Egressa da FACOM fala sobre estratégias de sobrevivência ao empreender no campo cultural

Publicado em: 21-11-2019

Com 12 anos de formada na Faculdade de Comunicação da UFBA, Ana Paula Vasconcelos foi a convidada da segunda edição do Feito à FACOM, evento realizado na última terça-feira, 12, no auditório da Unidade. A produtora e gestora de cultura retornou à casa para dividir com os estudantes detalhes de sua trajetória no empreendedorismo, destacando as estratégias de sobrevivência no setor cultural.  

Sócia da Multi Planejamento Cultural, empresa com projetos nas áreas das artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais e literatura, Ana Paula Vasconcelos já passou por diferentes momentos das políticas culturais. Considera o de hoje desafiador, um dos motivos pelo qual a empresa, ativa há 9 anos, passou por uma repaginação. “Este ano, repaginamos o formato da Multi como uma estratégia de viabilidade e redução de gastos. Com isso, passamos a focar em projetos proprietários que não necessariamente precisam de um recurso de fomento, edital ou lei de incentivo para acontecer”, explicou Ana Paula. 

Outras estratégias, como a diversificação dos projetos, também foram citadas pela produtora como importantes para garantir a viabilidade e manutenção de empresas que atuam no campo cultural. “Essa é uma estratégia que permite aproveitar as oportunidades das diferentes linguagens e, com isso, ter mais chance de ser aprovado. Como há essa capilaridade, é possível, em uma linha de fomento, disputar nas diversas linguagens, sem concorrer com projetos que também são da empresa”, alegou. 

O contexto atual no campo da cultura, conta Ana Paula Vasconcelos, é diferente daquele que permitiu a criação da organização. “A Multi Planejamento Cultural e várias outras empresas que surgiram nesse período são fruto de uma política cultural voltada para a descentralização e que repensou o lugar desses novos agentes no mercado. De certa forma, se não fosse esse período propício, possivelmente, a estruturação da empresa teria demorado muito mais”, acredita. 

Imagem: Eloá Silva/LABFOTO

Feito à FACOM

O Projeto “Feito à FACOM” foi idealizado para ser um momento de troca e aproximação dos estudantes com quem passou pela faculdade e hoje está atuando seja como jornalista, seja como produtor cultural ou como profissional da área de cinema e audiovisual.

Como explica a diretora da FACOM, Suzana Barbosa, o título do projeto resgata o nome de um selo que a faculdade empregou em vários produtos e eventos há alguns anos. “Com esta iniciativa, queremos proporcionar um maior intercâmbio entre os egressos da FACOM | UFBA e os alunos que estão em formação em nossa Unidade”. 

Período para aluno da Graduação solicitar o prosseguimento em nova habilitação

Período para aluno da Graduação solicitar o prosseguimento em nova modalidade/habilitação no respectivo Colegiado de curso

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/

Matrícula WEB

Período de solicitações de matrícula na WEB para todos os alunos: Graduação e Pós-Graduação: de 15 a 19/01/2020, no endereço https://siac.ufba.br/