Curso livre aborda cinema de Jia Zhanngke

Publicado em: 23-04-2019

Acontece entre os dias 20 e 24 de maio, na Facom, o curso livre O cinema de Jia Zhanngke, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Comunicação. A atividade é uma realização do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (Póscom).

O curso apresentará a obra do cineasta Jia Zhangke para pessoas interessadas em cinema, história contemporânea e direitos humanos, por meio de abordagens analíticas detalhadas de filmes e de trechos de filmes. O objetivo é identificar e discutir suas características estéticas e sentidos políticos.

Contexto

Desde a abertura econômica, a partir do final da década de 1970, a China se tornou uma das principais potências econômicas mundiais e vem intensificando sua participação na globalização. Ao mesmo tempo, o país tem atravessado transformações sociais e culturais significativas, tais como mudanças de comportamento associadas ao processo de urbanização e à adesão crescente a formas de individualismo, no contexto da manutenção de um regime político associado a uma série de violações de direitos humanos (principalmente direitos civis e políticos). O cinema de Jia Zhangke aborda, de forma ao mesmo tempo crítica e sensível, algumas das principais transformações sociais e culturais decorrentes da abertura econômica, articulando formas culturais e estéticas tradicionais e referências modernas e contemporâneas da história do cinema.

Serviço

O quê: curso livre O cinema de Jia Zhangke

Quando: dias 20, 21, 22, 23 e 24 de maio de 2019, sempre das 9h às 12h

Onde: auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Equipe: orientador e professor: Marcelo Ribeiro; Professores: George Diniz Teixeira e Mateus Viana

Mais informações

Facebook: https://www.facebook.com/arqueologiadosensivel/

nstagram: http://instagram.com/arqueologiadosensivel/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/636786693427856/

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019