Reportagens produzidas por estudantes da FACOM concorrem ao Prêmio ABAPA de Jornalismo

Publicado em: 18-10-2019

Estudantes da Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA) apresentam, nesta semana, suas produções jornalísticas sobre a cotonicultura no estado da Bahia. As reportagens concorrem ao Prêmio ABAPA de Jornalismo, organizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão, e foram elaboradas a partir de visitas de campo organizadas pela associação, nos dias 19 e 20 de setembro, no município de Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com a assessoria de comunicação da Abapa, o objetivo do prêmio é valorizar os estudantes e profissionais de imprensa que levam a informação do campo até a cidade. Ao todo, cerca de 20 estudantes de Jornalismo da FACOM | UFBA participaram das atividades.

Luciana Koeppel, aluna do terceiro semestre de Jornalismo, reconhece que nem sabia o que era cotonicultura antes da premiação e, por isso, pesquisou bastante antes da viagem. Ela considera a oportunidade como um grande desafio e preferiu não ficar só nas palestras que foram realizadas. “Não fiquei presa ao roteiro, ficando o tempo todo nas palestra. Preferi às vezes sair de algumas para entrevistar alguém e também não restringi minhas entrevistas aos palestrantes, o que foi bom pra ter outros pontos de vista sobre as informações que me passaram”, explica.

Já o estudante do sétimo semestre de Jornalismo, Welldon Jorbert, afirma que antes da premiação não se interessava pela área de agronegócio e que esse tipo de iniciativa estimula o futuro jornalista a pensar que existem outras editorias que não aquelas mais procuradas como esportes, política ou jornalismo cultural. “É importante para um estudante de Jornalismo ter contato com outras áreas de trabalho que nem sempre despertam interesse inicial”.

Para o coordenador do Colegiado de Graduação, professor Tarcísio Cardoso, o curso de Jornalismo da Facom | UFBA está atento às dinâmicas da economia baiana e disponível para realizar parcerias como essa com a Abapa. “Atividades como esta, que incluiu viagem, visita técnica e participação em prêmios, visa, por um lado, estimular nossos estudantes a colocarem em prática os conhecimentos estudados em sala de aula para realizarem produtos jornalísticos para o mundo real, e, por outro, a fazer com que possam se engajar em atividades de extensão universitária”, conclui.

Conheça as reportagens produzidas pelos alunos e alunas da FACOM que estão concorrendo ao Prêmio ABAPA de Jornalismo

De commodity à realização de sonhos

Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira

A cultura do algodão no Oeste da Bahia - seu desenvolvimento social, econômico e sustentável