Os desafios da cultura brasileira na atualidade são objetos de debate na FACOM

Publicado em: 02-03-2020

O Observatório de Políticas e Gestão Culturais (OBS-CULT) promove, no dia 05 de março, às 15h, o debate Desafios e dilemas da cultura brasileira na atualidade. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontece no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pesquisadores e estudiosos do OBS-CULT farão provocações breves, de até 15min., a fim de incitar o debate sobre o tema, a exemplo de Albino Rubim (UFBA), João Guerreiro (IFRJ), Renata Rocha (UFBA), José Roberto Severino (UFBA) e Adriano Sampaio (UFBA). As inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada e darão direito a certificado.

O evento é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Universidade Federal da Bahia.

Sobre o tema

A conjuntura de crise político-econômica e institucional que o Brasil enfrenta impõe múltiplos e complexos desafios à ação e à reflexão no campo da cultura. Nas políticas culturais, vê-se serem retomadas as tradições, conforme preconizado por Albino Rubim, de ausências, instabilidades e autoritarismos. Já em relação à sociedade como um todo, o debate político se vê dominado pelas guerras culturais, com o acirramento dos embates entre setores conservadores e progressistas.

Emergem novos enunciados, influências temáticas e sentidos para a cultura, mobilizando não apenas artistas, produtores e gestores culturais e militantes de movimentos sociais, mas agentes sociais alheios à temática. A frequente associação dos primeiros ao polo progressista, combinada com uma narrativa desqualificadora e denunciatória, alimenta a rejeição ao campo cultural pelos grupos conservadores e se espraia pelo tecido social. Ressalta-se, inclusive, o papel de agentes públicos na disseminação deste discurso, comprometendo as políticas culturais e, de forma mais ampla, o desenvolvimento do campo cultural.

O quê? Debate Desafios e dilemas da cultura brasileira na atualidade

Quando? 05 de março de 2020, às 15h

Onde? Auditório da FACOM