Curso de Jornalismo da FACOM mantém nota máxima em avaliação do ENADE

Publicado em: 29-10-2019

O curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo da FACOM | UFBA está entre os 6% dos cursos avaliados que receberam nota máxima na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A nota 5 é a mesma atribuída à graduação da FACOM em edições anteriores do exame, mantendo o curso baiano entre os melhores de todo o país.

O conceito atribuído é resultado de avaliação realizada com alunos concluintes da graduação no ano de 2018 e soma-se à nota máxima também registrada pela habilitação em Produção em Comunicação e Cultura da FACOM. O exame avaliou o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, bem como sobre a realidade brasileira e mundial. Os concluintes da FACOM obtiveram nota máxima tanto em seus conhecimentos sobre a atualidade quanto em seus conhecimentos profissionais.

Isso revela, de acordo com o coordenador do Colegiado de Graduação e professor da FACOM, Tarcísio Cardoso, o nível de excelência da graduação da oferecida pela unidade. “Temos uma formação consolidada nas áreas teóricas, em pesquisa, em extensão. A forma como a grade está organizada dá uma visão geral de questões humanas, de conhecimentos gerais e também questões aplicadas específicas do jornalista. O nosso curso dá essa formação ampla, e a nota revela a qualidade dessa formação”, afirma o professor.

A nota máxima no ENADE faz parte da história da Faculdade de Comunicação. Nas últimas edições, realizadas em 2015 e 2012, o curso também registrou o conceito  5, o máximo possível, sendo a habilitação com o maior conceito contínuo do Brasil.