Jornal da FACOM visita bairros de Salvador

Publicado em: 16-12-2019

Imagem: Walter Maro/LABFOTO 

No semestre 2019.2, os alunos da Oficina de Jornalismo impresso foram desafiados a enxergar a notícia no seu dia a dia, mais precisamente nos locais em que moram. O resultado foi o Jornal da FACOM especial bairros, cuja edição trouxe os problemas, as singularidades e os aspectos culturais do centro às regiões periféricas, passando até pela região metropolitana de Salvador. A publicação já pode ser conferida on-line e foi coordenada pelo professor da disciplina COM123, Alexandro Mota.  

A rotina ao longo do semestre assemelhou-se a de uma redação jornalística, com o bônus da abertura para as experimentações, falhas e correções. Uma série de reuniões de pauta guiou a escolha dos temas, além de discussões sobre o processo de apuração, entrevista e escrita dos textos. A edição e diagramação também ficaram a cargo dos alunos da disciplina. 

O professor Alexandro Mota explica que o Jornal da FACOM não tem uma linha editorial rígida, daí a flexibilidade de temas e editorias, conforme os interesses dos alunos-repórteres. No entanto, percebe uma tendência de escolhas por pautas originadas na Universidade, algo que acontece, segundo ele, pela praticidade e acessibilidade das fontes. “É muito importante a gente viver e pensar a universidade em nossos produtos, especialmente em momentos como os atuais, de constantes ataques ao ensino público federal. No entanto, da mesma forma, também é importante que a Universidade dialogue com a sociedade e pense o seu redor“, acredita o professor. 

Carlos Magno, estudante de Jornalismo do 3º semestre, juntou os dois mundos em sua reportagem. O aluno abordou no JN um projeto de alunos da UFBA, o Doutor Cosme, que auxilia moradores de Cosme de Farias com serviços jurídicos e psicológicos gratuitos. Para o estudante, a experiência foi enriquecedora. “A disciplina nos dá a oportunidade de viver uma redação. Depois desse semestre, me sinto mais à vontade para conversar com pessoas que não conheço e para escrever com prazos menores. Também foi marcante o exercício de escrever sobre coisas complexas de uma forma palatável e em um espaço reduzido”, assegurou Magno. 

O mesmo acredita a estudante Rayssa Machado, aluna do quarto semestre de Jornalismo. “A Oficina superou minhas expectativas. Eu senti nas aulas a dedicação do professor para aprimorar nosso fazer jornalístico por meio da prática, sem nos colocar em caixinhas. Nosso objetivo ali não era ser melhor do que o outro, ou alcançar um ideal de texto perfeito, mas trabalhar nossas habilidades e dificuldades, explorar, praticar e nos desafiar”. Além da escrita, a aluna ficou responsável por diagramar o Jornal da FACOM, algo que até então não era feito integralmente pelos estudantes. “Apesar das horas de trabalho e das dificuldades de se fazer pela primeira vez e sozinha a diagramação de um jornal de verdade, valeu muito a pena. Senti muito orgulho quando a primeira edição ficou pronta, o que me deu a certeza de que quero trabalhar com diagramação”, afirma a estudante. 

A segunda edição do Jornal da FACOM em 2019.2 será lançada ainda esta semana e terá como reportagem de capa o projeto Future-se. As matérias, afirma o professor Alexandro Mota, manterão a conexão com a Universidade, mas sem esquecer a vivência com a cidade. “Jornalistas precisam olhar para além dos seus próprios umbigos, faz parte da nossa profissão ver o mundo lá fora. A notícia vem da rua, do desconhecido. Essa é nossa matéria prima”, acredita. 

Roda de conversa - Em Casa com a FACOM

Tema: Brincando de Deus? Liberdade Criativa x Segurança Jurídica: aspectos legais do audiovisual e o que o roteirista tem a ver com isso.

Convidados: Verônica Aquino (assessora jurídica do Usina do Drama 2020) e Amanda Aoud (roteirista tutora do Usina do Drama 2020)

Dia: 14/08/2020
Horário: 16h
Onde: pelo Zoom e Facebook da FACOM

 

 

 

Início das aulas do semestre suplementar na UFBA

Início:  08.09.2020
Término:18.12.2020 

Mais informações aqui

Último dia de aulas do semestre suplementar

Início:  08.09.2020
Término:18.12.2020 

Mais informações aqui