Conheça a campanha de conscientização lançada neste semestre na FACOM

Publicado em: 05-08-2019

A Faculdade de Comunicação lança neste semestre a campanha Cuide do que é nosso: com atitudes simples, nós preservamos a FACOM. Nós preservamos a UFBA. O objetivo é estimular na comunidade acadêmica o uso responsável do patrimônio público, bem de todos, de modo a contribuir para a preservação de equipamentos e espaços, além da diminuição dos desperdícios.  

O início da campanha coincide com o contexto de redução orçamentária das Universidades Federais, a exemplo da UFBA. Na instituição, foram realizados contingenciamentos e bloqueios que correspondem a 59,9% do orçamento previsto para o custeio básico da universidade em 2019. O cenário impacta diretamente a atuação das unidades universitárias, em seus serviços de manutenção (como os de limpeza e vigilância), reposição de equipamentos, continuidade de obras e atividades acadêmicas. 

A campanha também soma-se a outras medidas adotadas pela Universidade, como o funcionamento especial durante o recesso de 2019.1, uma medida emergencial que buscou economia de despesas e de recursos.  

Compreender a Facom nesse contexto e cuidar para o uso responsável de seus recursos, são, portanto, atitudes indispensáveis, como defende a diretora da Faculdade de Comunicação, Suzana Barbosa. “Uma campanha que ajude a compreender melhor o caráter público da universidade, e como nós precisamos cuidar do nosso ambiente, é essencial. Assim, preservamos um espaço que é meu e é de muito mais pessoas, já que a forma como usamos vai interferir na forma como o outro usará lá na frente”, assinala a diretora.

Dentre os problemas mais comuns no dia a dia da unidade, de acordo com o técnico-administrativo Cleison Aquino, responsável pelo setor de apoio administrativo e almoxarifado, estão o uso excessivo de recursos como papel-toalha e o esquecimento de aparelhos elétricos ligados. “Nos laboratórios, é comum professores ou alunos deixarem computadores, monitores e aparelhos de ar-condicionado funcionando após a aula. Isso aumenta ainda mais o problema, já que o contrato de consumo de energia é um dos maiores da UFBA”, explica. 

Cleison ressalta, ainda, a importância de contribuir com os banheiros limpos. “Quanto mais se suja, mais se usa materiais de limpeza e água, o que acarreta um aumento no valor do contrato com o fornecedor”.

Engajamento da comunidade

Mais de mil pessoas passam a cada semestre pela Faculdade de Comunicação, entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e visitantes. O grande fluxo diário ajuda a entender como a ação de cada um pode melhorar a convivência e aproveitamento dos espaços comuns. “Todos nós, docentes, técnicos administrativos e estudantes, escolhemos estar aqui. Dessa forma, devemos ter cuidado no uso de equipamentos, recursos e também nas relações humanas. Tudo isso contribui para uma melhor ambiência, já que é o lugar que a gente estuda, trabalha e passa grande parte do nosso tempo”, reforça a diretora Suzana Barbosa. 

Alunas e alunos concordam que o uso consciente dos recursos destinados à manutenção da Facom, bem como de toda a UFBA, depende do engajamento de toda a comunidade acadêmica. “A população paga para manter a universidade pública, gratuita e de qualidade, e é importante que entendamos que a faculdade é um espaço para todos. Devemos utilizá-lo de maneira responsável”, acredita a estudante do primeiro semestre de Jornalismo, Leilane Suzarte.

Já a aluna do sétimo semestre, Marina Hortélio, destaca a estrutura da faculdade. “Reclamamos de muita coisa, mas temos que perceber a estrutura da UFBA, que é onde a Facom está inserida. A Facom é uma das unidades que possui maior estrutura e investimento, é preciso manter isso”, defende a estudante. 

 

Como contribuir com a campanha?

  • Esteja atento ao uso racional de recursos como água, papel higiênico e papel toalha;

  • ao utilizar o banheiro, use a descarga e não jogue o lixo no vaso sanitário. Assim, o próximo também encontrará o ambiente limpo;

  • atenção especial ao uso das salas: professores, ou aqueles que estiverem de posse da chave, devem desligar as luzes e os aparelhos de ar-condicionado ao sair.

  • ao usar os laboratórios, siga as instruções do professor ou monitor e desligue os equipamentos no término da aula, como computadores e projetores;

  • evite alimentos em laboratórios e auditório;

  • destinar restos de alimento, embalagens e lixo em geral nas lixeiras espalhadas pela faculdade;

  • também atente-se a limpeza para aos ambientes externos à universidade;  

  • se encontrar algum problema, relate à Direção da Faculdade ou ao setor de apoio.

 

Veja aqui os materiais da Campanha:

Cartaz 1

Cartaz 2

Cartaz 3 

 

Entrega de comprovantes de atividades complementares

Saiba mais aqui.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.

Período de Apresentação Pública dos TCCs de graduação

  • Período de Apresentação Pública dos Trabalhos. De 19 a 22, 25 a 29 de novembro de 2019, das 14h às 20h, na Faculdade de Comunicação.