4ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA começa esta terça-feira

Publicado em: 25-10-2019

Na próxima terça-feira,  dia 29, às 17:30, no Salão Nobre da Reitoria, acontece a solenidade de abertura de mais uma edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA, um espaço de interlocução entre os mais diversos saberes, onde toda a comunidade universitária tem a oportunidade expor sua produção científica à sociedade.

Mesmo com a restrição orçamentária imposta à Universidade, ela consegue mostrar sua força e este ano contará com a participação de representantes de outras universidades federais brasileiras, concedendo assim um destaque nacional para o evento. Além disso, foram aprovados mais de 3600 trabalhos científicos, de estudantes (graduação e pós-graduação), técnico-administrativos e docentes.

Na programação do evento, que se estende por todos o campi de Salvador, será possível encontrar diversas mesas temáticas. A Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA) não ficará de fora do e sediará alguns desses eventos.

Na quarta-feira às 9h, o auditório da FACOM | UFBA será realizada a Mesa Temática “Das Intervenções Feministas e Queer nas Tecnopolíticas Contemporâneas – Tecendo Saberes com o GIG@”, composta por Josemira Reis, Letícia Lopes Silveira, Juliana Lopes Brito, Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, Thiane de Nazaré Monteiro Neves Barros, Geisa Santos, Eduardo Pereira Francisco. À tarde, as salas da unidade dão lugar às sessões de comunicações de pesquisas, entre elas “Fica, Vai Ter Meme”, composta por Thiago de Assumpção, orientado por Itânia Gomes, na sala  6A, às 15h.

Já na quinta-feira, acontecem no auditório as Mesas Temáticas “Resultados  do Plano de Trabalho: Planejamento e Organização Cultural”, às 8h, composta por Luiz Paulo Fernandes, com o orientador Leonardo Costa. No período da tarde, continuam as sessões de apresentações de comunicação divididas em grupos de trabalho sobre os temas “Direito à Comunicação nas Eleições para Governadores”, composta por Ricardo Silva Araujo, Thaís Lira, orientados por Tâmara Terso e às 16:30h, “Polêmicas Contemporâneas: Desafios e Reflexões”, composta por Yasmin Batista, Fábio de Jesus, Mariana Souza, orientados por Nelson Pretto.

Os debates sobre temas ligados à área de comunicação também acontecem em outros auditórios e espaços da UFBA. No dia 30, às 8:30, na Sala 303 (PAF III), acontece a mesa temática “O Tempo e Narrativa Distópica em The Handmaid’s Tale”, composta por João Veiga e orientado por  Itania Gomes. Quem se interessa por Fake News pode assistir à mesa temática “Jornalismo e Fake News”, às 10:15h, no auditório do PAF III; a mesa será composta por Malu Fontes, Tatiana Dourado e Maria Pinho.

Essa é só uma parte da programação na área de Comunicação, quem quiser saber mais é só clicar aqui e conferir um guia produzido pela Facom.