Alunas da FACOM tiram o 1º, 2º e 3º lugares no Prêmio ABAPA de Jornalismo

Publicado em: 02-12-2019

As alunas de Jornalismo da FACOM | UFBA Ana Carolina Faria, Maria Clara Andrade e Luciana Koeppel foram as ganhadoras do Prêmio ABAPA de Jornalismo na categoria Jovem Talento. A cerimônia de certificação aconteceu na última segunda-feira, 25, e premiou as melhores produções jornalísticas de estudantes e profissionais sobre a cotonicultura, cultivo de algodão, no estado da Bahia. 

Ana Carolina Faria, Maria Clara Andrade e Luciana Koeppel foram as ganhadoras da modalidade escrita, alcançando o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. As reportagens foram desenvolvidas após as estudantes participarem de um ciclo de palestras e de uma visita técnica à cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado. Cento e quinze trabalhos acadêmicos, entre as modalidades escrita e vídeo, concorreram à primeira edição do prêmio promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão. 

Um desafio comum às estudantes foi buscar, dentro de um assunto praticamente desconhecido por elas, aspectos que rendessem uma boa reportagem de 5 mil a 10 mil caracteres. “Foi o meu primeiro contato com o tema cotonicultura, então eu não sabia exatamente o que falar sobre algodão. Mas, assim que o projeto começou, percebemos que havia bastante coisa a ser tratada”, explicou Maria Clara Andrade. A estudante abordou na matéria o crescimento da cidade de Luís Eduardo Magalhães e como a cultura do algodão influenciou essa expansão. 

Um caminho diferente tomou Ana Carolina. “Havia muitas vertentes dentro da cotonicultura e eu busquei um aspecto que é pouco visto nas reportagens, um lado subjetivo, mais humano. Pude colocar esse lado em minha reportagem”, afirmou. A estudante entrevistou cotonicultores e contou como eles construíram suas vidas em torno do algodão. “A experiência foi diferente de tudo que eu já pude acessar. Nunca esperaria, ainda na faculdade, fazer uma reportagem sobre cotonicultura”, refletiu Ana. 

Estudantes Ana Carolina Faria (à esquerda)  e Luciana Koeppel (à direita) em premiação | Foto: ABAPA

Além do tema inédito, Ana Carolina, Maria Clara e Luciana passaram por outras dificuldades, como encarar entrevistas com as fontes e elaborar os questionamentos, algo ainda pouco comum para as alunas de terceiro e quarto semestre. “No momento das perguntas, era preciso apresentar questionamentos pertinentes, mostrando que tínhamos realmente pesquisado, nos preparado”, relatou Luciana. 

Luciana conta, ainda, sua preocupação em fazer uma reportagem que não se assemelhasse a um release institucional. “Para mim, o maior desafio foi realizar a reportagem de forma que ela não parecesse uma propaganda ou mesmo um release de assessoria de imprensa, já que não era essa a proposta.  Procurei ir além das fontes que nos disponibilizaram para conseguir mais informações e, após a visita, continuei me atualizando com todas informações sobre a ABAPA, a região do Oeste e sobre a cotonicultura”, detalhou a aluna. 

As estudantes da FACOM concordam que a experiência foi positiva. “Nunca esperaria, ainda na faculdade, fazer uma reportagem sobre cotonicultura. É muito bacana ter essa vivência da atividade jornalística. Realizar essa reportagem me fez sentir como uma profissional”, reconhece Ana Carolina.

O Prêmio ABAPA de Jornalismo

O Prêmio ABAPA de Jornalismo é uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão que visa valorizar produções jornalísticas de estudantes e de profissionais sobre a cotonicultura.

A premiação contou com a categoria Profissional nas modalidades Tv, Jornal Impresso e Internet e com a categoria Jovem Talento, com a participação de 115 estudantes de cinco faculdades de Comunicação de Salvador, nas modalidades impresso e vídeo. 

Veja aqui as reportagens produzidas pelas alunas da FACOM

1- Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira

(matéria: De commodity à realização de sonhos

2- Maria Clara Andrade

(matéria: O boom da cotonicultura no oeste baiano

3- Luciana Koeppel

(matéria: Com muita fibra, a Bahia ganha a Ásia

 

Período para aluno da Graduação solicitar o prosseguimento em nova habilitação

Período para aluno da Graduação solicitar o prosseguimento em nova modalidade/habilitação no respectivo Colegiado de curso

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/