Produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque em mostra da TVE

Publicado em: 09-08-2019

Seis produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque na Mostra de Filmes Universitários da TVE. A Mostra terá início na próxima terça-feira, 13 de agosto, e exibirá curtas documentais, experimentais e de ficção produzidos por estudantes de universidades públicas baianas. Os filmes serão exibidos de terça a sexta-feira, a partir das 20h, no canal da TVE Bahia, e também podem ser vistos no site da emissora (www.tve.ba.gov.br/tveonline). 

Na UFBA, as produções audiovisuais foram desenvolvidas em disciplinas da área de concentração em Cinema e Audiovisual, ministradas por professores da Faculdade de Comunicação (FACOM | UFBA). Dek Tamarit (2017), desenvolvido pelo aluno Marcus Barbosa ao longo da matéria de Edição e Montagem, abre a programação. O aluno já teve o curta indicado para a Mostra SESC Bahia e para o XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, e diz ter ficado feliz com a seleção. “Dos que produzi, é o meu favorito e tenho muito carinho por ele. Vivo intensamente cada cena e, mais ainda, quando assisto o filme com o público. Ele ganha vida, outras vidas, deixa de ser meu para ser do outro. É por isso que o amor precisa estar presente em cada momento”, declarou Marcus. 

A Mostra de Filmes Universitários da TVE conta com outras produções de estudantes da UFBA, no formato de curta, como Ode a Brecht, de Nalbert Guimarães, e A Caixa de 4 Cômodos (2017), produzido pela estudante Ana do Carmo. Há, ainda, o documentário Ê, na mata!, desenvolvido também pela aluna, em conjunto com as estudantes Júlia Morais e Rebeca Thais; Contos de Yemanjá (2016), produzido por Vanessa Aragão, e Fluxo (2018), também realizado pela estudante juntamente com o aluno Igor Algozino. 

Também foram selecionadas para a mostra obras de alunos da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), abordando temas como homossexualidade, violência doméstica, redes sociais e meio ambiente. 

Convênio

A exibição das produções acadêmicas de estudantes da UFBA é uma das ações que integram um acordo de cooperação técnica, científica, cultural e artística firmado entre a Universidade Federal da Bahia e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Este convênio foi assinado em junho de 2018, visando a difusão de ações desenvolvidas na Universidade. Outras produções audiovisuais, produzidas pela TV UFBA, já vem sendo exibidas na grade da TVE Bahia, desde setembro do mesmo ano.  

Veja a programação completa da Mostra de Filmes Universitários da TVE

Horário: 20h

13/08 - Dek Tamarit

14/08 - A Caixa De 4 Cômodos

15/08 - Ode a Brecht

16/08 - Ê, na Mata

20/08 - Fluxo

21/08 - Contos de Yemanjá

22/08 - Próxima Parada: Suíça; 

22/08 - Mangue Eugnam

23/08 - Ricochete; O caos, as Trevas e a Mulher.

27/08 - Verena; 

27/08 - A Liberdade Não Veste Camisa de Força; 

27/08 - Paradoxo da Socialização (i don't know)

28/08 - Rosas do Guetto: Um Grito de Conquista

29/08 - Através dos Olhos Meus; 

29/08 - Ensaio Sobre as Coisas que Não Falei

 

Entrega de comprovantes de atividades complementares

Saiba mais aqui.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.