Simpósio internacional LAVITS acontece entre 26 e 28 de junho

Publicado em: 11-06-2019

O evento reúne rede latino-americana de pesquisadores, ativistas e artistas para discutir as relações entre tecnologias de vigilância e desigualdades sociais
 
Entre os dias 26 e 28 de junho, a UFBA recebe o VI Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Com o tema “Assimetrias e (In) visibilidades: vigilância, gênero e raça”, o evento discutirá as relações entre tecnologias de vigilância e a reprodução de assimetrias na América Latina, especialmente aquelas relacionadas à discriminação racial, de gênero e socioeconômica. Além das sessões livres e temáticas, fazem parte da programação oficinas e intervenções artísticas.

Entre as atividades a serem realizadas, destaca-se está a vinda da pesquisadora Simone Browne, que fará a conferência de abertura “Na Vigilância da Negritude: Arquivos de Resistência e Rebelião”, na noite de 26 de junho. A socióloga canadense, atualmente professora da Universidade do Texas em Austin, é autora do livro Dark Matters: On the Surveillance of Blackness, no qual insere os estudos afro-americanos no centro dos estudos de vigilância.  

LAVITS
A Rede LAVITS foi fundada em 2009, o mesmo ano em que também foi realizada a primeira edição do simpósio em Curitiba. Conta com membros de 14 instituições de quatro países latino-americanos (Brasil, Argentina, México e Chile) e um europeu (Bélgica). Após ter passado por Argentina, México e Chile, o simpósio retorna ao Brasil em 2019, para Salvador, local considerado apropriado para as discussões sobre assimetrias e (in) visibilidades.

Coorganizam essa edição MediaLab (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (Gig@/FACOM-UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA), Pretas Hacker e Preta Lab. Os interessados em participar como ouvintes do evento podem se inscrever gratuitamente através do site: http://www.lavits.ihac.ufba.br/.


SERVIÇO:
O que: VI Simpósio Internacional LAVITS
Quando: De 26 a 28 de junho
Onde: UFBA (Campus de Ondina)
Programação aqui 
 
Páginas de divulgação:
Facebook:
@lavits.network

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link
 

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite). 

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite. 

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.