Rede CoVida apresenta material de orientações e promove debate sobre a cobertura da pandemia

Publicado em: 11-05-2020

A Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade apresenta nesta terça-feira, 12, às 20 horas, o webinar “Como cobrir a pandemia de Covid-19 no Brasil?", com lançamento de um material de apoio para os profissionais de comunicação que inclui um documento de Orientações para jornalistas, um Glossário de termos e a newsletter "Ferramentas Covid-19".

O webinar terá a participação de três convidados: o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Träsel, que falará sobre a utilização de dados na cobertura da Covid-19; a jornalista de Ciência do Jornal O Globo, Ana Lucia Azevedo, que abordará a rotina jornalística na cobertura da pandemia; e a coordenadora de Comunicação e Jornalismo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Raquel Aguiar, que explicará as peculiaridades da disseminação de informações no contexto do novo coronavírus. A apresentação do material será feita pela jornalista e pesquisadora de comunicação da Rede Luciellen Lima.

Inscreva-se no webinar:  abre.ai/coberturapandemia ou assista pelo canal youtube.com/cidacsfiocruz

O Material

A ideia de elaborar o material surgiu a partir da observação de inúmeras modificações na rotina jornalística causadas pela pandemia. O material especial destinado a jornalistas reúne indicações para a cobertura no contexto brasileiro, apontando o que se deve evitar, quando ter cautela, quais os melhores caminhos a seguir e os cuidados ao analisar números e fazer comparações entre dados de países e regiões diferentes.

Saiba mais sobre o Webinar e as ferramentas no site da Covida.