Curso livre aborda cinema de Jia Zhanngke

Publicado em: 23-04-2019

Acontece entre os dias 20 e 24 de maio, na Facom, o curso livre O cinema de Jia Zhanngke, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade de Comunicação. A atividade é uma realização do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (Póscom).

O curso apresentará a obra do cineasta Jia Zhangke para pessoas interessadas em cinema, história contemporânea e direitos humanos, por meio de abordagens analíticas detalhadas de filmes e de trechos de filmes. O objetivo é identificar e discutir suas características estéticas e sentidos políticos.

Contexto

Desde a abertura econômica, a partir do final da década de 1970, a China se tornou uma das principais potências econômicas mundiais e vem intensificando sua participação na globalização. Ao mesmo tempo, o país tem atravessado transformações sociais e culturais significativas, tais como mudanças de comportamento associadas ao processo de urbanização e à adesão crescente a formas de individualismo, no contexto da manutenção de um regime político associado a uma série de violações de direitos humanos (principalmente direitos civis e políticos). O cinema de Jia Zhangke aborda, de forma ao mesmo tempo crítica e sensível, algumas das principais transformações sociais e culturais decorrentes da abertura econômica, articulando formas culturais e estéticas tradicionais e referências modernas e contemporâneas da história do cinema.

O quê: curso livre O cinema de Jia Zhangke

Quando: dias 20, 21, 22, 23 e 24 de maio de 2019, sempre das 9h às 12h

Onde: auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

Equipe: orientador e professor: Marcelo Ribeiro; Professores: George Diniz Teixeira e Mateus Viana

Facebook: https://www.facebook.com/arqueologiadosensivel/

nstagram: http://instagram.com/arqueologiadosensivel/

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/636786693427856/

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite).

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite.

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.