Estudante e egressas representam a FACOM na 30º edição do Curso Estado de Jornalismo

Publicado em: 20-08-2019

Um estudante e duas egressas da Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM | UFBA) foram selecionados para participar do Curso Estado de Jornalismo. O curso é um dos programas mais conceituados de treinamento em Jornalismo no país e é resultado de uma parceria entre o Grupo Estado e a Universidade de Navarra. 

O estudante Levy Teles dos Santos Gomes e as estudantes Marina Aragão Silva e Milena Hildete Teixeira da Silva vão representar a FACOM nesta 30ª edição. Para chegar até aí, eles passaram por uma disputada seleção e concorreram com centenas de estudantes e recém formados em Jornalismo de todo o país. No processo, tiveram analisados o seu currículo, seu interesse em participar do programa, além de seus conhecimentos gerais, em português, em inglês e na prática jornalística. Ao final, ainda passaram por uma entrevista com profissionais do Estadão. 

Marina Aragão formou-se em Jornalismo na FACOM em 2018, mas desde o começo da Faculdade entendeu a importância de aliar prática e teoria. Passou pela Produtora Jr. e pela Agência de Notícias em Ciência e Tecnologia antes de ir para as redações. “Eu digo sempre que a experiência na universidade pública é algo sem igual. Ela dá a oportunidade de ter contato com pessoas diferentes, com realidades que nunca imaginamos existir. Mas precisamos da experiência prática, ninguém sai pronto da faculdade. As expectativas para o curso são as melhores possíveis. Espero que seja uma alavancada em minha carreira, em meu conhecimento”, torce a jornalista.

Da esquerda para a direita: Marina Aragão, Milena Teixeira e Levy Teles (Arquivo Pessoal)

Com Marina Aragão, Milena Teixeira compartilha, além da seleção para o 30º Curso Estado de Jornalismo, a passagem pelo programa Correio de Futuro e pelo portal Bahia.Ba. Por mais que tenha uma proximidade grande com o mercado desde o início de sua formação, Milena acredita que foi a faculdade que lhe deu base para a profissão. “Foi muito importante o papel da faculdade em minha vida profissional. Na FACOM temos excelentes professores que ajudam a unir teoria e prática, de modo a formar um profissional completo”, acredita. 

Milena Teixeira ainda dá uma recomendação aqueles que estão iniciando na profissão. “Para quem está chegando agora é importante aproveitar ao máximo a faculdade, as práticas, as matérias teóricas, desde aquelas aulas iniciais sobre o que são critérios de noticiabilidade. Mas também é importante arriscar. Muitas vezes não tentamos, por medo de não passar, mas tem que tentar fazer um jornalismo independente, mandar a sua sugestão de pauta, se inscrever em programa de trainee, não ter medo”, defende.

O Curso Estado

O Curso Estado de Jornalismo tem início em setembro e acontece até dezembro de 2019, em São Paulo. Ao longo desse período, os estudantes participarão de aulas teóricas, atividades práticas e trabalharão como trainees na redação do Estadão. Experientes profissionais do Brasil e do exterior ensinarão aos participantes reportagem na prática, incluindo todas as etapas da produção jornalística. 

Período de inscrições para aluno especial de graduação e pós-graduação

Período de inscrições para aluno especial de graduação e pós-graduação
Mais informações para o edital de graduação aqui
Mais informações para o edital de pós-graduação aqui

Período de inscrições para aluno especial de graduação e pós-graduação

Período de inscrições para aluno especial de graduação e pós-graduação
Mais informações para o edital de graduação aqui
Mais informações para o edital de pós-graduação aqui

Matrícula COM117

No Colegiado de Graduação da FACOM, de 9h às 13h. 

Matrícula COM118

Dia 29/01/2020, no Colegiado de Graduação da FACOM, de 9h às 13h.