Barros), e faz a volta no primeiro retorno, situado à frente do Banco do Brasil. Um voluntário, usando máscara e em conformidade com todas as demandas de higiene, irá à janela do veículo para pegar a doação.

O CMDCA é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente. É também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Congresso INCT.DD

Com o intuito de discutir as questões mais importantes sobre democracia, governo e política digitais, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) promove a terceira edição do seu Congresso anual com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O evento, que será realizado de forma online neste ano, acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro.

O debate é aberto ao público em geral e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do INCT.DD (https://www.youtube.com/inctdd).  

Sexta-Feira (30/10)  

19h – Contemporary Configurations of the Public Sphere 

Com: Lincoln Dahlberg e Hans Asenbaum (University of Canberra) 

Mediação: Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG)

Curso Edição de vídeo com smartphone

DIAS
5/10 (16h às 17h) - AULA 1
7/10 (16h às 17h) - AULA 2
9/10 (16h às 17h30) - AULA 3 - Ao vivo
12/10 (16h às 17h) - AULA 4
14/10(16h às 17h) - AULA 5
16/10 (16h às 17h30) - AULA 6  - Ao vivo
19/10 (16h às 17h) - AULA 7
21/10 (16h às 17h) - AULA 8
23/10 (16h às 17h30) - AULA 9  - Ao vivo
26/10 (16h às 17h) - AULA 10
28/10 (16h às 17h) - AULA 11
30/10 (16h às 17h30) - AULA 12  - Ao vivo

HORÁRIO : 16:00 às 17:30

As aulas acontecerão para alunos previamente inscritos na atividade

Roda de conversa "Destão e política culturais municipais e os impactos da COVID 19"

O quê: Roda de Conversa “Gestão e políticas culturais municipais e os impactos da Covid-19”
Quando: sexta-feira, 30/10, às 16h
Onde: pelo Facebook da FACOM e pelo aplicativo Zoom (No Zoom, há possibilidade de certificação de participação). 

Mais informações aqui

Congresso Intercom 2020

A realização do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) foi confirmada para o ano de 2020. A edição nacional deste ano será realizada de 1º a 10 de dezembro em formato virtual, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta é a primeira vez na história do congresso que ele será virtual, decisão tomada diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19 que inviabiliza a reunião presencial de milhares de pessoas.

O evento contará com uma programação composta por mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos e festa online de premiação. A programação completa pode ser conferida no site da Intercom