Iniciativa premia estudantes com ideias inovadoras no Jornalismo

Publicado em: 08-08-2019

No dia 15 de agosto, às 9h, os estudantes de graduação poderão saber mais sobre o 1º Prêmio Correio de Futuro — premiação que visa fomentar a criação de produtos jornalísticos inovadores. O evento será conduzido pelo coordenador de inovação do Jornal Correio*, Juan Torres, e será realizado no auditório da FACOM/UFBA.

Temas como ciência de dados, machine learning e inteligência artificial serão abordados ao longo da atividade. Os estudantes irão conferir cases brasileiros e internacionais de jornalistas e veículos que utilizam em seu dia a dia incrementos tecnológicos para a otimização do seu trabalho.

Segundo Juan Torres, para além de uma premiação, a ideia é incentivar nos estudantes o senso de convergência entre tecnologia e Jornalismo. “Cada vez mais as redações estão usando tecnologia em seu processo de produção. É um movimento de alguns anos mundo afora; aqui na Bahia temos algumas iniciativas, mas são poucas e pontuais. O que pretendemos com o prêmio é dinamizar isso, encorajado nos estudantes a elaboração de soluções para Jornalismo que envolvam a tecnologia e melhorem o trabalho”, explicou.

O prêmio
Podem se inscrever no 1º Prêmio Correio de Futuro estudantes de todos os cursos de graduação, em equipes de 3 a 4 pessoas. Nesse primeiro momento, uma ideia de projeto deve ser apresentada. As selecionadas passarão por outras etapas eliminatórias — entrevistas, apresentação de protótipo do projeto e seminário de apresentação. Ao longo das etapas, os estudante participarão de workshops e serão acompanhados por mentores.

Os vencedores do concurso cultural receberão o troféu Jornalismo de Futuro e terão seu trabalho publicado no site e Jornal Correio*. Em seguida, desenvolverão o projeto que, se aprovado, será premiado com 10 mil reais em produtos eletrônicos.

O quê: Palestra sobre a premiação Correio de Futuro
Quando: 15 de agosto de 2019, às 9h
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, Ondina.
Mais informações em: http://abre.ai/premiofuturo

Seleção de aluno especial

Podem se inscrever graduados em qualquer área do conhecimento que não tenham se matriculado em quatro disciplinas na categoria de Aluno(a) especial — tendo concluído a disciplina ou não. Aqueles que pretendem cursar disciplinas do doutorado devem comprovar também o título de mestre. Toda a documentação exigida, mecanismos de seleção e formas de inscrição devem ser consultados no edital disponível no site do Póscom.

Inscrições até 06/02/2020

Seleção de aluno especial do Póscom