II congresso do INCT.DD terá início amanhã

Publicado em: 02-10-2019

Amanhã, 3 de outubro, a partir das 9h, no auditório do INCT.DD, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM |UFBA), acontecerá o II Congresso de Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

O evento trará à Salvador discussões sobre pesquisas em andamento em torno da área de “democracia digital”. O encontro é restrito à rede de cientistas da entidade e faz parte das estratégias de articulação nacional do grupo.

Para abrir a programação, haverá uma mesa-redonda com o tema “Os desafios da pesquisa em democracia digital e suas aplicações nas instituições públicas brasileiras”. O debate é aberto à comunidade científica baiana e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do instituto.

Os participantes poderão conferir, ainda, duas oficinas voltadas para a formação complementar dos estudantes e pesquisadores. No entanto, o destaque da segunda edição do congresso será um debate promovido pela parceira do INCT.DD, a startup Govthink. A iniciativa, que se chama Govtalk, reunirá representantes dos setores público, privado e acadêmico para um debate sobre inovações digitais em governos no Brasil.

Confira parte da programação do evento:

03/10 - quinta-feira

9h às 12h  : Mesa de abertura  -  Local: Auditório da FACOM (UFBA) - “Os desafios da pesquisa em democracia digital e suas aplicações nas instituições públicas brasileiras”, com Cristiane Brum(CEFOR), Fernando Filgueiras(ENAP), Sivaldo Pereira(UnB)

14h às 18h : Sessão de Trabalho I - Parlamento Digital - Local: Auditório do INCT.DD

•Parlamentares conectados: um estudo sobre a utilização de tecnologias de
informação e comunicação (TICs) na Câmara do Deputados (2014/2018) -
Marcus Abílio Pereira (UFMG), Manoel Leonardo Santos (UFMG) e Cristiane
Brum Bernardes (CEFOR)

•Para além da deliberação e do engajamento: o papel dos e-parlamentos na
fiscalização e monitoramento das políticas públicas - Sérgio Braga (UFPR); Andrea
Perna (CEFOR); Nelson Gomes dos Santos Filho (CEFOR)

•Moderação ou censura? Análise sobre a moderação das Audiências
Públicas Interativas no e-Democracia - Marcus Abílio Pereira (UFMG),
Cristiane Brum Bernardes (CEFOR), Maria Letícia Vale (UFMG)

•A formação do campo de estudos em Parlamento Digital - Isabele Mitozo
(UFBA)

• A experiência de crowdlaw no Brasil: elaboração colaborativa online de leis
na Câmara dos Deputados - Antônio Teixeira de Barros (CEFOR), Cristiane
Brum Bernardes (CEFOR), Michelle Cristina de Souza Silva (CEFOR)

•Robôs vão ajudar a salvar o mandato? - Cristiano Ferri (CEFOR)

04/10 - sexta-feira

8h às 12h: Sessão de Trabalho IV - Local: Sala 6A – Ala nova -Democracia e política em ambientes digitais

•Estado da arte da democracia digital no Brasil: uma análise de artigos publicados em
periódicos entre 1999-2018 - Rafael Cardoso Sampaio (UFPR), Bruno Washington
Nichols, Djiovanni Jonas França Marioto, Gabriel Alexandre Bozza, Murilo Brum Alison,
Nilton Cesar Monastier Kleina, Pedro Maia Cardoso, Priscila da Silva Januário, Tiago
Philippini Ferreira Borges da Silva, Victor Hausen

15h às 18:00 : Encerramento - Local: Auditório do INCT.DD - Reunião geral e reuniões de trabalhos por áras temáticas do INCT

Para mais informações sobre o II Congresso do INCT.DD, acesse aqui.

SERVIÇO

O quê: II Congresso de Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital

Onde: auditório da Facom, auditório do INCT.DD, sala de reunião 2, salas 6A e 7B, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA)

Quando: 3 e 4 de outubro às 9h