Produções da FACOM marcam presença em Congresso da UFBA

Publicado em: 04-11-2019

Os participantes do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA de 2019 encontraram uma grade de programação repleta de atividades ligadas à Mídia, Cultura e Comunicação. Palco de grande parte desses trabalhos apresentados, a FACOM recebeu nos dias 30 e 31 mesas e sessões, resultado de investigações ou atividades de extensão desenvolvidas por estudantes de graduação, pós-graduação e por professores pesquisadores da unidade. 

Os temas abordados foram variados. Houve quem apresentasse seus Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação, como fez o estudante Ítalo Souza com a pesquisa “Fluxo em Raymond Williams — apropriações, contradições e desdobramentos” e a estudante Brisa Andrade, durante a apresentação do trabalho “Estágio como parte da pesquisa”. As produções científicas desenvolvidas ao longo de mestrados e doutorados na FACOM também estiveram presentes, bem como as atividades realizadas em projetos de extensão, a exemplo do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM), do Laboratório de Fotografia da FACOM (LABFOTO) e da Agência Experimental em Comunicação e Cultura. 

Dentre as atividades, destacaram-se as extensionistas desenvolvidas na Faculdade de Comunicação. No segundo dia de evento, pela manhã, bolsistas do PETCOM expuseram a oficina de fotografia e produção de fanzines ministrada a alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, localizado no Colégio Central da Bahia. A ação acontece desde 2013 e permite a estudantes de ensino médio um primeiro contato com a linguagem fotográfica e a produção gráfica ou o aperfeiçoamento desse conhecimento. 

“A tendência é que nós continuemos priorizando o protagonismo desses alunos na criação das fanzines e traga eles para dentro da universidade, permitindo que tenham esse acesso e essa perspectiva”, explicou a bolsista Fernanda Conceição. Segundo a aluna, muitos estudantes, após a oficina, sentiram-se motivados a aproximar o contato com a UFBA, realizar concurso e prestar o ENEM. 

Alessandra Oliveira, estudante do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM | UFBA), apresentou seus estudos sobre a relação entre ludicidade e conteúdo noticioso no jornalismo infantil móvel. Para a mestranda, o Congresso foi uma oportunidade de externalizar o tema para a comunidade acadêmica e receber feedbacks. “Acredito que momentos como o Congresso da UFBA são importantes para conhecer a visão do outro sobre seu trabalho. Quando você realiza um trabalho acadêmico, fica imerso naquilo, mas quando há esse momento de troca, recebe essa grande contribuição que é o olhar do outro. Desde pessoas que não conhecem o tema até o olhar de alguém que sabe mais que você, como professores da área”, garantiu Alessandra.  

O Congresso

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA constitui-se um espaço de reflexão ampliada e aprofundada sobre a Universidade, sobre suas heranças e perspectivas e seu papel social. São convidados a apresentar trabalhos estudantes de programas como o PIBIT, PIBIEX, ACCS e PETs, bem como servidores técnicos-administrativos, professores e demais alunos da Universidade. 

Em 2019, o Congresso foi realizado entre os dias 29 e 31 de outubro em institutos, faculdades e escolas em Salvador de toda a UFBA.

Entrega de comprovantes de atividades complementares

Saiba mais aqui.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.